TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Marketing

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Abril / 2020

[pic 4]

Elaborado por: Renato Bernardes Filho

Disciplina: Marketing

Turma: Marketing-0220-0_4


Introdução

Este trabalho tem como objetivo trazer a trajetória, os dados de evolução e o seu grande objetivo em ser a rede numero 1 de fast food no brasil, reflexão e possibilidades da rede Burger King. Desde 2004 no Brasil, começou a atuar e aparecer com força no país, após o grupo 3G capital adquirir as operações em 2011, depois disto dispontou ao ponto de não mais sonhar, mas lutar para chegar a utrapassar sua concorrente não só no país, mas também no mundo.

Apesar de dividir a concorrencia no mundo com a rede Mc donalds, é no Brasil que o Burger King enxerga grande potêncial em comparação a outros lugares do mundo, hoje a refeição fora estimas-se que atinja 30% dos lares, enquanto nos Estados Unidos chega a 70%. Hoje em dia a comodidade de pedir comida, parcerias com aplicativos de entrega como ifood, uber eats e rappi facilita ainda mais o acesso aos produtos.

Burger King mostra nos ultimos anos como é possivel com plano de marketing e ousadia ameaçar uma concorrente tão consolidada como Mc Donalds, e mais que isso, conquistar, dividir e por que não “roubar” alguns de seus clientes.


Desenvolvimento

O desafio que foi literalmente comprado pelos investidores em apostar no Burger King é de fato admiravél, ter a ambição de concorrer com a maior rede de fast food do mundo, tarefa essa que poucos apostariam que poderia dar certo e que pudesse ver uma luz no fim do túnel de realizar seu grande objetivo hoje, após se estabelcer, que é ser a número 1.

Apos alguns anos de muito investimento, aumento cada vez mais seu numero de lojas, percebeu que para atingir o objetivo de ser a numero 1, o caminho é expandir cada vez mais, captar investidores, franqueados e assim ampliar seu faturamento. E os numeros vem de encontro com o que deseja Burger King, hoje estima-se que 10% dos restaurantes do Brasil são operados por redes, contra 60% no EUA, um numero muito relevante para ainda ser explorado, vendo esta oportunidade recentemente Burger King Brasil fechou acordo com o Popeyes pelo direito exclusivo de desenvolver e operar a marca de frango frito no Brasil. A BK Brasil planeja abrir 300 restaurantes Popeyes na próxima década, assim elevando ainda mais seus faturamentos e investimentos para atingir seu objetivo.

Para seguir crescendo não somente o dinheiro vai possibilitar isto, obviamente que os fatores relacionados ao planejmaneto e operação que tornará possível, produto, preço, praça e promoção, os 4 Ps do marketing já ditam o que é necessário concentrar os esforços, fatores internos e externos, analisando o ambiente da empresa no mercado. E nesta proposta Burger King tem feito um excelente trabalho, ou então não teria todo esse crescimento nos últimos anos, começando a analise pelo produto, o sabor não é idêntico ao do concorrente, tem seu sabor original e tem grande variedade de produtos, entre eles o hamburger vegano. Recentemente trouxe um dos seus mais famosos hamburgeres em decomposição, com um vídeo que mostra a decomposição por 34 dias, com os dizeres: “Comida de verdade fica feia com o tempo”, “O mais feio é um sanduíche que fica igual depois de 30 dias. Então, lançaremos, ainda em 2020, um Whopper™ livre de conservantes, aditivos e corantes artificiais”.  E com imagens como a seguir:

[pic 5]

Então percebemos como o Burger King, com essa propaganda demonstra preocupação com a saúde de seus clientes e ainda eleva os conceitos da sua própria imagem utilizando do seu próprio produto, indagando o seu concorrente querendo demostrar o seu diferencial.

Em sua praça vem utilizando os meios igualitários dos demais concorrentes, dando destaque na movimentação dos aplicativos de entrega de comida, hoje em dia cada vez mais essa comodidade tem ganho espaço para elevar as vendas.

Preço e promoção andam juntos, o Burger King tem demostrado um poder de criatividade em suas promoções, em um dos seus twitts, ironizou seu maior concorrente, demonstrando que após colocar uma nova promoção, seu concorrente se obrigou a realizar pelo mesmo preço produtos equivalentes aos seus.

[pic 6]

 Hoje encontramos a promoção de abastecer novamente o refrigente no Mc donalds, pois Burger King inovou ao trazer a opção de comprar o refil de refrigerante e beber a vontade quantas vezes quiser. As promoções de 2 hamburgeres por R$ 15,00, entre outras benecifiando o cliente, pois nesta disputa de quem oferece mais por menos quem ganha é o consumidor, e Burger King obrigou o número 1 do mercado a rever e dar mais opções acessíveis, pois agora ela não está tão a frente de todos.

O ambiente interno do Burger king tem chaves para este sucesso, as pessoas, todas as pessoas começando do grupo de empreendedores que compõem a administração e operação da rede, é notável a visão de que a tecologia aplicada trará resultados e expansão. Conforme trecho citado pelo CEO Iuri Miranda:

“O plano de ações começou a trazer resultados. O tempo melhorou em mais de 50%. Mas ainda tínhamos espaço para fazer melhor”. “Um dia, numa viagem para os Estados Unidos, aluguei um carro e fui conhecer um restaurante que era um benchmark em velocidade do Drive Thru. Logo na entrada, tinha um anúncio: sanduíche de peixe com fritas e soda. Como eles fariam para entregar em menos de 3 minutos um lanche assim? Parei no primeiro totem e paguei com cartão de crédito. Quando o carro estacionou na segunda entrada, a sacolinha já estava pronta me esperando”. “É por isso que te pergunto: qual é o tamanho do sonho”? “Melhorar 50% o tempo de atendimento parecia uma vitória, chegar no padrão mundial já seria um sonho. Mas em algum lugar do mundo, eu consigo comprar um sanduíche em menos de 1 minuto e meio. Essa informação muda as regras do jogo. Significa que ainda temos muito pela frente. E que o sonho pode ser muito maior”. “Sei que nossa interação com o cliente, a eficiência operacional dos restaurantes e a experiência de marca serão completamente transformadas pelas novas tecnologias. Por isso, sonhamos grande de um lado imaginando novos futuros possíveis e, por outro, fortalecemos o sistema de gestão que vai nos levar a extrair o melhor do que a tecnologia puder oferecer”. Miranda, Iuri. Como o Burger King usa tecnologia, gestão e disciplina para gerar um crescimento consistente. endeavor.org.br, publicado em: 25 de junho, 2018 | atualizado em: 07 de janeiro, 2019. Disponível em: https://endeavor.org.br/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (445 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com