TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Erosão Em Áreas Urbanas E O Desencadeamento de Processos Erosivos Acelerados – Exemplos Brasileiros

Por:   •  27/7/2021  •  Artigo  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 13

Ministério da Educação

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Engenharia - Campus de Várzea Grande

Engenharia de Transportes

Disciplina de Mecânica Dos Solos I

[pic 1]

A Erosão Em Áreas Urbanas E O Desencadeamento de Processos Erosivos Acelerados – Exemplos Brasileiros

Vinicius Oliveira Sampaio

Acadêmico - UFMT, Cuiabá – MT, Brasil barackbr123@gmail.com

Fabiani Maria Dalla Rosa Barbosa

Professora De Mecânica Dos Solos 1 - UFMT, Cuiabá – MT, Brasil, fabianidallarosa@gmail.com

RESUMO: A erosão urbana é um dos problemas ambientais de maior importância e que tem afetado diversas cidades no mundo todo. É um processo natural de “desenho da paisagem”, influenciada por fatores como as propriedades do solo, vegetação, clima, intensidade das chuvas, porém sua principal causa é a ação do homem, que pela má utilização do solo, têm intensificado cada vez mais as ocorrências de desastres e gerando prejuízos tanto ao meio ambiente como para a própria população. O solo deve ser preservado e visto como um bem, um patrimônio, tratado com total seriedade e planejamento. O objetivo deste trabalho é analisar a falta de planejamento nas construções e na ocupação das cidades, tendo como foco as cidades de Sorriso (Mato Grosso), Goiânia (Goiás) e Recife (Pernambuco) que vêm passando por um rápido crescimento urbano e um processo de ocupação desordenada, com informações obtidas, respectivamente, através do artigo de Guerra, Coordenador do Lagesolos DeGeo – UFRJ, do site da globo, para matéria do Jornal Nacional e da dissertação de Verde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco.

PALAVRAS-CHAVE: Planejamento, rápida urbanização, práticas conservacionistas.

ABSTRACT: Urban erosion is one of the most important environmental problems that has affected several cities worldwide. It is a natural process of “landscape design”, influenced by factors such as soil properties, vegetation, climate, rain intensity, but its main cause is the action of man, who, due to the poor use of the soil, have intensified more and more the occurrences of disasters and causing damage both to the environment and to the population itself. The soil must be preserved and seen as a good, an asset, treated with total seriousness and planning. The objective of this work is to analyze the lack of planning in the construction and occupation of cities, focusing on the cities of Sorriso (Mato Grosso), Goiânia (Goiás) and Recife (Pernambuco) which have been experiencing rapid urban growth and a disorderly occupation process.

KEYWORDS: panning, rapid urbanization, conservationist practices.

1        Introdução

A erosão não é apenas a formação de “buracos” no solo. Na verdade, erosão é todo e qualquer desgaste dos solos e das rochas em que há o transporte de pequenos detritos de um lugar para outro. Por isso, as erosões podem variar desde a retirada de uma pequena camada de terra no chão até a formação de verdadeiras crateras. (PENA, 2020).

De acordo com Terrence J., George R. e Kenneth G. (2002), duas das principais causas de degradação do solo ocorrem pela ação do vento e da água, que juntos, se responsabilizam por cerca de 84% da extensão global da terra degradada, tornando a erosão excessiva um dos problemas ambientais mais significativos em todo o mundo. A erosão dos solos, por ser um processo natural, já existe na natureza, mas têm seus efeitos intensificados devido a ação do homem ao alterar a composição da superfície, gerando graves danos ao solo e além disso, segundo DOTTERWEICH (2013), as atividades humanas aumentaram entre 10 a 40 vezes a taxa em que a erosão está ocorrendo globalmente. 

Atualmente, no Brasil, 80% da população vive em cidades de pequeno, médio e grande porte. Devido ao acelerado crescimento da população urbana, o meio ambiente e a própria população têm sofrido consequências danosas, dentre elas, a poluição, enchentes, saneamento básico, aumento no índice de pobreza e, como assunto principal, a erosão dos solos. (GUERRA, 2001).

Tendo como motivação a falta de conhecimento aprofundado e desenvolvimento de melhores soluções em relação aos desastres ocorridos nas áreas urbanas, este trabalho, cujo problema é focado nos impactos da erosão urbana e no objetivo de analisá-los, apresentará alguns exemplos de cidades brasileiras, que passam por um rápido crescimento urbano e sofrem com a erosão dos solos.

2        Conceituando Erosão

2.1        Classificação e Agentes Causadores

A erosão pode ser classificada em pluvial, causada pelas águas da chuva, age lentamente, mas podendo ser acelerada ao encontrar o solo sem vegetação, como em áreas desmatadas, fluvial, causada por rios, perenes ou temporários, parecida com a erosão pluvial, porém em maior escala e em regime permanente ou pelo menos, mais prolongado que a erosão pluvial, erosão marinha, provocada pela água do mar através da ação das ondas, das correntes marítimas, das marés. Seu trabalho é reforçado pela presença de areia e silte em suspensão, erosão glacial, causada pelas geleiras, onde a água que se acumula nas cavidades das rochas no verão, congela no inverno e sofre dilatação pressionando as paredes dos poros e rompendo a rocha, erosão eólica, provocada pela ação dos ventos e erosão antrópica que é causada pela ação do ser humano. (ARMESTO, 2011).  

2.2        Causas da Erosão Em Áreas Urbanas

 A erosão em áreas urbanas é causada devido ao acelerado crescimento da população urbana e sua ocupação irregular, exemplificando as cidades de Sorriso do estado de Mato Grosso e Açailândia e São Luis do estado do Maranhão, que são áreas que vem sofrendo problemas provenientes do mau uso da terra com alta suscetibilidade à erosão à medida que a população cresce. Em um estudo realizado na confluência dos rios Poti e Parnaíba localizado em Teresina - Piauí, a ocupação e uso do solo tem sido desordenada e inadequada, pois à ocupação de áreas de riscos socioambientais, áreas que apresentam ineficácia do planejamento, fiscalização, acompanhamento e controle pelos órgão públicos. São locais alvos de grande vulnerabilidade socioambiental devido a acentuada dinâmica de deposição de resíduos, extensa área plana inundável, solos arenosos-argilosos permeáveis e grande corpos d’água. (GUERRA; 2001 E COSTA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (230.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com