TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Realidade Virtual E Seus Impactos Na Sociedade Do Futuro

Por:   •  10/9/2023  •  Artigo  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Evento: Seminário de Extensão

A Realidade Virtual e seus impactos na sociedade do futuro¹

Virtual Reality and its impacts on the society of the future

Gabriel Bortoli Buron2, Alexandre Tonin3, Eduardo Manhabosco4, Edson Luiz Padoin5

¹ Projeto de pesquisa realizada na bolsa de extensão Unijuí

² Aluno de Engenharia de Software e Bolsista PIBEX

³ Aluno de Engenharia de Software e Bolsista PROFAP

4 Aluno de Ciência da Computação e Bolsista PIBEX

5 Professor Orientador.

INTRODUÇÃO

A tecnologia de Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que busca aproximar o mundo real do mundo cibernético/virtual por meio da imersão com a utilização de equipamentos específicos. Existem vários empecilhos para a integração de ambientes no mundo virtual sendo em boa parte o baixo interesse da população por consequência do custo elevado dos dispositivos. Mesmo não sendo tão popular, grandes empresas começaram a investir nessa tecnologia pois acreditam que vai transformar a vida no futuro, fazendo com que a interação e o trabalho sejam completamente diferentes.

No projeto da bolsa um de seus projetos que está em andamento é a criação de um Metaverso utilizando as tecnologias de RV juntamente com softwares como NVIDIA Omniverse, empresa esta que possui parceria com os cursos de Ciências da Computação e Engenharia de Software da UNIJUI.

METODOLOGIA

Os equipamentos utilizados para a criação deste do projeto são dois modelos de óculos de realidade virtual do Espaço mais Inovação (E+I). O primeiro, um Oculus Rift S que é distribuído pela empresa Lenovo cuja especificação é uma das mais simples de todos os modelos do mercado. Possui identificação de profundidade do ambiente dentro do próprio oculus. O segundo, é equipamento utilizado é um oculus HTC Vive Cosmos Elite que foi desenvolvido pela empresa HTC, esta que atualmente é uma das maiores empresas nessa tecnologia. Este oculus necessita de pelo menos uma “estação base”, sensores que detectam o

lugar para uma emulação precisa da localização do oculus e dos controles no ambiente. Ambos os modelos de oculus tem uma resolução acima de Full-HD e possuem o recurso de 6DOF (Six degree of freedom), que permite a captação do movimento e rotação dos equipamentos nos eixos X,Y e Z. [VR Compare, 2022]

O desenvolvimento do projeto foi realizado em diferentes aplicativos, para demonstrações e construção dos cenários foi utilizado o NVIDIA Omniverse, um aplicativo multifuncional em desenvolvimento que tem parceria com a UNIJUÍ. O software Omniverse conta com diferentes núcleos de utilização, desde aplicações de simulação em Ray-tracing até animações e testes na tecnologia de XR, que está em versão beta testing no momento.

Para a implementação de uma interação com o ambiente foi escolhido o Unity 3, um software de desenvolvimento de jogos eletrônicos que possui uma biblioteca extensa sobre criação de aplicativos que utilizam realidade virtual, além da sua portabilidade para diferentes plataformas e a opção de login de vários usuários simultâneos em um mesmo ambiente. Este software permite também um relacionamento entre usuários logados. Também, pode-se destacar as principais ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas para a produção do projeto são:

  • Fórum de comunidade para resolução de problemas;
  • Loja virtual de assets de desenvolvimento;
  • Gerenciador de pacotes;
  • Portabilidade para diferentes Oculus; e
  • Importação direta de outros aplicativos, como Blender, Autodesk Maya e outros.

Este software foi selecionado dentre outros, dada a sua simplicidade de criação de projetos, bem como a facilidade de aprendizado de suas funcionalidades.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste período de desenvolvimento foi implementado um Metaverso de todo o primeiro andar do prédio do E+I da UNIJUI que pode ser visitado por meio do ambiente Ominiverse XR, este que é o plugin de RV da empresa NVIDIA, mas este aplicativo tem apenas portabilidade para máquinas que possuem placas gráficas Geforce RTX da NVIDIA.

Atualmente está sendo realizada a implementação de um Metaverso do primeiro andar, sendo que o próximo passo é dar início aos demais andares do E+I para ser utilizado dentro do Omniverse.

Outra parte desse projeto que está sendo implementada simultaneamente é a parte de interação com o ambiente por meio do software do Unity. em seu estágio de desenvolvimento atual é possível visitar o primeiro andar do espaço mais inovação em realidade virtual e interagir com objetos como controles, cadeiras e portas. O próximo passo deste projeto é melhorar a qualidade gráfica do espaço, criar um modo em que seja possível utilizar o espaço sem um óculos de RV e estabelecer um servidor para usuários se conectarem. Após feito esses processos será possível exportar o projeto como um executável para que possa ser utilizado em dispositivos móveis e computadores como um Metaverso da UNIJUÍ.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (384.8 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com