TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum de Discussão [AVA 1]

Estratégias inovadoras. Estratégia do oceano azul.

Analise os artigos relacionados e cite pelo menos duas diferenças entre as chamadas estratégias de oceano azul e oceano vermelho.

A estratégia do oceano azul, “É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la, ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”. https://www.napratica.org.br/blue-ocean-strategy-oceano-azulLinks to an external site./ (acessado em 15/05/17)

Com base nas leituras recomendadas identifique pelo menos duas diferenças entre as estratégias de oceano azul e oceano vermelho.

A estratégia do Oceano Azul é baseada na criação de novos mercados, enquanto a estratégia do Oceano Vermelho é baseada na competição em mercados existentes. Outra diferença é que, enquanto a estratégia do Oceano Vermelho se concentra em maximizar o valor para o cliente e superar os concorrentes diretos, a estratégia do Oceano Azul é se concentra em criar e capturar novos mercados.

Essas diferenças foram descritas no livro "A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante" de W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

A estratégia do Oceano Azul, proposta por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, é baseada na criação de um novo mercado, onde não há concorrência, através da inovação de valor. Por outro lado, a estratégia do Oceano Vermelho é baseada na competição em mercados já existentes, como dito acima.

As duas diferenças principais entre as estratégias de Oceano Azul e Oceano Vermelho são:

  • Foco na inovação de valor: A estratégia do Oceano Azul é baseada na criação de valor para os clientes, oferecendo algo novo e diferente que atende às suas necessidades de forma única. Já a estratégia do Oceano Vermelho está focada na competição direta com outras empresas no mercado existente, muitas vezes baseada em preços mais baixos ou em produtos/serviços de qualidade superior.
  • Redução da competição: A estratégia do Oceano Azul tem como objetivo criar um mercado totalmente novo, onde não há competição. Isso reduz a competição, já que a empresa é a primeira a oferecer esse produto/serviço no mercado. Já a estratégia do Oceano Vermelho envolve a competição direta com outras empresas no mercado existente, o que muitas vezes leva a uma redução dos lucros e margens de lucro.

Referências Bibliográficas

“Oceano azul e vermelho e as oportunidades para pequenos negócios”. Sebrae. Disponível em: <https://www.sebrae-sc.com.br/blog/oceano-azul-e-vermelho-e-as-oportunidades-para-pequenos-negocios#:~:text=2022-,Oceano%20azul%20e%20vermelho%20e%20as%20oportunidades%20para%20pequenos%20neg%C3%B3cios,nas%20batalhas%20entre%20os%20concorrentes.>

“Entenda a diferença entre os conceitos de Oceano Azul e Oceano Vermelho”. GreatGroup. Disponível em: <https://www.greatgroup.com.br/artigos/entenda-a-diferenca-entre-os-conceitos-de-oceano-azul-e-oceano-vermelho/>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (195.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com