TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing

Por:   •  3/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

[pic 4]

 Fevereiro/2021

[pic 5]

Elaborado por: Carlos Alberto Rodrigues Nunes

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing 0121 – 1_16


Introdução

O propósito desta atividade é elaborar um Plano de Marketing para a empresa Ambev, uma gigante brasileira dedicada à produção de cervejas, refrigerantes, chás, sucos, energéticos e água.

A empresa possui uma concorrência bem acirrada, em todas as frentes. Por isso, manter um planejamento bem estruturado é fundamental para garantir a prosperidade do negócio.

Para esta atividade foram utilizadas informações contidas no site da companhia e em artigos de sites da internet.

Nesta atividade, a estrutura do Plano de Marketing para a AmBev focará em 4 tópicos:

  • Análise ambiental da Ambev;
  • Pesquisa de mercado e possíveis resultados;
  • Análise competitiva e
  • Proposta de comunicação de marketing.


Desenvolvimento

Análise Ambiental:

A Ambev é uma empresa brasileira de bebidas. Nasceu da fusão das cervejarias Brahma e Antartica no final da década de 90.

Seu portifólio é amplo. São 30 marcas de bebidas, entre cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água. Entre seus principais produtos, os de maior destaque estão as marcas Skol, Brahma, Antarctica (cervejas) e o Guaraná Antarctica (refrigerante).

Atualmente, é a 14° maior empresa do Brasil em receita líquida e possui cerca de 59% do market share de cervejas. Possui capital aberto na B3 e suas ações estão sempre entre as mais recomendadas pelos especialistas.

A Companhia, como os colaboradores mesmo chamam a empresa, possui princípios que se dividem em Sonhos Grandes, Pessoas Excelentes e Cultura Forte. De acordo com o site institucional da empresa, a “Companhia” conta com cerca de 35 mil colaboradores no Brasil.

Segundo matériada InfoMoney, especialistas apontam que 2021 será um ano bem desafiador para a empresa. Entre os fatores que levaram a esta conclusão estão a redução do auxílio emergencial, que ajuda manter o level de vendas e as questões de concorrência.

A empresa possui como missão criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, oferecendo as melhores marcas, produtos e serviços.

Sua visão se resume no slogan o “Nosso Sonho”. É ser a melhor indústria de bebidas do mundo, pela qualidade, força de marca, pelo reconhecimento dos clientes como parceiros e pela alta rentabilidade financeira.

O grande diferencial da Ambev se comparado com as demais concorrentes é a forma apaixonada que seus colaboradores se dedicam ao trabalho e o mecanismo para manter estes seres humanos motivados são as remunerações variáveis que a empresa proporciona.

Análise SWOT:

Forças:

  • Marcas fortes e conhecidas;
  • Diversidade de produtos produzidos;
  • Esquema de distribuição de produtos estruturada nacionalmente e
  • Caixa para investir em melhorias, aquisições e marketing.

Fraquezas:

  • Alta rotatividade de profissionais de base e
  • Controle do CADE sobre sua participação de mercado.

Oportunidades:

  • Aquisição de novos produtos;
  • Aquisição de concorrentes e
  • Possibilidade de localização de produtos da holding ABInBev.

Ameaças:

  • Concorrência alta;
  • Perda de market share;
  • Disputa por preço e
  • Queda nas vendas por conta da pandemia.

Pesquisa de mercado e possíveis resultados:

Alguns analistas associados à CervBrasil – Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, estimam uma queda de 2% no volume de vendas de cerveja no país, no paralelo, para conter os prejuízos, estão precificando um crescimento de 5% no produto.

No paralelo a isto, a Ambev continua investindo em inovação e criando formas de baratear sua distribuição. Em um momento de apoio e fortalecimento de parcerias, a Ambev criou uma venda por aplicativo onde transformaram os comércios de diferentes regiões do país em pontos de distribuição de bebidas para o Zé Delivery. Uma solução criativa para diminuir custos de distribuição, manter controle de preços em cada um dos pontos, transacionar os valores e manter seu market share.

Análise Competitiva:

Dentro do mercado acirrado de bebidas, a Ambev possui 2 fortes concorrentes que vêm crescendo ano após ano – Cervejaria Heineken e Grupo Petrópolis. Além disso, uma outra gigante continua liderando o mercado de refrigerantes, a Coca Cola Femsa.

A Cervejaria Heineken possui um portifólio de com 12 marcas de cerveja que atendem todos os quadrantes de consumidores. Entre os carros chefe estão a Heineken e Amstel. Ambas são marcas fortes e reconhecidas mundialmente. Entre os refrigerantes, seu principal produto é a Itubaína.

O Grupo Petrópolis também possui um portifólio bem completo e democrático. Entre suas 8 marcas de cerveja, o carro chefe é a Itaipava, que ganhou destaque graças aos massivos investimentos em comunicação nos últimos anos. A empresa conta com linha de refrigerantes, água, isotônicos e energéticos. Seu grande diferencial das demais concorrentes fica por conta da linha de hard drinks – Vodka Nordka e uma versão mais leve a Blue Spirit Ice.

A Coca Cola Femsa, mesmo sem ter uma cerveja no seu portifólio, também uma grande concorrente em outras frentes de bebidas. Entre as 16 marcas que são engarrafadas e distribuídas pela empresa estão marcas como Coca Cola, Sprite, Água Crystal, Sucos Del Valle, Chás Leão e o energético Monster. Seu ponto forte está nos seus CDD’s que garantem uma distribuição nacional eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (675.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com