TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet Das Coisas

Ensaios: A Internet Das Coisas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

2 INTERNET DAS COISAS

A Internet das Coisas, ou, IoT (Internet Of Things) é um conceito em desenvolvimento. Ela é uma revolução tecnológica que representa a evolução da computação e tem como objetivo estabelecer uma interação entre objetos inteligentes por meio da Internet. É, resumidamente, a possibilidade de comunicação entre todos os objetos que existem – enviando e recebendo dados e informações com o intuito de facilitar a vida das pessoas.

Esse sistema estabelece conexões entre a Internet e diversos objetos, como automóveis, eletrodomésticos, celulares e outros aparelhos móveis. Em construção, a Internet das Coisas defende a criação de ambientes inteligentes responsáveis por realizar tarefas do nosso cotidiano – como verificar o que há em sua geladeira, fazer uma lista de itens faltantes, acessar o site do supermercado e fazer as compras por você.

No futuro, haverá uma rede composta exclusivamente de objetos em interação, que resultará na automatização de diversas tarefas e trocas de informações.

"O sucesso não será baseado em geografia ou no tamanho da sua empresa, mas em quem se adaptar mais rápido", explica Rob Lloyd, presidente da companhia de sistemas, ao The Verge.

A Internet das Coisas funciona basicamente através de tecnologia de identificação por rádio frequência (RFID) – que utiliza ondas de rádio para enviar informações para leitores RFID que podem estar conectados à Internet.

Além das ondas de rádio, esse sistema utiliza também smartphones e sensores que permitem a comunicação entre máquinas – como em sistemas de trânsito, pagamentos online e microchips em animais de estimação.

Seu funcionamento pode ser dividido em três etapas: Identificação – registro de dados e informações para a conexão entre os aparelhos e a Internet – feita por rádio frequência (RFID); sensores, que detectam mudanças na qualidade física dos objetos e; Miniaturização e Nanotecnologia, na qual pequenos objetos com a capacidade de interação se conectam à rede e transmitem informações.

O termo “Internet of Things” surgiu em 1999. Usando inicialmente códigos de barras e rádio-frequência, estes métodos de identificação de objetos sem intervenção manual ajudaram muitos negócios de distribuição e logística a ganhar eficiência, reduzir custos e riscos.

Hoje as possibilidades são imensas. Com a evolução de sensores poderosos e inteligentes conectados diretamente à Internet, uso de câmeras móveis e redes sem fio de alta velocidade, e o espaço de endereçamento virtualmente infinito do IPv6, a inteligência de aplicações de negócios estão começando a agir diretamente sobre estes sensores, criando um novo ambiente de computação.

Este ambiente de computação deve possuir grande escalabilidade. Se seremos quase 8 bilhões de seres humanos no planeta em 2020, o mundo da Internet das coisas pode ser dezenas, centenas e até centenas de milhares de vezes mais populoso.

A Internet das coisas será uma grande fonte de dados para as futuras aplicações de análise de Big Data. Com o grande poder de processamento e armazenamento agora disponíveis na Computação em Nuvem, será viável reter, processar, analisar e agir rapidamente sobre elementos de sistemas complexos como a agroindústria, o sistema financeiro e até o corpo humano.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com