TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cromatografia

Por:   •  4/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: a fase estacionária e a fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido disposto sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel. Que pode ser gasosa, líquida ou um fluído supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura. (HARRIS, 2005)

A técnica foi descoberta pelo botânico italiano Mikahail Tswettn em 1906. Tswett separou pigmentos de plantas (clorofilas) adicionando um extrato de folhas verdes em éter de petróleo sobre uma coluna com carbonato de cálcio em pó em tubo de vidro vertical. Enquanto a solução percolou através da coluna os componentes individuais da mistura migraram para baixo em taxas de diferentes de velocidades e então a coluna apresentou-se marcada com gradientes horizontais de cores. A esse gradiente deu-se o nome de cromatograma. (STROBEL, 1973)

[pic 1]

 Figura 01: Processo de cromatografia

Como alternativa da técnica em coluna, pode-se realizar a cromatografia em uma folha de papel ou tira de papel absorvente. Para várias finalidades, deve-se preferir papel de filtro celulose. A cromatografia em papel de filtro é quase sempre uma partição, um exemplo de cromatografia líquido-líquido. (HARRIS, 2002)

A cromatografia em papel é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, porém é a que apresenta as maiores restrições para a sua utilização em termos analíticos. Nesse tipo de cromatografia a amostra flui por uma tira de papel absorvente disposto verticalmente. O papel é composto por moléculas de celulose que possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica, atuando como suporte inerte contendo a fase estacionária aquosa (polar). À medida que o solvente contendo o soluto flui através do papel, uma partição deste composto ocorre entre a fase orgânica (pouco polar) e a fase estacionária aquosa. Desta forma, parte do soluto deixa o papel e entra na fase móvel.

[pic 2]

Figura 02: Cromatografia de papel

Quando a fase móvel alcança uma seção de papel que contém soluto, o fenômeno de partição ocorre novamente, só que agora o soluto é transferido da fase móvel para a fase estacionária. Com o fluxo contínuo de solvente, efeito desta partição entra as fases móvel e estacionária possibilita a transferência do soluto do seu ponto de aplicação no sentido do fluxo solvente. (STROBEL, 1973)

A cromatografia tem numerosas aplicações em área biológicas e químicas. É amplamente utilizada em pesquisa bioquímica para a separação e identificação de compostos químicos de origem biológica. Na indústria do petróleo a técnica é empregada para analisar misturas complexas de hidrocarbonetos.

2. OBJETIVO

Obtenção de frações de petróleo através da cromatografia em coluna de sílica e distribuição de compostos em cromatografia de papel.

3. MATERIAIS E METODOS

3.1 Cromatografia em coluna de sílica

3.1.1 MATERIAIS

- 4 béqueres

- Suporte

- Coluna de separação

- Pipeta de Pasteur

- Tubo de ensaio

Reagentes

- hexano, hexano/diclorometano (3:2), diclorometano, metanol e petróleo.

3.1.2 PROCEDIMENTO

- Fixou-se a coluna de separação contendo a fase estacionária no suporte universal e acomodou-se um béquer embaixo da saída

- Foram separados 4 béqueres contendo 5mL dos solventes (fase móvel).

- Com uma pipeta de Pasteur foi adicionado um volume de hexano no topo da coluna para molhar a fase estacionária até que gotejamento começou

- Verificou-se se o nível de hexano estava um pouco acima da fase móvel e adicionou-se 03 gotas de petróleo no topo da coluna

- Foi colocado um tubo de ensaio embaixo da coluna e adicionado mais 2 mL de hexano e assim foi recolhido a 1ª fração de petróleo

- Colocou-se outro tudo na saída da coluna e foram adicionados mais 2 mL de hexano e assim foi recolhido a 2ª fração de petróleo, repetindo esse procedimento por mais 2 vezes até a 4ª fração de petróleo ser recolhida

3.2 CROMATOGRAFIA DE PAPEL

3.2.1 MATERIAS

- Papel filtro

- Tesoura

- Adesivos

- 4 Béqueres

- Bastão de vidro

- Marcador

Reagentes

 - hexano, hexano/diclorometano(3:2), diclorometano, metanol e petróleo.

3.2.2 PROCEDIMENTO

- Foram cortados 4 retângulos de papel filtro de modo que foram colocados nos béqueres sem encostar nas paredes. Foi feito um traço de marcação de 1cm de distância da borda inferior do papel, este traço marca a aplicação da amostra, de modo que este não encoste no solvente. O solvente subirá pelo papel por capilaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (285.1 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com