TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia do Produto

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.434 Palavras (26 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 26

1. Pré-Desenvolvimento

1.1. Planejamento Estratégico de Produtos

1.1.1. Criação do Plano Estratégico de Negócio (PEN)        

        A primeira atividade que será feita na etapa de pré-desenvolvimento serão reuniões para discutir o plano estratégico do negócio (PEN). Após a criação do PEN, estão previstas reuniões semestrais para a revisão deste, visto que fatores como presença de concorrentes, mudança de perfis dos consumidores e alterações no cenário tecnológico podem influenciar no modelo de negócio. Nas reuniões em que a criação do planejamento estratégico do negócio será discutida, serão seguidas as seguintes etapas:

  • Definição de Visão e Missão do Negócio;
  • Análise do ambiente externo/internos (SWOT);
  • Definição de metas e objetivos;
  • Formação de estratégia de negócio;

        

        As atividades começarão em fevereiro do ano de 2021, onde haverá quatro reuniões com duração prevista de duas horas cada, e o resultado das reuniões será um documento com as principais informações do plano estratégico de negócio, que darão rumo ao planejamento estratégico de produto e planejamento do produto.

1.1.2. Definição do escopo da revisão do PEN

        Após as reuniões de definição do planejamento estratégico de negócio, têm-se:

Missão: Desenvolver, fabricar e comercializar equipamentos tecnológicos para automação de processos residenciais, industriais e automobilístico com alto padrão de design, tecnologia e qualidade para todo o território Nacional.

        Visão: Ser uma das maiores empresas do Brasil na fabricação de produtos eletrônicos, e ser reconhecida pelas relações que estabelece com seus colaboradores, fornecedores e clientes, também pela qualidade de seus equipamentos e alta tecnologia utilizada.

        Nesta etapa, o escopo da revisão do PEN precisa ser definido, ou seja, o que será discutido, as ferramentas e cronograma que serão empregados na revisão do PEN precisa estar claro. Neste caso o escopo é o seguinte:

  • Reuniões: para a revisão do escopo do PEN, serão realizadas várias reuniões com diferentes níveis hierárquicos da empresa. Uma com sócios, outra com a assessoria, para caso necessário, auxiliar a alinhar os pontos da revisão e, por fim, uma com os colaboradores e parceiros para a discussão dos pontos da revisão;
  • Avaliação das metas alcançadas;
  • Avaliação de métricas de desempenho: utilização de ferramentas para auxiliar na análise dos resultados financeiros, relação com clientes, processos internos, produção, conhecimentos/habilidades dos empregados envolvidos com PID.

1.1.3 Planejamento das atividades para a revisão do PEN

        Definido o escopo da revisão do PEN, pode-se iniciar o planejamento das atividades que serão feitas para revisar o PEN. As atividades para a revisão são sumarizadas na seguinte tabela:

Quadro 1 Atividades de revisão do PEN

Atividades – Revisão do PEN

Atividade

Descrição

Ferramentas

Início

Termino

Duração

Reunião 1

Revisão do PEN

Workshop

01/02/2021

01/02/2021

2 Horas

Reunião 2

Revisão do PEN

Workshop

02/02/2021

02/02/2021

2 Horas

Reunião 3

Revisão do PEN

Workshop

03/02/2021

03/02/2021

2 Horas

Reunião 4

Revisão do PEN

Workshop

04/02/2021

04/02/2021

2 Horas

        As datas de início e término são referentes à primeira reunião para a revisão do PEN.  É importante ressaltar que as reuniões para revisão do PEN acontecerão semestralmente. As reuniões se darão através de workshops, que são encontros onde diversos membros da empresa apresentam estudos relativo à cada área e promovem a discussão destes, para que todos possam ter um norte para as tomadas de decisões.

1.1.4. Informação sobre tecnologia e mercado

        Na etapa de consolidação será analisado informações e tecnologias disponíveis no mercado para melhor avaliarmos o tipo de tecnologia proposta pelo projeto. Assim utilizando de visitas técnicas às feiras de tecnologia de ponta, assim como feiras relacionadas à área de interesse do produto a ser inserido pela empresa.  Desta forma serão analisadas as tecnologias mais recentes e as maiores empresas do ramo de automação residencial e industrial. Neste contexto podemos listar algumas das tecnologias mais utilizadas e mais requisitadas no ramo de controle inteligente.

        Sensores de temperatura de alta precisão: Os sensores de temperaturas são amplamente utilizados como módulos de sistemas inteligentes, fazendo as medições necessárias para que o sistema de controle consiga os valores de temperatura com alta precisão e tenha o seu desempenho aumentado devido a qualidade do sensor.

        Assistentes virtuais vem ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas da tecnologia, um grande avanço tecnológico acontece com a integração das assistentes virtuais com as novas tecnologias de automação residencial existentes, impactando positivamente na vida de seus usuários. Um dos exemplos é na utilização de comandos de voz para ativação de lâmpadas, players de música, fazer chamadas, guias auditivos, lembretes e isto tem um grande impacto quando se pensa em pessoas com algum tipo de deficiência. Este avanço tecnológico auxilia pessoas deficientes com o benefício psicológico de poder ser capaz de ser independente conforma as tecnologias avancem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (810.4 Kb)   docx (546.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com