TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Estoque (Resenha)

Por:   •  4/11/2020  •  Dissertação  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho da disciplina de PCP 1: Gestão de Estoque (Resenha)

Eduardo Mazarin Bernardi 12022619

Opção Escolhida: 1: O que é gestão de estoque e qual é sua importância para as empresas?

Link: https://www.managementstudyguide.com/inventory-management.htm

        Gestão de estoque é uma atividade importante que determina a saúde da cadeia de suplementos como também os impactos de uma saúde financeira no balanço final. Qualquer organização produtiva, negociando um serviço ou produto vai necessariamente em um determinado ponto criar estoque de diferentes fornecedores para suprir um consumo futuro.

        Enquanto o estoque é um mal necessário para qualquer negócio, é importante salientar os motivos que levam as empresas a tê-lo, as razões incluem propósitos especulativos, funcionais, necessidades variadas. Inventário pode ser classificado de acordo com suas funções principais: 1) Entrada: Material bruto, materiais de embalagem e consumíveis para processamento. 2)WIP - produtos semifinalizados, sucata e defeituosos.3) Saída- produtos bons acabados, retorno de vendas, estoque reparado, etc.

        A exemplo da Dell, empresas multinacionais têm tentado driblar a necessidade de estoque terceirizando processo. Funciona de maneira que o laptop passa a ser montado de acordo com as necessidades pedidas diretamente pelos clientes. Desta maneira, a Dell reduz sua cadeia de suprimentos vinculada ao mesmo tempo em que reduz consideravelmente seus custos de logística e gerenciamento de estoque.

        Entretanto essa lógica não pode ser aplicada a todos os setores. Para atender às demandas cíclicas sazonais, é preciso haver um estoque para garantir que a demanda seja plenamente atendida. Existem setores em que a economia de escala é uma estratégia crucial para a viabilidade do negócio, para estes setores, o estoque é indispensável.

        Nesse sentido, conclui-se que qualquer excesso de estoque resultará em custos incrementais de manutenção afetando as finanças da empresa ao bloquear parte do capital de giro. Por outro lado, o não atendimento da demanda por uma falta de estoque pode ocasionar uma participação inferior a possível. É necessário que se atinja o ponto de estoque de equilíbrio para garantir o crescimento da empresa.

        Os custos de estoque são o fator chave para que se entenda a importância de uma boa gestão de inventário. Estes são classificados em: custo de encomenda, custo de transporte, custo de armazenagem e custo de capital. O custo de encomenda decorre do custo de aquisição somado aos custos de logística do pedido. O custo de transporte envolve armazenamento e gerenciamento de inventário, usando instalações internas ou armazéns externos gerenciados por terceiros. O custo de armazenagem está relacionado com o de transporte e reside no custo de aluguel e manutenção de instalações e custos desse âmbito. Nesses custos relacionados podem ser citados as depreciações, custos de comunicação e recursos humanos empregados nas operações. Por fim, o custo de capital está relacionado aos custos de investimentos, juros sobre o capital de giro, impostos sobre estoque pagos, custos decorrentes de seguros e associados às obrigações legais.

        Em qualquer empresa, o gerenciamento de estoque é uma área em que os gerentes se concentram quando se trata de melhorar a eficiência dos negócios reduzindo custos. Inventário nada mais é do que dinheiro para a empresa, se o fornecedor tem um contrato de operação sobre o seu estoque – ou seja, a empresa terceiriza essa tarefa - é necessário que cuidados sejam tomados a fim de supervisionar essa atividade.

        Boas práticas de gerenciamento de estoque na empresa ajudam adicionando valor em termos de controle e manutenção do estoque enxuto. O inventário não deve ser muito ou pouco. Ambas as situações são ruins para a empresa. No entanto, muitas vezes se ve que a gestão de estoque não é observada pela gerência e, portanto, muitas ineficiências se acumulam ao longo de um período de tempo. Somente quando se inicia uma campanha de redução de custos é que se percebe a importância do estoque na renovação de todas as operações. Muitos modelos de negócios, percebendo essa relação, já trabalham com o princípio de inventário enxuto. O gerenciamento de inventário depende em grande parte da eficiência da cadeia de suprimentos e das operações.

        Nesse sentido, alguns pontos se destacam para garantir que se tenha um inventário enxuto e eficiente. Dentre eles está a revisão periódica do inventário e normas, soluções sob medida para problemas pontuais e estudos nos padrões de demanda para criação de normas adequadas para diferentes categorias de estoque.

        Inventário significa um item de valor e ativo nos livros da companhia. Essa é a categoria de item mais importante que precisa ser focada pela gerência, pois em sua administração está a eficiência dos negócios e os lucros. A manutenção do estoque é uma atividade essencial para qualquer empresa que fabrica ou revenda produtos. É essencial para os lucros e mantimento da estrutura fabril que se atinja um estoque ideal o tempo todo. O estoque em excesso resulta em decaimento dos lucros e aumento nos custos de transporte que afeta os custos operacionais da empresa, enquanto a falta de estoque pode levar à perda de negócios e oportunidades de vendas, que resultarão não apenas em perda de receita, mas também em danos à reputação e à confiabilidade da empresa no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (232.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com