TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DA QUALIDADE

Por:   •  25/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP

DISCIPLINA: CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 5NA

BRUNA FERNANDA SILVA COSTA

THALITA CRISTINY MOREIRA LEITE

CUSTOS DA QUALIDADE

MOSSORÓ/RN

2015

  1. – RELATÓRIO

Existem custos para manter a qualidade de um produto e/ou serviço porém o custo da não qualidade é bem maior, o foco não está no quanto custa para aplicar a qualidade está em quanto custa para não aplicar. Os custos da não qualidade são aqueles associados a produção de material não conforme, formado por falhas internas e externas.

São aqueles custos que não existiriam se o produto fabricado fosse perfeito na primeira vez, e estão associados com as falhas na produção que levam a retrabalhos, desperdícios e perda de produtividade. (JURAN – 1991)

Custo da qualidade pode ser definido, em poucas palavras, como o custo incorrido por causa da existência, ou da possibilidade de existência de uma baixa qualidade desse ponto de vista, o custo da qualidade é o custo de se fazer as coisas de modo errado, é o dinheiro despendido para se obter a qualidade referida.

Os custos da qualidade são classificados em duas principais categorias: Custos de controle e custos de falhas dos controles, essas categorias são divididas em sub categorias.

Custos de controles:

  • Prevenção: São os custos com recursos humanos que previnem as falhas, onde são vistos com antecedência as necessidades da qualidade. Em outras palavras, que tem por objetivo permitir que tudo saia bem na primeira vez.
  • Avaliação: São os custos com recursos humanos e matérias relacionados, que estão envolvidos na identificação de problemas no produto antes de chegar ao consumidor final.

Custos das falhas dos controles:

  • Falhas internas: São os custos ocorridos devidos a algum erro do processo produtivo, seja por falha humana ou mecânica, resultando em incapacidade do produto de satisfazer as exigências da qualidade antes de seu fornecimento.
  • Falhas externas: São os associados com atividades decorrentes de falhas fora do ambiente fabril, resultando incapacidade do produto em satisfazer as exigências após o seu fornecimento.

É importante ressaltar que os custos de controles são custos inevitáveis, que se forem aplicados de formas adequadas é possível evitar falhas, evitando assim os custos das falhas de controles que também são conhecidos como custos evitáveis, uma vez que os custos inevitáveis não existem também não existirá custo da não qualidade.


REFERÊNCIA

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfOKwAE/custos-qualidade 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (174.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com