TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MOTIVAÇÃO PARA PRODUTIVIDADE

Por:   •  1/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  15.809 Palavras (64 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 64

FACULDADE ENIAC

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

AIRTON ROGERIO DE ANDRADE

ROBSON GONÇALVES FERREIRA

USANDO A MOTIVAÇÃO PARA PRODUTIVIDADE 

Guarulhos

2015[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

USANDO A MOTIVAÇÃO PARA PRODUTIVIDADE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de Engenharia de produção.

Orientador: Prof. MARCELO.

Guarulhos

2015[pic 5]

[pic 6]

 

Banca Examinadora:

_______________________________________

Nome do (a)  Professor(a) Orientador(a)

_______________________________________

Nome do (a) Professor(a) avaliador (a)

_______________________________________

Nome do (a)  Professor(a) avaliador (a)


[pic 7]

Dedicamos este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e não estaríamos aqui; Aos nossos pais e irmãos pelo esforço, dedicação e compreensão, em todos os momentos desta e de outras caminhadas.

[pic 8]

Agradeço a minha família que com paciência e dedicação me ajudaram, aos meus professores que auxiliaram nas minhas dúvidas, aos meus colegas de classe que em trabalho de equipe executamos todos as etapas do curso com êxito.[pic 9]

[pic 10]

Em todos os nossos objetivos devemos tentar fazer sempre o melhor, pois assim ninguém poderá nos condenar por não termos tentado, mas muita gente poderá  nos elogiar por temos conseguido” (Autor desconhecido)


Resumo[pic 11]

Uma das maneiras de com baixo custo aumentar a produção de uma empresa pode ser a motivação dos colaboradores, pois não adianta ter o equipamento de última geração, se o colaborador que manuseia o equipamento não está motivado pode ser que o resultado não seja o esperado.

É fato que o coração da empresa são os funcionários e essa motivação faz toda a diferença no sucesso ou fracasso na produtividade. Porém, como saber motivar os funcionários? Os seres humanos não são todos iguais, existem diversas maneiras de criar a motivação, alguns preferem benefícios, já outros preferem reconhecimento profissional e com isso o papel do gestor é muito importante para encontrar o equilíbrio na produção.

A motivação para o trabalho é tema de pesquisa de alguns autores, onde buscava maneiras de encontrar o perfil dos funcionários para encontrar a melhor maneira de motiva-los.

Onde alguns focavam da motivação que está voltada em cuidar das necessidades sociais dos colaboradores, acreditando que o trabalhador é uma mão e um coração. Já outros afirmavam que a motivação era dar responsabilidade, fazer com que o colaborador seja parte da empresa, onde o trabalhador é uma mão, um coração e uma cabeça.

Com isso, sabendo que o funcionário é quem faz a produção acontecer e percebendo o baixo nível de produtividade, uma maneira eficaz de um aumento de produção é a motivação dos funcionários, o papel que um bom gestor deve identificar é uma maneira de fazer com que toda equipe trabalhe em prol da empresa, o gestor que quer motivar sua equipe com o propósito de aumentar a produtividade tem que trabalhar junto com sua equipe, o perfil do gestor que só delega tarefas não está funcionando nos funcionários atuais, o perfil mudou, o medo não está mais servindo como maneira de aumentar a produção ocorre exatamente o oposto, onde o funcionário não se empenha de maneira total e com isso o desempenho dessa produtividade não seria desejável.

E fica óbvio que um funcionário motivado é a chave do sucesso da empresa, na questão de produtividade. E a melhor gestão é aquela que sabe motivar seus funcionários com a consciência de que a motivação dos funcionários é uma solução de baixo custo para ganhar maior produtividade.  


Conteúdo[pic 12][pic 13]

Introdução        10

Problemática        11

Estrutura da monografia        12

1.        Motivação        13

1.1.        Teorias da motivação        14

1.1.1.        A hierarquia das necessidades segundo Maslow        14

1.1.2.        Teoria dos fatores.        21

1.1.3.        Teoria das Expectativas        23

2.        Motivação nas organizações        24

2.1.        Tipos de motivação        27

2.1.1.        Motivação Intrínseca        28

2.1.2.        Motivação Extrínseca        29

2.2.        Motivação no ambiente de trabalho.        30

3.        Produtividade        33

3.1.        Conceito de Produtividade.        35

3.2.        Relações entre comportamento e produtividade        38

3.3.        Qualidade de Vida no Trabalho        41

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.8 Kb)   pdf (489.5 Kb)   docx (449.9 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com