TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Por:   •  19/5/2018  •  Seminário  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

IV Encontro de Pesquisa e VIII Encontro de Iniciação Científica da FATEB – Telêmaco Borba - PR, 26 e 27 de outubro de 2017

ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Allany Marcelino Rodrigues1, Gabriel Cangussu Siqueira2, Jonathan William Franco de Lima3, Kelvin Willian Almeida4 e Maicon Ramon Bueno5

Área de Concentração: Engenharias

Grupo de Trabalho: Acessibilidade

RESUMO

A Responsabilidade Social é uma forma de gestão ética e transparente das atividades realizadas por uma organização, seja ela privada, pública ou sem fins lucrativos, com a consciência de que suas ações geram um impacto direto, positivo ou negativo, na sociedade, tendo em vista isso, as organizações concretizam a responsabilidade social através da identificação dos problemas resultantes e dos efeitos das suas decisões e atividades e promovendo ações e práticas construtivas, que contribuam para melhorar o desenvolvimento sustentável. Avaliando que sustentabilidade engloba a garantia dos direitos humanos, um dos temas centrais da responsabilidade social, é primordial que ela incorpore as necessidades específicas de pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade a todos.

Palavras-chave: Responsabilidade social, organizações, acessibilidade, NR 16001.

ABSTRACT

Social Responsibility is a form of ethical and transparent management of the activities carried out by an organization, private, public or non-profit, with awareness that these actions have a direct, positive or negative, impact on society, viewing this, the organizations materialize social responsibility through the identification of problems resulting from the effects of their decisions and activities, generating actions and constructive practices that contribute to improving sustainable development. Assessing that sustainability encompasses a guarantee of human rights, one of the central themes of social responsibility, it is essential that it incorporates the specific needs of people with disabilities, guaranteeing accessibility to everyone.

Key-words: social responsibility, organizations, accessibility, NR 16001.

1Acadêmica do curso de Engenharia Química da Faculdade de Telêmaco Borba – e-mail:

.

2Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Telêmaco Borba – e-mail: .

3Acadêmico do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Telêmaco Borba – e-mail:

.

4Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Telêmaco Borba – e-mail:

.

5Orientador e Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Telêmaco Borba – e-mail:

.


IV Encontro de Pesquisa e VIII Encontro de Iniciação Científica da FATEB – Telêmaco Borba - PR, 26 e 27 de outubro de 2017

  1. INTRODUÇÃO

As organizações ao redor do mundo estão conscientizando-se cada vez mais sobre a necessidade da contribuição para com o desenvolvimento sustentável, que visa atender as necessidades da sociedade, sem comprometer a capacidade de atender gerações futuras.

O impacto no meio ambiente da organização que opera em relação a sociedade tornou-se decisivo na avaliação do seu desempenho geral, com a necessidade de assegurar um ecossistema saudável, igualdade social e boa governança organizacional.

Para definir o escopo de sua responsabilidade social, identificar questões relevantes e estabelecer suas prioridades, convém que a organização aborde os temas centrais da ISO 26000, que são: governança organizacional, direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, práticas leais de operação, questões relativas ao consumidor, envolvimento e desenvolvimento da comunidade (FIGUEIREDO,2015; DEUS et al, 2014).

Sendo a ISO 26000 uma diretriz internacional, tornou-se necessária a criação da NBR 16001, que normatiza ações que devem ser tomadas pelas instituições dentro do nosso país, tendo como objetivos, a promoção do desenvolvimento sustentável, transparência das suas atividades e promoção da cidadania. Como são normas amplas e que abrangem diversos aspectos a ABNT desenvolveu diversas NBR’s que tratam de assuntos mais específicos e de forma mais dedicada.

Tendo como princípio deste trabalho a promoção do desenvolvimento sustentável, consegue-se identificar uma das maiores necessidades da sociedade, que é o direito de ir e vir com segurança e autonomia, ligado diretamente ao direito cultural, ou seja, o saber. Todos possuem direito de estudar e todos precisam ter acesso ao estudo, através das medidas tomadas pelas instituições visando à garantia da igualdade para a comunidade.

2. METODOLOGIA

A Pesquisa realizada é de natureza aplicada – finalidade imediata, gera produtos/processos e resolução de problemas, através de uma revisão bibliográfica de documentos já existentes.

3. DESENVOLVIMENTO

Tendo em vista que a ISO 26000 e a NBR 16001 prezam pela igualdade e andam em conjunto com a acessibilidade, é imprescindível que sejam avaliados os ambientes dos quais somos participantes para identificar problemas e desenvolver melhorias para o bem comum. Como as normas abrangem diversos temas, foi necessário identificar um em específico para se trabalhar. Pensando nisso, observou-se a necessidade de investimento na acessibilidade para deficientes visuais na instituição de ensino superior na cidade de Telêmaco Borba, FATEB – Faculdade de Telêmaco Borba, que atende, além do próprio município, as cidades da região como exemplo: Imbaú, Tibagi, Reserva e Curiúva, entre outras.

Segundo o Censo Demográfico, publicado pelo IBGE em 2010, o munícipio de Telêmaco Borba possuí 12.234 pessoas com algum grau de deficiência visual, aproximadamente 16 % da população total, que são os maiores clientes da instituição (IPARDES, 2017).

Utilizando como auxílio à NBR 9050 foi possível conhecer os padrões necessários para implementação de sistemas, equipamentos e serviços que auxiliem na integração das pessoas portadoras de necessidades especiais com a organização, desenvolvendo a melhoria do acesso ao ensino, garantindo igualdade e promovendo possibilidades de capacitação e, por consequência, melhor desenvolvimento profissional, gerando oportunidades a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (396.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com