TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação do Marketing

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

Alunos: Brenda Natália

               Roberto Yutani

CAPÍTULO 6

  1. Qual é a validade de uma previsão de inflação para um plano estratégico?

A previsão de algumas delas é muito difícil de ser feita e principalmente para um prazo mais longo, e depois precisamos sempre ter uma posição crítica quanto a origem dos dados.

  1. O que se espera que uma previsão da economia possa ajudar em um plano estratégico? E para as unidades de negócio?

É importante detectarmos o grau de favorabilidade da economia, em relação a empresa que está sendo estudada, e a previsão de um aumento ou diminuição da inflação será apenas um dos fatores de influências. E podemos dizer que poderão existir diferenças da influência da economia para as unidades de negócio que foram definidas.

  1. Qual é a relação de um estudo de mercado total e potencial, e como estes estudos podem ajudar na realização de um plano estratégico?

Uma vez que tenhamos os estudos dos mercados potenciais e totais, podemos identificar o quanto poderá ser desenvolvido o mercado.

  1. O que é o ambiente de uma organização?

O ambiente de uma organização é tudo aquilo que tem influência no seu desempenho e que a organização nada ou muito pouco pode fazer.

  1. Explique como a análise da concorrência pode ajudar a determinar o caminho de uma organização?

A análise da concorrência é importante para darmos o caminho à nossa empresa.

  1. O que é massa crítica, e qual a sua importância para um plano estratégico?

A massa crítica auxilia a visualizar se é possível a empresa enfrentar ou não um concorrente, ou seja, se ela as condições mínimas necessárias para entrar, ou continuar no negócio. A massa crítica é o tamanho mínimo que um negócio precisa ter para ser eficiente.

  1. Como devemos relacionar as informações e conclusões?

Ao pesquisar informações da concorrência, não estamos fazendo o trabalho de espiões, mas apenas coletaremos e analisaremos os dados fornecidos pelos concorrentes. O importante é que as conclusões tenham uma explicação, mesmo eu seja uma hipótese. O que não pode acontecer é fazermos a coleta de uma porção de informações e depois listar diversas conclusões sem mostrar a relação entre os dados e as conclusões.

  1. Como podemos prever alterações nas modas e costumes?

Em toda atividade de planejamento temo que fazer suposições que muitas vezes não tem a fundamentação que gostaríamos. É preciso na medida do possível, procurar analisar os fatores que determinam a moda e os costumes.

  1. Dê um exemplo de como poderemos analisar as aspirações dos funcionários. Comente os prós e contras desse exemplo.

Pode passar um questionário para todos os funcionários, para verificar o que eles esperam da empresa. Esse método pode criar expectativas, se mencionarmos itens concretos no questionário, e se pedir para que eles escrevam livremente, será muito difícil agruparmos itens concretos no questionário. Outro fator delicado é a identificação ou não nos questionários, pois se os deixarmos anônimos, muitas vezes falta seriedade nas respostas e existe muita abstenção. Por outro lado, se identificarmos, há a tendência de os funcionários se inibirem e responderem que está tudo ótimo, e que não há nada a melhorar.

  1.  Devemos preocuparmos apenas com as aspirações do acionista majoritário? Comente.

Discutir as aspirações dos acionistas é algo muito delicado, mas é fundamental que, para direcionarmos uma empresa, seja conhecido onde os proprietários querem chegar.

  1. Comente como podemos conseguir informações mais verídicas das aspirações dos funcionários e proprietários.

É importante que o proprietário seja o mais honesto possível no estabelecimento de suas aspirações, pois poderemos estar direcionando a empresa para atender primordialmente necessidades sociais, quando talvez as aspirações do proprietário seja conseguir uma projeção de sua empresa no seu mercado, ou até uma projeção social na sua cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com