TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO ENGENHEIRO DE PRODUÇAO PARA A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  10/12/2015  •  Artigo  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU

CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PROFESSORA MSC MERIDALVA GONÇALVES

PAPER: A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.

JAIRA DE ALMEIDA MARQUES

CAXIAS-MA

2015.2


A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE.

Jaira de Almeida Marques¹

Meridalva Gonçalves de Sousa²

Resumo

A importância da sustentabilidade tem crescido consideravelmente ao longo dos últimos anos e atualmente é um elemento estratégico nos processos de tomada de decisão nos ambientes corporativos. O Engenheiro de Produção, por sua vez com seu perfil de gestor inovador e criativo, deve estar capacitado para melhor conduzir o desenvolvimento de forma sustentável e enfrentar os desafios atuais das organizações. O presente trabalho tem como objetivo posicionar a importância do papel do engenheiro para a sustentabilidade, evidenciando cenários de risco para a sociedade. E por fim, além de desenvolver estratégias de solução para os problemas, comprovar a eficácia das mesmas considerando benefícios relevantes à sociedade.

Palavras chaves: Importância do engenheiro, sustentabilidade, sociedade.

Abstract

The importance of sustainability has grown considerably over the past years and is currently a strategic element in decision-making processes in enterprise environments. The Production Engineer in turn with its innovative and creative manager profile, must be able to better drive the development of sustainable and meet the challenges of organizations. This paper aims to position the importance of the role of the engineer for sustainability, showing risk scenarios for society. Finally, and develop solution strategies for the problems, demonstrate their effectiveness considering benefits relevant to society.

Key words: Engineer importance, sustainability, society.

¹ Graduanda em Engenharia de Produção na Faculdade do Vale do Itapecuru-FAI, E-mail: jaira.almeida010@gmail.com

² Professora Msc Meridalva Gonçalves na Faculdade do Vale do Itapecuru, E-mail: jssousa@hotmail.com

1 Introdução

A abrangência das engenharias em todo mundo possibilita solucionar desde os pequenos até os grandes problemas, e ao mesmo tempo produz conhecimento que promovem soluções durante muitos anos, ou mesmo décadas. Neste aspecto uma nova necessidade na área de engenharia surge rapidamente, o que seria a aplicação da engenharia para atenuar os problemas trazidos pelas mudanças climáticas. São Paulo, por exemplo, teve aprovada recentemente a lei de mudanças climáticas, assim como a cidade do Rio de Janeiro. Ambas terão metas de redução de emissões, o que abrirá inúmeras oportunidades nas diversas áreas de engenharia, além do aumento de projetos nos moldes dos selos internacionais de gestão energética, e das soluções de equipamentos e sistemas eficientes em consumo de energia, como afirma o engenheiro elétrico Augusto Poliquezi.

A sustentabilidade exige uma postura preventiva, que identifique tudo que um empreendimento pode causar de positivo - para ser maximizado - e de negativo - para ser minimizado. Os avanços tecnológicos que o homem foi capaz de obter tornaram cada vez mais curto o tempo para que um impacto sobre o meio ambiente e sobre a sociedade seja plenamente sentido. Desmatar uma floresta, assorear um rio, poluir uma baía, contaminar a atmosfera de uma cidade custa hoje infinitamente menos tempo do que há um século. A reparação, porém, nem sempre pode ser acelerada. Além disso, alguns processos de degradação atingem tais níveis que não são mais passíveis de recuperação. Esta pode até ser viável tecnicamente, mas não economicamente (ALMEIDA, Fernando, 2002).

Nos dias de hoje tornou-se comum para os grandes empresários jogar na atmosfera poluente de suas fabricas, indústrias não tendo em consciência que isso poderá prejudica- los no futuro. Diante disso, os profissionais qualificados em engenharia sustentável assim como os engenheiros de produção tem um enorme desafio, para reverter essa situação, enfrentar grandes poluidores lhes apresentando novas técnicas de produzir sem causar muito impacto aos recursos naturais. Pelo simples gesto de descartar corretamente o lixo, reciclar materiais, plantar árvores, preservar rios e córregos e manter as áreas de preservação permanente, já ajudará bastante a construir um mundo mais sustentável.

E o papel do profissional de Engenharia nesse novo perfil de desenvolvimento? Com toda essa evolução nos conceitos de produção e consumo, principalmente com foco para a eficiência nos processos e na redução das emissões, é importante que os engenheiros possuam posição de destaque no Desenvolvimento Sustentável. Pois todas as modalidades de engenharia, além de economia e das inúmeras outras, são extremamente importantes para a compreensão destes novos conceitos já conhecidos e aplicados mundialmente. Neste caso, devemos difundir através dos mais diversos meios de comunicação, a importância da educação para formação de bons engenheiros, comprometidos com o meio ambiente, e que consigam assimilar com mais profundidade as questões econômicas e sociais atreladas às inovações tecnológicas.

Para um engenheiro, o Desenvolvimento Sustentável é praticamente intrínseco à função uma vez que ele concebe, projeta, cria e inova em diversos segmentos, sempre com a visão de longo prazo. Um bom exemplo é sem duvida o das grandes obras hidrelétricas, como a barragem de Itaipu, que foi reconhecida à época como grande obra da engenharia moderna, e até hoje prove grande parte de nossa energia, e orgulha a nós brasileiros com o titulo de maior Hidrelétrica do mundo em capacidade de geração anual (Augusto Poliquezi,2011).

O presente trabalho busca responder o seguinte problema: Como relacionar a importância do engenheiro para a sustentabilidade evidenciando solucionar problemas de riscos à sociedade?  Para isso, busca-se alcançar o seguinte objetivo geral: Propor estudos com foco em sustentabilidade interligando com a capacidade de criatividade e inovação do engenheiro evidenciando os casos mais especiais, levando em consideração a implementação de novas técnicas de produzir sem diminuir o a rapidez e qualidade dos processos, mas com menos impactos aos recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com