TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet das Coisas

Por:   •  17/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Implementação da Internet das Coisas ao Sistema de

localizar vagas em estacionamentos públicos e/ou privado em  uma Smart City

Aluno: Adriel Marques Cavalcante.

Introdução

        A “Internet das Coisas” se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectadas à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

        A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens. Aparelhos vestíveis, como o Google Glass e o Smartwatch 2, da Sony, transformam a mobilidade e a presença da Internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima. O TechTudo busca explicar o que realmente pode mudar com a aplicação desse conceito.

Implementar o projeto SmartParking

        

        Estacionamentos inteligentes são edificações que têm como objetivo facilitar o ato do motorista estacionar seu veículo. Isso é possível por meio de um sistema integrado que utilize sensores, circuitos lógicos e atuadores que se comuniquem entre si e ainda com o usuário do estacionamento.

        Num sistema automatizado desse tipo, o esforço do usuário deve ser minimizado visto que o mesmo deve realizar poucas manobras ao alocar seu veículo, bastando que o deixe numa plataforma à entrada do estacionamento, ative o freio de parada e entregue seu veículo. No retorno ao estacionamento, igualmente, prevê-se esforço mínimo na retirada do veículo, pois após a devida identificação do usuário, seu carro é entregue já de frente para a via de acesso, caracterizando um sistema prático e seguro; evitando desperdício de tempo.

        O Smart Parking funciona assim: sensores magnéticos sem fio, instalados sob vagas de estacionamento nas ruas ou em estacionamentos privados, em garagens públicas e novos parquímetros, mandam dados em tempo real para um nó da rede mais próximo; deste ponto, a informação é encaminhada para um “comando central”. Operando assim, essa central pode informar quantas e quais vagas estão abertas na cidade, a cada momento.

        

Benefícios

Com precisão, prever e sentido de ocupação de lugar/veículo em tempo real.

• Guias residentes e visitantes de estacionamento disponível.

• Otimizar o uso do espaço de estacionamento

• Simplifica a experiência do estacionamento e agrega valor para as partes interessadas, tais como motoristas e comerciantes de estacionamento

• Ajuda o tráfego na cidade flui mais livremente alavancar tecnologia muito.

• Permite decisões inteligentes usando dados, incluindo aplicações de tempo real – estatuto e relatórios de análise histórica

• Smart Parking desempenha um papel importante na criação de melhor ambiente urbano através da redução das emissões de CO2 e outros poluentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com