TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet das Coisas

Por:   •  1/3/2016  •  Artigo  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Com o avanço da ciência e tecnologia há a criação de diversos dispositivos que permitem conexão com a Internet. Partindo de dispositivos móveis, automação e alguns dispositivos que podem ser vestíveis, tais como relógios, óculos e alguns sensores.  A internet das coisas depende da integração de programas, hardware e sensores, uma vez que todas essas tecnologias atuam em conjunto elas podem ser conectadas via internet e ser controladas remotamente, mandando informações e executando tarefas. Entretanto, há muitos desafios a serem superados para que os dispositivos em grande escala venham funcionar simultaneamente com perfeição.

Sendo assim, este trabalho tem como objetivo demonstrar a definição da “Internet das coisas” e suas aplicações no mundo atual.

  1. Introdução

No mundo atual, vivemos cercados de tecnologia, como por exemplo: os automóveis, notebooks, telefones, entre outros.

Segundo pesquisas, estamos em uma nova era da tecnologia, onde a computação e comunicação irá transformar nossas vidas empresariais e pessoais. Umas das tecnologias que pode ser citada é a RFID, Radio Frequency Identification, o qual durante o trabalho será melhor explicada.

Há cerca de uma década, Mark Weiser criou a visão de ubiquidade tecnológica futurística, onde o aumento da disponibilidade de poder de processamento acompanharia a diminuição da visibilidade. Ou seja, as mais profundas tecnologias são as que desaparecem, como por exemplo, os celulares, que já passam de milhões de unidades, e se tornaram integrantes da vida da humanidade.

  1. Conceito

O funcionamento da Internet das coisas ocorre através:

1. Um dispositivo com ligação wireless

2. Comunicação com RFID

3. Ligação entre o dispositivo e a RFID para envio e recebimento de informações através do Apis.

É importante citar que a Internet das coisas não é uma extensão da Internet atual, ou seja, é um sistema novo e independente, que possui também estruturas próprias e será implementada em conjunto com novos serviços.

Outro ponto importante, é a comunicação existente nessa conexão:


• Comunicação objeto-pessoas

• Comunicação objeto-objeto

• Comunicação máquina-máquina

As quais podem se estabelecer em restritas áreas (Intranet das coisas) ou ao público (Internet das coisas).

Sendo assim, a Internet das coisas permitirá a transformação de computadores interligados, para uma rede de objetos conectados. Por exemplo: livros, eletrodomésticos, automóveis, entre outros. Estes objetos possuirão próprios endereços de IP (Protocolo Internet), sendo integrados em sistemas complexos e utilizando, para obter informações, os sensores.

  1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma tecnologia, que potencializa o desenvolvimento e, portanto, uma porta de entrada para esta nova fase do desenvolvimento da da Sociedade da Informação.

A aproximação entre os objetos físicos do mundo real e os sistemas de informação permite novas formas de aplicações inovadoras e modelos de negócio.

Nesse caso, são necessárias tecnologias que suportem grandes quantidades de informação, segurança e controlo de acesso.

A Internet das Coisas irá reconstruir o modo como interagimos com os objetos à nossa volta, o nosso automóvel, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com