TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de Custos Voltados a Qualidade

Por:   •  8/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.728 Palavras (27 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 27

EPS 7018 – Análise Gerencial de Custos – Prof. Antonio Cezar Bornia

CUSTOS DA QUALIDADE

Grupo T06212 G

Eduardo Boing Kuhnen - 18206225

Gabriela Bilibio de Souza - 17204511

Pedro Augusto Bruggemann - 17205474

Thaís Desirée de Oliveira Almeida – 17105523

1 Introdução

O aumento da complexidade tecnológica e industrial e da competitividade em participar do mercado com tendências globalizadas, é exigido das organizações uma maior quantidade de informações para gerir as suas operações e tomar decisões em níveis estratégico e operacional, concentrando esforços no sentido de promover o sua sobrevivência, crescimento e manutenção no mercado e entre outros fatores externos associados aos núcleos de transformação dessas organizações.

Um outro ponto é que atender às necessidades dos consumidore hoje em dia, não é por si só, suficiente para o crescimento da organização, sabendo que estes estão mais esclarecidos e conscientes do seu poder de escolha, que passam a exigir mais qualidade em detrimento da satisfação de seus anseios pela aquisição de um produto e/ou serviço de boa qualidade.

Por algum tempo, recentemente, o conceito de custos associados à qualidade limitava-se àqueles processos, por exemplo, do departamento de inspeção e de testes que, embora existentes, estavam espalhados por diversas contas entre os relatórios contábeis, impossibilitando identificações objetivas.

As organizações atualmente necessitam de informações sobre custos que identifiquem como e onde eles ocorrem, ou seja, suas causas e efeitos, possível com uma gestão estratégica que persegue a redução destes últimos (entre os quais os custos da qualidade). Levando em consideração que, com o avanço tecnológico e industrial, os sistemas tradicionais de custeio podem ser inadequados às situações atuais.

Em determinados setores da cadeia produtiva, diversas organizações adotam novos conceitos e princípios para que possam melhorar de forma contínua seus processos produtivos, para aumentar sua competitividade e lucratividade. Para auxiliar nessa constante busca pela melhoria contínua, um dos principais conceitos abordados nas empresas é a redução de custos. Esta, por sua vez, possui um papel fundamental, pois:

[...] conforme explica Atikinson et. al. (2001, apud PINTO, 2011, p. 3) “a redução de custos envolve muito mais que simplesmente encontrar formas de corte dos custos do produto. O esforço principal da redução de custos é diminuir os custos enquanto se mantém ou melhora a qualidade do produto”.

Isto posto, busca-se nas organizações de alto desempenho, “a redução de custos de seus produtos, através da eliminação de desperdícios, isto é, dos custos que não adicionem valor ao produto, sob a perspectiva do consumidor.” (GIUNTINI, 2002, p. 2).

De acordo com Feigenbaum (1994 apud PINTO, 2011, p. 5) a empresa que investe em qualidade reduz os seus custos, além de criar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, que evidencia assim a forte correlação entre custos e qualidade, para que possamos abordar o conceito principal deste estudo: o custo da qualidade.

Segundo Juran (1992, apud GIUNTINI, 2002, p. 9) a qualidade são aqueles custos que não deveriam existir se o produto saísse perfeito da primeira vez. Juran associa custos da qualidade com as falhas na produção que levam ao retrabalho, ao desperdício e a perda de produtividade.

O presente trabalho foi solicitado como avaliação parcial da disciplina Análise Gerencial de Custos (EPS7018) no segundo semestre 2021 do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do professor Antonio Cezar Bornia, tendo como objetivo apresentar os principais conceitos, definições e classificações relacionados ao custos da qualidade, fundamentado por uma pesquisa bibliográfica. Assim, para alcançar este objetivo, o trabalho está organizado em outras cinco seções além desta primeira que é a introdução: a segunda parte se diz respeito à metodologia desta pesquisa; a terceira discute-se sobre as principais conceitos e definições de custos da qualidade; para posteriormente, na quarta seção, trazer a importância da implementação e mensuração dos custos da qualidade; trazendo na quinta seção, propostas e modelos de como implementar a mensuração; para finalmente chegarmos na sexta e última seção, que aborda em caráter bibliométrico aplicações e estudos de caso. Ao término das sessões, finalize-se o trabalho com uma breve conclusão que destaca alguns pontos relevantes deste estudo.

2 Metodologia        

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica de publicações disponíveis na internet, como artigos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso entre outros. A pesquisa foi realizada através de mecanismos de busca e em bases de dados de trabalhos acadêmicos com maior nível de credibilidade. Para prestigiar os trabalhos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisamos no Portal de Periódicos e no Repositório Institucional da UFSC, assim como na Bases de Dados e na Busca Integrada da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC), todos disponíveis através do portal da BU/UFSC. Também pesquisamos no que acreditamos que pode ser referência para publicações que envolvem o tema de custos da qualidade, nos anais eletrônicos do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) disponíveis através do portal da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), onde encontramos 20 publicações de 1996 à 2020; e anais do Congresso Brasileiro de Custos, onde encontramos mais de 80 publicações de 1994 à 2020 (ambas pesquisas foram realizadas no mecanismo de busca com as palavras chaves ‘quality costs’, ‘custos da qualidade’ ou ‘custos de qualidade’). Sobre os anais do Congresso Brasileiro de Custos, havia uma categoria específica de submissão de trabalhos chamada ‘Custos da Qualidade’ entre o 5º congresso (1998) até o 18º (2011), evidenciando um período de alta de publicações.

No Google Acadêmico, pela sua abrangência de busca on-line, somaram-se 1925 trabalhos encontrados com um pesquisa avançada no mecanismo de busca com as frases exatas onde ‘custos da qualidade’, ‘custos de qualidade’, ‘quality costs’, ‘costs of quality’ ou ‘custeio da qualidade’ ocorrem no título do trabalho, sendo a maioria na língua inglesa.

No Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), escolhido por ser órgão responsável pela educação em nível federal, em uma busca avançada de assunto que no título está exato ‘custos da qualidade’, ‘quality costs’ ou ‘costs of quality’ resultou na soma de 204 publicações. Na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em uma busca avançada com correspondência no título de todos os termos ‘custos da qualidade’, resultaram em 90 publicações, sendo a UFSC a instituição com mais trabalhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (707.8 Kb)   docx (627.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com