TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenhas Sobre Avaliação de Estoques

Por:   •  14/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Domiciliar de Contabilidade Intermediária

Pinhais/2018

Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis

Trabalho Domiciliar de Contabilidade Intermediária

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Contabilidade Intermediária, para fins de abono de faltas e notas do segundo bimestre.

Docente: Profº. Angel A. Eing

Pinhais/2018

Sumário

1.        Resenhas sobre Avaliação de Estoques        4

I.        Método do Custo Médio Ponderado ou Média Ponderada Móvel (CMP ou MPM).        4

II.        Método PEPS        5

2.        Exercícios sobre Controle de Estoque        7

I.        Respostas        7

3.        Referências Bibliográficas        7

  1. Resenhas sobre Avaliação de Estoques

  1. Método do Custo Médio Ponderado ou Média Ponderada Móvel (CMP ou MPM)

Resenha Método do Custo Médio Ponderado Móvel

VELTER, Francisco; MISSAGIA, Luiz R. Manual de Contabilidade. 8º Edição. São Paulo: Editora Elsevier, 2011. Capítulo 6.

Francisco Velter é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), aprovado em 3º lugar em sua Região Fiscal no Concurso de 2001, na área de Tributação e Julgamento. No mesmo ano, foi aprovado no Concurso de Auditor Fiscal da Previdência Social. É Professor de Contabilidade Geral, Contabilidade Avançada, Auditoria e Matemática Financeira em cursos preparatórios para concursos.

Luiz Roberto Missagia é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB), desde 1996. Possui pós-graduação na Escola de Administração Fazendária (Esaf) em Contabilidade Avançada. Ministra as disciplinas de Contabilidade e Comércio Internacional em cursos preparatórios para concursos.

Ambos são instrutores da Esaf em cursos de formação de Auditores e Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil, instrutores de contabilidade em treinamentos internos da Receita Federal. São Autores dos livros Aprendendo Matemática Financeira, Contabilidade Avançada e Contabilidade de Custos e Análise das Demonstrações Contábeis, todos da editora Elsevier.

 O método de CMP OU MPM, corresponde à ponderação entre os valores de estoque, de forma que sua valorização unitária corresponda a média de cálculo das entradas. Tem esse nome porque, a cada unidade comprada com preço diferente do constante do estoque, o custo médio existente sofre alteração em seu valor, evitando os extremos que ocorrem ao se avaliar pelo PEPS ou pelo UEPS, primeiras ou últimas entradas no estoque, respectivamente.

Por esse critério, os estoques são avaliados pelo custo de aquisição, apurado a cada entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente indicadas. Todos os ingressos ocorridos afetam o valor do estoque existente e, como consequência, o valor médio de cada unidade.

        Dessa forma o estoque não deve em hipótese alguma ser tratado como um setor isolado dentro da empresa. Isso porque um controle de estoque eficiente é essencial para o bom funcionamento de todos os setores da organização em si e vice-versa, já que todos os setores precisam trabalhar em torno de uma boa gestão de estoque.

        Então, pelo método de Média Ponderada Móvel, o custo unitário das mercadorias de cada venda será único, diferentemente do que ocorre com os métodos PEPS e UEPS, que mantêm controles por lotes, Isso quer dizer que, no método da média, só haverá uma linha para cada aquisição ou para cada saída.

  1. Método PEPS

Resenha Método PEPS

GARRISON, Ray H; NOREEN, Eric W. Contabilidade Gerencial. 9º Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001. Apêndice 4 A.

Ray H. Garrison é Professor Emérito de Contabilidade da Brigham Young University, Provo, Utah. Recebeu os graus de Bacharel e Mestre em Ciências pela Brigham Young University e o de D. B. A. pela Indiana University. Na qualidade de CPA faz trabalhos de consultoria para empresas de contabilidade regionais e nacionais, tendo publicado artigos no The Accounting Revie, no Management Accounting e em outros periódicos especializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com