TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Culpabilidade do Processo

Por:   •  8/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

A análise da capacidade avalia a uniformidade do processo, comparando a variabilidade do processo com as especificações do produto. É uma ferramenta importante do processo DMAIC para eliminar a variabilidade, especialmente no passo da análise, mas também pode ser útil no passo seguinte (melhoria).

A caracterização de um produto ocorre quando estão disponíveis algumas unidades do produto, obtidas a partir do fornecedor, mas o analista não observa diretamente o processo de produção e não conhece a forma como o produto é feito. O verdadeiro estudo da capacidade inclui a observação direta do processo, o conhecimento das etapas da produção e o controlo direto da recolha de dados.

Neste tipo de análise é frequentemente usado o Six-Sigma em que os limites de tolerância do processo, superior e inferior, correspondem, respetivamente, a

Limite Inferior= média - 3,[pic 1]

Limite superior=média + 3.[pic 2]

[pic 3]

Fonte: Montgomery pagina 346 (2009)

O cálculo do índice da capacidade do processo, Cp, corresponde ao nível de compatibilidade existente entre o processo e as especificações, e é dado pela diferença dos limites superior e inferior das especificações a dividir pela variação do processo (6σ), sendo que σ corresponde ao desvio padrão,

Cp= .[pic 4]

Este índice indica a capacidade que o processo tem para produzir peças em que apenas 0.27% das peças se encontrarão fora do limite de tolerância do processo.

A capacidade do processo é usada para prever a resposta do processo às restrições, assistir designer de produtos a modificar o processo, ajudar no processo de monitorização e controlo, identificar equipamento antiquando e renovar equipamento para uma melhor performance, definir um melhor planeamento das fases do processo e, por ultimo, reduzir a variabilidade que deve ser o primeiro e principal foco.

A percentagem da banda de especificação usada pelo processo corresponde a,

.[pic 5]

Se o processo não tiver limites superior ou inferior de especificações, o índice da capacidade é dado por,

Cps=  quando existe apenas limite superior,[pic 6]

Cpi=  quando existe apenas limite inferior.[pic 7]

Capabilidade

A analise da capacidade não considera a posição da média relativamente às especificações, isto é, indica se são produzidas peças dentro do limite de tolerância pré-estabelecidos. Esta apenas considera o desvio das especificações, não ajustando a media ao processo. É necessário um parâmetro que centre o processo em torno da média,

Cpk=min (Cps, Cpi).

A partir desta fórmula podem ser retiradas algumas conclusões. Se Cp=Cpk então o processo é centrado na média. Se o valor de Cpk for inferior ao de Cp o processo encontra-se descentrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (833.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com