TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing

Por:   •  8/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

OI S.A.

FEVEREIRO/2021

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma: MARKETING 0121-1_2


Introdução

O cenário global atual é extremamente desafiador para todos os setores da ecônomia, porém um está sendo especialmente desafiado, são as Telecomunicações. Com o advento do trabalho remoto amplamente adotado por grandes corporações, as conexões residenciais que antes eram vistas como uteis apenas para entretenimento com uso bastante reduzido, hoje são consideradas itens de primeira necessidade nos lares do Brasil.

Mesmo antes da necessidade decorrente das imposições pela COVID-19 e seus desdobramentos, a OI S.A. já havia identificado esta oportunidade e iniciado o movimento de melhora e ampliação do atendimento banda larga dos clientes residênciais. Esse foi a princial mudança da empresa perante sua recuperação judicial, o total abandono do mercado de telefonia móvel, com venda de ativos e rede com a migração dos investimento quase que exclusivamente em infraestrutura para atendimento capilarizado de conexões residenciais de alto desempenho utilizando a tecnologia FTTH (do inglês, Fiber to the home) que significa fibra até em casa.

Para tanto, este plano de marketing irá auxiliar a empresa em seus novos desafios, apontando novos competidores, assim como suas possiveis fraquezas, ameaças dos pequenos provedores de internet regioanis e as grandes oportunidades que a companhia pode estar diante nesse periodo. Usaremos como base os dados divulgados pela empresa para o mercado e de declarações realizadas pelo presidente da companhia e seus diretores.


Desenvolvimento

Para o desenvolvimento deste plano serão abortados e trabalhados de forma teórica os seguintes temas apresentados abaixo:

  1. Analise Ambiental da empresa utilizando a matriz SWOT
  2. Pesquisa de mercado com prossíveis resultados
  3. Analise competitiva, utilizando as forças de Porter
  4. Estratégia de crescimento
  5. Proposta de comunicação de marketing

  1.  Analise ambiental da OI S.A.
  1. – Historia

Oficialmente fundada em 2002, a OI tem origem da privatização da Telebrás, posteriormente adquirindo a Brasil Telecom e assim incorporando uma das maiores infraestruturas de telecomunicações do pais. Já em 2010, foi iniciada uma série de operações com a Portugal Telecom que em 2013 resultou na formalização da fusão entre as duas companhias. Em 2016, depois de um ano com prejuizo estimado em R$ 5,3bilhões, a empresa entra com pedido de recuperação judicial no qual se encontra até os dias de hoje. 

  1. – Analise de Mercado e competitiva

Com o advento dos serviços de streaming e do numeros de pessoas conectadas em seus dispositivos à internet, criou-se uma exigencia maior das redes de telecomunicações, com mais demanda por banda e qualidade de serviço. Os provedores de internet, também conhecidos como ISPs (do inglês, internet service providers) tiveram que se adaptar a essa nova realidade, e as antigas conexões discadas que ocupavam a linha telefonica estão dando lugar a internet via fibra óptica. Segundo dados da ANATEL (Agenda Nacional de Telecomunicações), o Brasil fechou 2020 com apenas 36 milhões de conexões em banda larga fixa, ou seja, existe um enorme espaço para crescimento.

        Porém toda essa possibilidade de expansão está chamando a atenção de diversas empresas e grandes investimentos foram feitos por parte dos provedores de internet regionais. Tais companhias, que atendem pequenas regiões do pais, estão conseguindo chegar ao cliente final com banda larga fixa em fibra óptica de ótima qualidade. Em alguns casos chegando até nas grandes cidades e capitais, trazendo grande competitividade para o setor, e esse é o principal desafio encontada pela OI

nesses nos ultimos anos. 

                

  1.  – Analise de Consumidor e Oportunidade

Como exposto no item anteior, ainda há uma grande capacidade de crescimento no mercado de banda larga fixa, principalmente longe das grandes cidades, onde as outras grandes operadoras não conseguem alcançar e a OI, devido ao seu histórico de empresa nacional vindos da Brasil Telecom e Telemar, já possui infraestrutura pronta para esse atendimento regionalizado. Exigindo para tal um investimento pequeno, apenas na ultima milha (jargão utilizado para se referir apenas ao acesso do cliente, excluindo as partes de infraestrutura nacional).

        Pensando em um consumidor cada dia mais sedento por banda, casas cada vez mais tecnologicas e conectadas, muitos dispositivos conectados simultaneamente e a industria gamer crescendo de maneira estrondosa entre os jovens, a internet banda larga de qualidade se tornou um item de primeira necessidade na casa brasileira.

        O atendimento desse cliente residencial, principalmente fora das grandes cidades, está sendo o grande foco da OI para o crescimento de suas receitas e sucesso da recuperação judicial. Com perdas recentes de market share uma guinada na estratégia poderá representar o caminho para o crescimento.

  1. – Diagnostico da empresa, analise SWOT

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

  1.  Pesquisa de mercado e possiveis resultados

Vimos nos ultimos anos a derrocada do nome da OI em seus serviços de telefonia móvel com muitos problemas e churn muito alto, porém a internet fixa com produtos como VELOX e OI FIBRA ainda possuem bastante credibiliade no mercado.

Abaixo um gráfico com o market share das grandes operadoras e dos pequenos provedores somados, que no gráfico são chamadas de Competitivas. A OI encontra-se com o menor fatia de mercado entre esses, porém esta perda de mercado não condiz com sua infra estrutura. No gráfico posterior, a empresa, como operadora individual é a que atende mais municipios no pais, são 2.360 municipios contra 1.558 do segundo lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (481.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com