TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção Produtividade e Inovador

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 15

Ensaio não destrutivo por ultrassom

Non-destructive testing with ultrasound

Bauer Junior; Cassiano Duarte; Felipe Sapore; Jonas Ventura; Livia Paula; Marina Ribeiro; Tulio Silva.

Michelle Dutra

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

Resumo: O ultrassom pode ser utilizado como forma de manutenção preventiva uma vez que analisa o estado de uso do material, prevenindo problemas futuros como: paradas na produção para consertos ou por motivos de quebra do material em questão podendo ocorrer atrasos no prazo de entrega, sua utilização tem como resultado melhorias na produtividade com eficiência e eficácia. Por isso, neste artigo, tem-se como objetivo central apresentar o ultrassom inovador capaz de amenizar problemas no andamento de construções devido a defeitos e descontinuidades em peças, adquiridos ao longo de sua utilização ou por algum problema de fabricação.

Palavras-chave: Prevenção. Produtividade. Inovador.

Abstract: Ultrasound can be used as preventive maintenance as it examines the state of use of the material, preventing future problems such as production stoppages for repair or for reasons of breakage of the material in question delays can occur in delivery, their use has as a result improvements in productivity with efficiency and effectiveness. Therefore, in this article, has as its central objective to present the innovative ultrasound able to alleviate problems in the course of construction due to defects and discontinuities in parts, acquired over its use or for any manufacturing problem.

Keywords: Prevention. Productivity. Innovator.

____________________________________________________________________________

Introdução

O presente artigo trata-se de um trabalho interdisciplinar de graduação (TIG). O TIG é

uma matéria do curso de Engenharia da faculdade UniBH, que tem a finalidade de juntar as matérias estudadas em apenas um trabalho com algum tema especifico. O tema abordado para o presente estudo constitui a parte do Ensaio não destrutivo (END) por ultrassom. No desenvolver dessa pesquisa serão abordados assuntos relacionados às matérias dadas no primeiro semestre de engenharia, são elas: Química Geral, Administração e Empreendedorismo, Direito e Legislação em Engenharia, Leitura e Produção de textos, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

A engenharia é uma ciência que engloba vários ramos especializados, em diferentes tipos de tecnologia, tais como: engenharia civil, mecânica, espacial, petroquímica, produção, etc. Envolve também processos de aplicação de cálculos matemáticos entre outras tecnologias. Explora recursos naturais para projetos de construção e planejamento urbano e ambiental.

O ultrassom está presente em várias das engenharias, porém tem sua maior incisão nas engenharias mecânica e civil. O ensaio por ultrassom caracteriza-se num método não destrutivo que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos (ENSAIO POR ULTRASSOM Ricardo Andreucci Ed.jun./06 5). Tais defeitos são caracterizados pelo próprio processo de fabricação da peça ou componentes a ser examinada como, por exemplo: bolhas de gás fundidas, dupla laminação em laminados, micro trincas em forjados, escorias em juntas soldadas, entre outros. Portanto, o ensaio ultrassônico, assim como todo exame não destrutivo, visa diminuir o grau de incerteza na utilização de materiais ou peças de responsabilidades.

FUNDAMENTO TEORICO

Diante da importância da integridade física do material, que será analisado pelo END por

ultrassom, questiona-se o grau de confiabilidade desse método.

A inspeção de equipamentos é a principal área vinculada aos END, com a finalidade de

garantir condições necessárias de trabalho, para garantir que a avaliação de um determinado material ferroso ou não ferroso, não seja prejudicada por falha humana (Cho, 2003). Para muitos inspetores, o ensaio por ultrassom é um dos melhores métodos de avaliação utilizado em todo o mundo. Todo END, porem, possui suas vantagens e desvantagens.

A finalidade dessa pesquisa é apresentar um equipamento (ultrassom) inovador, capaz de amenizar problemas no andamento de construções devido a defeitos e descontinuidades em materiais ferrosos e não ferrosos.

O método ultrassónico possui alta sensibilidade na detectabilidade de pequenas descontinuidades internas, com isso se sobressai com relação a outros tipos de ensaios não destrutivos, como por exemplo:

Trincas devido a tratamento térmico, fissuras e outros de difícil detecção por ensaio de radiações penetrantes (radiografia ou gamagrafia), ou seja, o método ultrassónico melhor se classifica para a análise desses problemas que podem ser encontrados no interior de um material. O END por ultrassom não requer processos intermediários para a interpretação das indicações, tornando a inspeção mais rápida, por outro lado a radiografia tem a necessidade da utilização de processos de revelação do filme, o que via demanda de tempo. Outra vantagem do END por ultrassom é que o mesmo não requer planos especiais de segurança ou qualquer acessório para sua aplicação.

Apesar do END por ultrassom ser considerado um dos melhores END do mundo, ele possui algumas desvantagens como, por exemplo, a necessidade de conhecimento teórico e

experiência por parte do inspetor. Outra desvantagem, esta presente na analise de materiais com faixas de espessuras muito finas, já que essas constituem uma maior dificuldade para aplicação do END por ultrassom.

Segundo profissionais da empresa Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), são poucas as pessoas que tem certo conhecimento teórico e pratico sobre o END por ultrassom. Os motivos dessa escassez de pessoas qualificadas são o alto custo do equipamento e a necessidade de especialização no ensaio por ultrassom.

O ultrassom pode ser utilizado como forma de manutenção preventiva uma vez que analisa o estado de uso do material, prevenindo problemas futuros como: paradas na produção para consertos ou por motivos de quebra do material em questão podendo ocorrer atrasos no prazo de entrega, sua utilização tem como resultado melhorias na produtividade com eficiência e eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com