TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia do Produto

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

Finanças I

Beatriz Felippe Pereira 201310755

Leticia Carbinatti 201310832

João Eduardo Dalmolin 201310

Campinas, 06 de novembro de 2017.

REDE CASA DA VEDAÇÃO

Av. Eng. Antônio de Paula Souza, 4025 Campinas SP

Responsáveis: Leticia Carbinatti, Beatriz Pereira e João Dalmolin

Tel (19) 32763500

.

Campinas, 06 de novembro de 2017

SUMÁRIO

DESCRICÃO DO NEGÓCIO 2

LOCALIZACÃO E INFRAESTRUTURA 2

EQUIPE NECESSÁRIA 3

PRODUTOS E SUBPRODUTOS/ SERVICOS 3

MERCADO E COMPETIDORES 4

MARKETING E VENDAS 6

DESCRICÃO DO NEGÓCIO

A empresa RCV será uma empresa de produtos técnicos para a construção civil e seu principal produto será a caixa d’água timer. O foco desse empreendimento é abordar o nicho de mercado de desenvolvimento de uma caixa d’água que viabiliza eliminar a necessidade de manutenção/limpeza periódica feita por terceiros.

A idéia desse negócio surgiu a partir da possível oportunidade vista sob a alavancagem que o ramo da construção civil sofreu no começo do ano de 2017. Além disso, foi observada uma necessidade decorrente do dia a dia das pessoas, de realizar limpeza na caixa d’água, e todo o trabalho envolvido. Através de pesquisas de mercado foi verificado interesse dos possíveis consumidores em eliminar essa necessidade, que qualquer ser humano possui sendo proprietário de um local.

Para o funcionamento do negócio será comprado alguns maquinários necessários para a produção, a compra de caminhões para transportar para a loja e a contratação de funcionários experientes na área, para que haja a condução correta das atividades da produção e da empresa.

Toda a necessidade de investimento em bens de capital e operações são cobertas pela necessidade de investimento a ser captada de R$ 474.826,70.

O projeto gera um retorno interno de 35%, no melhor cenário estimado, para um período de operações de cinco anos. A base de cálculo do projeto foi uma taxa de aceite de u% e preço de venda baseadas no que se conhece do mercado de construção civil. O payback é de 17 meses.

LOCALIZACÃO E INFRAESTRUTURA

Como a RCV já existe no mercado há 23 anos e tem bastante experiência com o ramo de construção civil foi visto a viabilidade de comercializar a caixa d’água timer em suas lojas, uma vez que, a rede possui lojas em todo o Brasil sendo mais vantajoso para o sucesso das vendas e atingir diversas pessoas.

A partir disso, foi necessário pensar em alguns pontos para a escolha do local a ser comprado o barracão para a produção. O funcionamento ideal do negócio exige que, primeiramente, o barracão precisa ser o mais próximo possível de uma rodovia, ou senão, ser situado em uma rodovia, por questões logísticas (recebimento de matéria prima e componentes e transporte dos produtos para as lojas comerciais). Foi decidida a cidade de Mogi Guacu, devida uma oferta de baixo custo e próximo a Campinas (empresa matriz: centro de distribuição dos materiais para todo o Brasil).

Além disso, o barracão não pode ser situado próximo de rios ou lagos devido a produtos químicos em sua produção.

EQUIPE NECESSÁRIA

Leticia Carbinatti, Beatriz Felippe e João Eduardo Dalmolin são empreendedores conhecidos na região de Campinas – SP, em seu portfólio têm participação na empresa Impernell, que fornece serviços no ramo civil, a Rede Casa da Vedação, que comercializa produtos de construção civil e passagem na DNEO que produzia tintas e impermeabilizantes, mas que fechou há quatro anos.

Esses empreendedores estão acostumados a contratar as pessoas certas para seus negócios, isso é evidenciado pelo faturamento em 2016 da empresa Casa da Vedação (uma loja) de aproximadamente R$4.800.000,00.

A equipe será composta por 10 pessoas:

Diretor geral, Gerente da linha de rotomoldagem (recipiente), Gerente da linha do Vacummforming (tampa), dois técnicos em maquinários (operação da máquina de rotomoldagem e vacuummforrming) e cinco operadores gerais. Esses vão ser contratados com base em experiência previa nas áreas de gerencia e conhecimento das tarefas a serem desempenhadas.

Os empreendedores irão gerir o negócio com base nas informações passadas pelo Diretor Geral a ser contratado e o Diretor Geral só tomara as decisões semanais com base em consultas com os empreendedores.

PRODUTOS E SUBPRODUTOS/ SERVICOS

O produto apresentado pelo grupo consiste em uma caixa d’água com válvula solenóide timer, que é programada, de acordo com as exigências do cliente, para eliminar os resíduos acumulados dentro do recipiente, pois uma vez com água suja ou quebradas, podem criar microorganismos nocivos a saúde e acabar com a qualidade da água que vem da rua tratada.

A empresa ficará encarregada de realizar um projeto (estudar sua resistência mecânica, teste elétrico da válvula solenóide, medidas e tolerâncias). Além disso, serão apresentados os custos da caixa d’água, das instruções de montagem e uso e qualquer outra tecnologia requisitada pelo contratante.

A instalação da caixa d’água é algo fundamental. Deve estar sempre no local mais adequado e com todos os acessórios necessários, para que funcione conforme o desejado e, desta forma, imprevistos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com