TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Ausência do Saneamento Básico na Saúde, na Educação e no Meio Ambiente

Por:   •  17/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal da Paraíba

CT – Centro de Tecnologia

Engenharia Ambiental

Disciplina: Saneamento Ambiental

Discente: Waleska Marcella

A Influência da ausência do Saneamento Básico na Saúde, na Educação e no Meio Ambiente

Entendemos de forma simplificada que saneamento ambiental é um conjunto de serviços que contribuem para uma melhor qualidade de vida nos âmbitos de saúde pública e do bem estar da sociedade, como também na melhoria do meio ambiente. As ações são voltadas para a captação, tratamento e abastecimento de água, como coleta, tratamento e disposição final de esgoto e tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos e líquidos industriais e de fossas.  Saneamento Ambiental é uma condição imprescindível para manter ou recuperar a salubridade ambiental, a fim de reduzir impactos causados pelo homem nos ambientes terrestre, marinhos, atmosféricos e aquáticos.

O que também é possível observar é que a falta ou pouca execução desses serviços interfere diretamente nas condições de vida da população. Podendo interferir na saúde pública, já que com a ausência de saneamento causa a proliferação de muitas doenças. O destino inadequado do lixo, má qualidade da água e disposição de esgoto em ambientes que se tornam insalubres são os maiores vetores de doenças. Outro fator que se é afetado pela ausência de saneamento é a educação, percebe-se que as áreas mais afetadas com falta de saneamento básico são áreas periféricas, com ocupação muitas vezes desregulares e que também são esquecidas pelas autoridades, aumentando o índice de desigualdade social. Há noticias que a falta desses serviços interfere diretamente no aprendizado de alunos. Esgotos a ceu aberto, má qualidade de água, sem coleta de lixo, contribuem com a ausência desses estudantes, que são prejudicados por sua situação econômica, muitos vão para escola para se alimentar, e com a ausência de saneamento muitas vezes são impedidos de irem ou por acesso, ou por estarem doentes devido às condições na qual sobrevivem. Outro âmbito que se atinge, esse talvez o mais irreversível se continuar com as medidas tomadas, é o meio ambiente. A natureza anda suportando tudo que se é feito com ela, mares, solos, ar ... contaminados por ação antrópica, Corpos hídricos sendo cada vez mais contaminados, dificultando assim a disponibilidade de água potável. Solos contaminados por descartes incorretos de resíduos, meios urbanos sofrendo com a quantidade de lixo jogado nas ruas, que ocasionam enchentes e diversos outros problemas já citados.

O que conclui-se que a ausência de saneamento é um ciclo que pela sua falta gera um problema, que gera outro, que liga a outro e volta para o quanto tudo isso pode afetar a saúde humana e ambiental. A ausência de saneamento que gera doenças, que aumentam e impedem de alunos frequentar as escolas, que geram um déficit de aprendizagem que liga a uma não conscientização ambiental, que impulsiona lixos nas ruas, que ocasiona enchentes que também atinge o meio ambiente e que gera doenças. Vale salientar que o Saneamento é regulamentado pela Lei n° 11.445/2007 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e que a meta era atender até 2033 90% do território brasileiro com o tratamento e destinação do esgoto e 100% com abastecimento de agua potável, meta essa que o Governo já informou que não conseguiria atingir. É importante ressaltar que o quanto se gasto para tratar doenças e etc, devido a falta de saneamento é milhões, que poderiam ser evitadas se existissem um olhar de fato mais preciso para essa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com