TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Critica

Por:   •  12/12/2018  •  Artigo  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

                                      1

RESENHA CRÍTICA

MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua. Disponível em Nº 14 – dez. 07/jan. /fev. /mar. 2008 – Quadrimestral – Maringá - Paraná - Brasil - ISSN 1519.6178 Departamento de Ciências Sociais - Universidade Estadual de Maringá (DCS/UEM)                

                                                                                                    Por Alessandro Araujo

  2

            O texto foi inscrito por Rosane Tolentino Maia, mestre em recursos naturais da Amazônia pela universidade federal do oeste do Pará-UFOPA; especialista em docência do ensino superior pela faculdade do Tapajós.

           No texto, a autora traz a importância da metodologia cientifica como ferramenta fundamental no desenvolvimento do conhecimento para produções de pesquisa cientificas, mas também deixa claro que existe uma lacuna a ser preenchida nas universidades do país. Alunos veem-se diante de muita dificuldade para cumprir as exigências das regras e normas, devido uma formação deficiente no ensino médio, refletindo diretamente na qualidade das produções que por vez são pobres em coerência e vocabulário. As mudanças de exigência e o grau de dificuldades é o fator principal para que a disciplina seja rejeitada e questionada muitas vezes sobre sua importância para o cotidiano.

          Maia defende que a ciência iniciou com a evolução da inteligência humana que através de métodos tenta explicar os fenômenos através do pensamento crítico, porém através de pesquisas, observa-se que no pais há uma perigosa desvalorização do raciocínio lógico e da cultura básica. Incentivar a produção cientifica é um dever da instituição, que ainda exige um conjunto de condições favoráveis fora da realidade de muitas. Fica evidente que precisa implantar os métodos, as normas e as técnicas da disciplina de metodologia cientifica no ensino médio, afim de interagir os jovens em um nível de exigência que será cobrado na construção de diferentes técnicas literárias.

          Desta forma, entende-se que a finalidade da autora é trazer a importância da metodologia, quanto é essencial para aqueles que pretendem compreender não só a importância da realização da pesquisa, como também a maneira de apresentar corretamente, a fim de enriquecer tanto seu próprio conhecimento quanto contribuir para o desenvolvimento científico. Além disso enfatiza a realidade de que muitos jovens trocaram a criatividade e leitura pela tecnologia, influindo diretamente no rendimento escolar.

             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com