TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS EROSIVOS: RELAÇÃO COM FATORES ANTRÓPICOS E NATURAIS E CONSEQUÊNCIAS PARA SOCIEDADE

Por:   •  3/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8

FALCULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO[pic 1]

ALUNA: PATRICIA DOS SANTOS

RA 2826584703

CURSO: GEOGRAFIA

PROCESSOS EROSIVOS: RELAÇÃO COM FATORES ANTRÓPICOS E NATURAIS E CONSEQUÊNCIAS PARA SOCIEDADE

PALMAS-TO

2021

INTRODUÇÃO

A retirada da vegetação de uma área deixa-a exposta à erosão, causada pela queda das gotículas de água, provenientes principalmente das chuvas, o que acaba acarretando em um movimento de massa no solo. “O processo responsável pela desagregação do solo, após a retirada da camada vegetal em sua superfície, é o impacto das gotículas da água da chuva com isso os sedimentos são transportados de um local para outro” (GUERRA, 2001).

Após um longo período chuvoso, esses impactos da água com o solo acabam gerando um fluxo de sedimentos que podem originar ravinas, e processo for contínuo e provocar um incessante aprofundamento do solo, pode-se chegar ao nível de uma voçoroca. Ainda segundo, voçoroca pode ser compreendida como “escavação ou rasgão de solo ou rocha decomposta, ocasionado pela erosão do lençol do escoamento superficial”. Erosões do tipo voçorocas podem chegar a vários metros de comprimento e de profundidade, devido ao fluxo de água que é possibilitado em seu interior, causando uma grande movimentação de partículas.

Algumas voçorocas podem chegar até mesmo ao nível do lençol freático do local onde ocorrem. Sobre isso, FERREIRA (2007), afirma que, “as voçorocas são consideradas um dos piores problemas ambientais em áreas de rochas cristalinas nas regiões tropicais de montanha onde são frequentes e podem alcançar grandes dimensões”. A aplicação dos métodos propostos neste e em outros trabalhos, devem ser aplicados somente depois de realizado um profundo estudo da área atingida, levando-se em consideração vários aspectos da região, como tipo de solo, o relevo do entorno, se há populações sendo atingidas, sejam elas pertencentes à fauna ou à flora, a viabilidade ou não de uma intervenção, a periodicidade e quantidade de precipitação na região, dentre outros fatores.

Há casos em que uma voçoroca alcança trinta metros de profundidade e várias centenas de comprimento. No início, pode ser combatida mediante drenagem adequada das águas superficiais. Problema mais complexo é o da voçoroca em fase mais avançada de desenvolvimento, quando, além dos cuidados com a drenagem superficial, faz-se necessário a construção de barreiras ao longo do vale de erosão e a redução simultânea do ângulo do talude dos barrancos. O emprego de plantas de raízes profundas, como o bambu, às vezes traz bons resultados. No Brasil, as áreas de Casa Branca, Itapetininga e Mococa, no estado de São Paulo, são particularmente afetadas pelas voçorocas, que também ocorrem em outras regiões.

VOÇOROSAS  

podemos observar que a evolução da voçoroca presente na imagem, que sofreu um grande aprofundamento no período de novembro de 2005 a julho de 2007.

Esse fenómeno pode ser observado em um grande número de voçorocas existentes. Caso não sejam feitas intervenções pelo homem, o processo possivelmente não será contido, já que as voçorocas aparecem preferencialmente em regiões onde ocorrem chuvas periódicas, o principal fator que contribui para o surgimento e o desenvolvimento do fenômeno de voçorocamento.

Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, definindo uma maior propensão ao surgimento e desenvolvimento do voçorocamento em algumas regiões.

Diferenças entre Ravinas e Voçorosas

A voçorosas é um tipo de erosão que provocam  grandes buracos são formados da chuva em locais que a vegetação não atua mais como fator de proteção devido ao desmatamento.  

Ravinas é um tipo de erosão formada pela ação de enxurradas e córregos, sendo menores em relação as voçorosas. A erosão das ravinas começa com as gotas de chuva que transformam a estrutura do solo de forma concentrar o escoamento.

            As Voçorosas são causadas por fenômenos naturais, mais a ação do homem podem causar ainda mais o processo. Em relação ao relevo, sua influência está relacionada com as características de declividade quando acentuada, comprimento de rampa longo e a forma da encosta, que favorecem maior velocidade, volume e concentração da enxurrada. Quanto às chuvas, a erosão pode ser maior ou menor em função da sua duração, intensidade, distribuição e tamanho de gotas

Em regiões onde sua distribuição é concentrada em poucos meses do ano, a quantidade de eventos de grande intensidade geralmente é maior, e consequentemente, mais alto é o índice de erosividade e os danos causados

          Quanto maior o volume de poros grandes do solo, maior a infiltração de água das chuvas, e menor o escoamento superficial. A matéria orgânica influencia bastante a agregação, conferindo maior estabilidade aos agregados através da cimentação das partículas, e com isso, proporciona maior resistência à ação das gotas das chuvas e das enxurradas resultando em menor desestruturação e carreamento de solo

          Geomorfologia, geologia, pedologia, clima, cobertura vegetal e ações antrópicas que proporcionam a identificação da propensão à formação dessas feições, litologias e às estruturas geológicas planares (foliações, fraturas e falhas

           Podem causas grandes buracos na terra, oriundos da ocorrência de grandes chuvas, que causam intensa erosão no solo, fazendo com que a vegetação existente seja retirada e não haja mais proteção da terra. Com isso as voçoroca tem como principal consequência a inutilização do solo, tornando-o por esses processos de degradação, infértil, pela perda de nutrientes.

 O manejo do solo ajuda a acabar com as inxentes pois a agua sai pelo manejo do solo, podem ocorrer também pela falta de planejamento e gerenciamento das águas das chuvas como, construção de estradas, cercas, infraestruturas, com ordenamento da enxurrada em um único ponto sem estratégia de dissipação de energia, etc.

A melhor forma de combater o problema da erosão é a prevenção.  Para que a erosão não aumente mais rápido é necessário que o homem tome devidas providências como evitar as queimadas, reflorestar regiões onde houve o desmatamento e em áreas em que o terreno está exposto aos agentes da erosão. Os agricultores deverão ser instruídos por órgãos ligado a agricultura para realizar a sua plantação usando técnicas adequadas para não ocorrer erosão do mesmo. O desmatamento e a falta de proteção dos solos arenosos e pobres são as principais causas das voçorocas, que podem ameaçar estradas e cidades, além de inutilizarem vastas áreas para as culturas.

Voçorosa causada na cidade de Valparaiso de Goias - GO

Uma voçoroca de cerca de 500 metros de comprimento e 40 metros de largura ameaça engolir parte da BR-040, em Valparaíso de Goiás. O problema se arrasta há anos e a obra para conter a erosão não começou.

A voçoroca é causada pela água das chuvas. Porém, o processo de urbanização da região acabou agravando a situação. Uma das hipóteses para o problema é a falta de infraestrutura de drenagem de águas da chuva.

O buraco fica em um terreno particular às margens da rodovia. Segundo a gestora ambiental Paloma Ludmila Moraes, que estuda essa voçoroca, o terreno fica em uma área de proteção ambiental onde deveria ter sido criado um parque municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (396.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com