TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO STEEL FRAME NO BRASIL

Por:   •  2/12/2018  •  Monografia  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO STEEL FRAME NO BRASIL

  1. Introdução

O Steel Frame é um sistema construtivo pré-fabricado que utiliza o aço galvanizado ou aço galvalume em sua estrutura principal. Desenvolvido e utilizado principalmente nos países de primeiro mundo como Estados Unidos, Canadá, Japão e países da Europa, ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, inicialmente utilizado em construções comerciais e agora nas construções residenciais (INSTITUTO DE ENGENHARIA, 2015).

Segundo Rodrigues (2006), a história do Frame inicia-se entre 1810, quando nos Estados Unidos começou a conquista do território, e 1860, quando a migração chegou à costa do Oceano Pacífico. Naqueles anos, a população americana se multiplicou por 10 e para solucionar a demanda por habitações, recorreu-se a utilização dos materiais disponíveis no local (madeira), utilizando os conceitos de praticidade, velocidade e produtividade originados na Revolução Industrial.

Por volta da metade do século XX, quando a exploração de florestas mais antigas foi vedada para a indústria madeireira, a indústria de aço se desenvolve para suprir o déficit habitacional. As empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra, mas foi só com a tecnologia dos aços galvanizados que começa gradualmente a substituição da madeira, disponibilizando ao mercado aços com menores espessuras e maior resistência à corrosão (STEEL FRAME BRASIL, 2018).

        No Brasil, o Steel Frame começou a surgir por volta de 1998, e hoje é um dos métodos de construção seca mais utilizada no país. Utiliza perfis de aço galvanizado combinados com painéis de cimento, placas de gesso acartonado, entre outros materiais. É um método rápido, seguro e dinâmico, resistente ao fogo e com excelente desempenho térmico e acústico, pois suas paredes possuem capacidade estrutural e possibilita também a construção de lajes secas (INSTITUTO DE ENGENHARIA, 2015).

Já podemos ver o Steel Frame sendo empregado em obras comerciais, escolas, hospitais, edifícios de até 4 pavimentos, galpões, armazéns, restaurantes, hotéis e coberturas (CAMPOS, 2013).

Enquanto em países desenvolvidos existem construções com mais de 100 anos com aço galvanizado, no Brasil essa tecnologia ainda é pouco explorada. Com a promessa de ser uma tecnologia limpa e seca que utiliza peças pré-fabricadas, pode melhorar o tempo de construção e diminuir o consumo de insumos. Apesar de utilizar pouca mão de obra qualificada, pode ter uma montagem mais simples do que a produção de estruturas de concreto armado.

Portanto, objetiva-se por meio deste trabalho analisar as vantagens ecológicas e de utilização do Steel Frame, bem como apresentar os processos de emprego do mesmo. Pretende-se ainda compará-lo a alvenaria estrutural em relação a tempo de construção, geração de resíduos, durabilidade e demanda de mão-de-obra qualificada para cada um dos casos.

  1. Referencial Teórico

Nos países desenvolvidos, o Steel Frame começou a ser mais utilizado no período pós-guerra. Hass e Martins (2011, p. 17) afirmam:

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço era um material abundante e as empresas metalúrgicas haviam obtido grande experiência na utilização do metal devido ao esforço da guerra. Primeiro o aço foi utilizado em divisórias em edifícios com estruturas de ferro, o aço que é mais leve usado nessas divisórias passou a substituir a estrutura inteira das moradias. Em 1991, a madeira usada na construção subiu 80% em quatro meses o que levou muitos construtores a passar a usar o aço imediatamente.

De acordo com Campos (2013), o Steel Frame é bastante utilizado na Europa e em países como Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália, Japão, dentre outros. Ainda segundo ele, a tecnologia chegou ao Brasil na década de 90, quando foram construídas residências. A partir disso, o mercado brasileiro proporciona cada vez mais espaço para o Steel Frame e o resultado disso são construções além de residências, como por exemplo, escolas, hospitais, armazéns, galpões, comércios, restaurantes, hotéis e edifícios de até quatro pavimentos.

Porém, no mercado brasileiro da construção civil ainda predomina a alvenaria estrutural.

No Brasil, a construção civil ainda é predominantemente artesanal caracterizada pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdício de materiais. [...] Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores mundiais de aço, o emprego deste material em edificações tem sido pequeno se comparado com o potencial de industrial brasileiro (HASS; MARTINS, 2011, p. 9).

Segundo Campos (2013), no Brasil existem iniciativas de empresas privadas, universidades, associações, construtoras e profissionais de engenharia e arquitetura para garantir que o Steel Frame tenha uma maior projeção no mercado brasileiro sendo encontradas em diversas construções espalhadas em todo território nacional.

O Steel Frame é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação, conforme figura 1. É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizando e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável, permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. Apresenta ótima resistência à incêndio, pois é revestido por placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo (CAMPOS, 2013).

[pic 1]

Figura 1 – Construção em Steel Frame

Fonte: SULMODULOS, s/d

Neste sistema construtivo o aço é o principal material para superestrutura, que é constituída de metal galvanizado, onde galvanização é o processo de revestimento com uma liga de Zinco para proporcionar ao produto maior resistência a oxidação (FUTURENG, S/D).

A utilização do aço galvanizado ZAR230, zincado de alta resistência, com 230 MPa, com 180g/m² de liga de zinco para ambientes não marinhos e com 275 g/m² de liga de zinco para ambientes marinhos, garante um ótimo desempenho contra corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (290.9 Kb)   docx (99.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com