TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Orgazicional

Por:   •  23/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.396 Palavras (22 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 22

GESTÃO DE

PRODUÇÃO E (0)4=1: A (6/0)

GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA

EXECUÇÃO DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL STRUCTURE IN PERFORMING PROCESSES OF MAINTENANCE

Gustavo A. €C. Guzman DEP/UEMG

ê

Rogério Silva Nacil nstituto de Desenvolvimento Gerencial

RESUMO

No contexto atual de competitividade, uma eficiência maior dos processos executados pelo departamento de manutenção é um dos fatores que contribui para o aumento de produtividade das empresas. Diferentes autores! têm reconhecido a importância da estrutura organizacional do departamento de manutenção no seu desempenho”. Entretanto, esses autores não detalham a influência da estrutura organizacional para a adequada execução dos processos de manutenção. Este artigo descreve um trabalho cujo objetivo foi procurar entender como a estrutura organizacional influencia os processos do departamento de manutenção de uma empresa. Para isso foram realizados uma vasta pesquisa bibliográfica relativa ao gerenciamento de manutenção e à teoria sobre análise organizacional, além de um estudo de caso numa empresa de grande porte.

O trabalho apresentado neste artigo serve como piloto e base para estudos futuros. As conclusões, se confirmadas em pesquisas posteriores, poderão subsidiar a complementação da teoria existente.

ABSTRACT

In present day context of competition, a greater efficiency of the processes performed by the maintenance department is one of the factors that contribute to improve productivity of firms. Several authors have stressed the importance of organization structure of the maintenance department in its performance. However, those authors do not go into details of the influence of organization structure on adequate execution of maintenance processes.

This article describes a study whose aim was to seek to understand how does organization structure influence processes of the maintenance department of a firm. To do this, o vast bibliographical survey was carried out relating to maintenance management and to the theory of organizational analysis, as well as a case study of a large scale firm.

The study presented in this article may be seen as the pilot and basis for future studies. The condusions, in case they are confirmed in future surveys, may contribute to complement existing theory.

PALAVRAS-CHAVE Estrutura organizacional, manutenção, processo, indústria

KEY WORDS Organizational structure, maintenance, process, industry

FED EACES Ro Adin, + Belo Horizonte 42 cn Do poS4-65 ago fee, 2003 ANÁLISE ORGANIZACIONAL

O projeto organizacional é um dos fatores críticos para o desempenho da organização, incluindo o das áreas de manutenção. O departamento de manu- tenção possui a particularidade de executar serviços rotineiros, como as manutenções preventivas ou as compras de peças, e serviços não rotineiros, como as manutenções corretivas ou as escolhas de novos equipamentos. Isso faz com que a estrutura orga- nizacional de um departamento de manutenção deva ser planejada de maneira a facilitar a execução tanto de tarefas rotineiras quanto de tarefas não rotineiras.

A forma utilizada neste trabalho para analisar a estrutura organizacional dos departamentos de manutenção é baseada principalmente na teoria discutida por Ancona (1999), que enfoca três parâmetros básicos em um projeto organizacional: a) as decisões relacionadas ao agrupamento de funções nas diversas áreas; b) a integração entre essas áreas; c) o alinhamento de interesses e o balanceamento de recursos entre as áreas, de forma a alcançar os objetivos da empresa”. Essa teoria é aplicada a qualquer tipo de organização e não apenas em departamentos de manutenção.

O agrupamento de funções é a primeira das grandes decisões de um projeto organizacional que deve ser tomada, Entende-se por agrupamento de funções a definição de unidades organizacionais que executam tarefas específicas (Ancona et al. 1999). Por exemplo, pode-se delimitar uma unidade organizacional com vários individuos que executam atividades de engenharia ou com vários indivíduos que executam as tarefas necessárias para satisfazer as necessidades de um grupo de clientes.

Existem quatro tipos básicos de agrupamento, cada um com seus pontos fortes e fracos:

Agrupamento funcional: os indivíduos são agrupados de acordo com a atividade que exercem.

Agrupamento por produto: os indivíduos são agrupados em unidades de acordo com o produto ou servico fornecido.

Gustavo À €. Gurman Rogerio Silva Macil

Agrupamento geográfico por conjunto de clientes: os indivíduos são agrupados de acordo com a região onde atuam ou de acordo com o cliente (ou tipo de cliente) que atendem.

Agrupamento matricial: as subunidades ficam agrupadas em relação a dois fatores, por exemplo, negócio e função, ou função e região geográfica (Ancona et al. 1999; Mintzberg, 1995; Knight, 1997).

Com o crescimento das organizações e o agrupamento das pessoas em unidades distintas, surge a necessidade de se garantir uma perfeita integração entre essas unidades. A integração é o mecanismo de conexão e coordenação de unidades e subunidades organizacionais cujas tarefas, embora interdependentes, foram separadas pelas decisões de agrupamento estratégico (Ancona et al. 1999, citando Nadler e Tushman, 1997, p.94).

Os mecanismos tradicionais de integração são o ajustamento mútuo, a supervisão direta e a padronização dos processos, das saídas e das habilidades (Mintzberg, 1995). No ajustamento mútuo obtém-se a coordenação do trabalho pela comunicação informal. A supervisão direta supõe a coordenação de uma pessoa responsável pelo trabalho dos outros, aos quais dá instruções e cujas ações monitora. Pode-se, ainda, conseguir a integração entre os individuos através da padronização dos processos, das saídas/resultados ou das habilidades. Diz-se que o processo é padronizado quando a execução do trabalho é especificada ou programada; que as saídas são padronizadas quando os resultados do trabalho são especificados; e que as habilidades são padronizadas quando o tipo de treinamento necessário para executar o trabalho é especificado.

Apesar de eficientes, em determinadas situações esses mecanismos de integração, sozinhos, não são sufidentes. Morgan (1989), citando Galbrarth (1974), relatou que, quando a incerteza com que se defronta uma organização e a quantidade de situações extraordinárias aumentam, os mecanismos de integração tradicionais devem ser complementados

FADES Ro Melim o died Memizambe cl cid e pod=S e age Ads MMA E A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NA EXECUÇÃO DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

por duas categorias de ações. Ações que reduzem a necessidade de processar informações, como a disponibilização de recursos excedentes ou a "delimitação de tarefas completas”, ou ações que incrementam a capacidade de processar informações, a exemplo dos investimentos em sistemas de informação vertical ou da criação de relações laterais. O conjunto de todos esses meca- nismos de integração está apresentado na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com