TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Capital Humano

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Capital Humano AVA-2

Situação Problema

 Roberto Cerqueira é um engenheiro que ingressou na Beta Indústria S.A. logo após sua formatura. Dedicou-se a empresa e agora está sendo promovida a gerente do Departamento dos Novos Produtos. Roberto está feliz da vida, mas preocupado. Em toda a sua carreira sempre trabalhou com coisas concretas: novos produtos, matérias, matéria prima, etc. nunca lidou com pessoas. Agora se tornou responsável por uma equipe de 30 funcionários, entre engenheiros, projetistas, técnicos e desenhistas. Sua maneira logica, matemática e quantitativa precisa ser substituída por uma maneira psicológica e humana para ser bem sucedido na nova posição. Roberto não tem a menor noção de como conduzir sua equipe. Percebeu que muitos profissionais quando bem sucedidos em suas carreiras, tendem a ser promovidos como gerentes em suas empresas e deixam de lado as suas especialidades para assumir a gestão de equipes. 

Fonte: Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

 De acordo com o cenário apresentado, qual o grande desafio que Roberto tem pela frente para que a empresa possa otimizar os seus resultados?

Procedimentos para elaboração do TD

Segue abaixo algumas instruções para auxiliar na elaboração do Trabalho:

1. Enumere os principais objetivos da gestão de pessoas

2. Relacione os processos da gestão de pessoas que devem ser adotados por Roberto.

3. Identifique as politicas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas.

4. Escolha um dos processos da gestão de pessoas e contextualize com referências bibliográficas.

O grande desafio de Roberto ao aceitar o cargo de gerente do Departamento dos Novos Produtos será deixar de trabalhar com coisas concretas e passar a gerenciar pessoas.  Para isso, o mesmo deverá adotar novas competências no que diz á respeito da gestão de pessoas.

Gerenciar pessoas é muito mais complexo do que trabalhar diretamente com produtos. Para isso, é necessário saber se relacionar e ouvir seus colaboradores, organizar um levantamento sobre todas as etapas de trabalho da empresa, perceber que para o crescimento da empresa é necessário também de investimento para o aperfeiçoamento e a capacitação dos colaboradores e não só dos produtos. Esse processo de gerenciamento têm sido responsável por impulsionar as empresas no mercado atual, já que a equipe é vista como parceiros da firma e não meros empregados.

Dentre os principais objetivos para Roberto nessa nova experiência, este deve se concentrar em:

  1. Analisar as competências de cada membro de sua equipe e assim, encaminhar os mesmos para a área que possua experiências significativas;
  2. Criar um ambiente positivo;
  3. Estabelecer metas e oferecer benefícios quando as mesmas forem atingidas, o que mostraria que a empresa reconhece os esforços de seus colaboradores a fim de incentivas e reter o capital humano da instituição;
  4. Oferecer cursos de aperfeiçoamento e capacitação para sua equipe;
  5. Organizar reuniões mensais para repassar o feedback para os funcionários da instituição com a finalidade de mostrar o crescimento da empresa através do trabalho dos colaboradores, mostrando-os para que em conjunto possam elevar a empresa em um mercado casa vez mais competitivo.

Em relação às fases e processos que consistem as funções da gestão, Roberto deve executar as seguintes (como já foram citadas anteriormente):

  1. Processo de aplicar pessoas

O gestor deve expor para sua equipe quais são os propósitos dos cargos, apresentação das funções, direcionamento de cargos e avaliação do desempenho.

  1. Processo de recompensar pessoas

Neste processo é considerada a satisfação das necessidades dos funcionários que compõem a instituição. Além das necessidades básicas, como remuneração, transportes, estudo e alimentação, mas como motivações, realização pessoal e profissional, colaboração, autonomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com