TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Erosivos Relação com Fatores Antrópicos e Naturais e Consequências Para Sociedade

Por:   •  11/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

A erosão é o processo geológico no qual os materiais de terra são desgastados e transportados por forças naturais, como o vento ou a água. A maior parte da erosão é realizada por água líquida, vento ou gelo (geralmente na forma de uma geleira). Se o vento for poeira, ou a água ou o gelo glacial estiverem lamacentos, a erosão está ocorrendo. A cor marrom indica que pedaços de rocha e solo estão suspensos no fluido (ar ou água) e sendo transportados de um lugar para outro. Esse material transportado é chamado de sedimento.

Alguns dos fatores naturais que afetam a erosão em uma paisagem incluem clima, topografia, vegetação e atividade tectônica. O clima é talvez a força mais influente que impacta o efeito da erosão em uma paisagem, já que inclui precipitação e vento. Mas as práticas humanas também podem causar ou intensificar esse processo. A atividade humana alterando a vegetação de uma área é talvez o maior fator humano que para agricultura e desenvolvimento, o solo fica mais vulnerável a ser lavado ou levado pelo vento. Além disso, deslizamentos de terra tornam-se mais comuns, pois a água corre sobre o solo exposto em vez de encharcá-lo, causando inundações.  

O solo é a base de qualquer sistema produtivo e é um recurso não renovável. Portanto, é necessário garantir sua perenidade ao longo dos anos. Para isso, é necessário realizar uma exploração integral com práticas agronômicas e de manejo adequadas. Assim apresentamos o trabalho como uma produção textual interdisciplinar sobre os processos erosivos e sua relação com fatores antrópicos e naturais, bem como suas consequências para sociedade, com respaldo teórico nas bibliografias sugeridas e a interdisciplinaridade das disciplinas deste semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

A erosão é geralmente considerada como mais um processo de degradação do solo. No entanto, em termos mais rigorosos, deve ser feita uma distinção entre os mecanismos de degradação ou deterioração e os de perda de recursos. Como o solo não é um recurso natural renovável em escala humana, sua perda por erosão ou impermeabilização pode ser considerada irreversível. Consequentemente, o problema ambiental que ele gera deve ser tratado por meio de medidas preventivas. 

A erosão não é um processo em si, mas a manifestação fenomenológica de uma infinidade de processos que dão origem à perda de recursos do solo, sem a intervenção da impermeabilização por infraestrutura e planejamento urbano. Assim, uma classificação muito geral permitiria distinguir entre erosão hídrica, eólica e de lavoura, que também ocorrem em condições naturais.

 No entanto, o homem, por meio de práticas, tende a acelerá-lo, a ponto de as perdas não poderem ser compensadas pelas taxas naturais de formação do solo. É nessas situações que ocorre um grave problema ambiental. Em casos extremos, pode gerar os chamados desertificação, que nada mais é do que a manifestação fenomenológica da perda ou degradação do solo em ambientes áridos, semiáridos e subúmidos secos. Ao contrário, a erosão por lavoura é um fenômeno genuinamente antrópico, uma vez que as forças naturais não intervêm diretamente, mas sim a intervenção humana através de suas práticas e tecnologias. 

Entre algumas denominações de processos decorrentes da erosão, encontram se as ravinas, que são produto de acidentes geográficos causados ​​por erosão por rios e enchentes. As ravinas são geralmente classificadas como sendo menores em tamanho do que voçorocas, vales e cânions.

As ravinas são na verdade o aprofundamento dos sulcos, com profundidade que fica entre 0,50cm e 1,5m apresentando um crescimento tanto progressivo (montante a jusante) como regressivo (jusante a montante), muito embora prevaleça o crescimento progressivo. A diferença básica de uma ravina e uma voçoroca está na forma da calha por onde escoa a água da chuva. Na ravina, essa calha tem a forma em V, e nas voçorocas essa calha tem a forma em U, não apresentando, portanto fundo plano (VIEIRA, 1998).

Posteriormente, com a potencialização das ravinas e degradação do solo em áreas de nascentes, surgem erosões gigantes chamadas voçorocas. Voçoroca é um fenômeno geológico que consiste em águas pluviais e intempéries criando grandes buracos erodidos no solo, que se torna cascalho e vulnerável a inundações quando a vegetação deixa de proteger o solo. Esse fenômeno torna o solo infértil, seco, quimicamente morto e não fértil.

Os sedimentos desses processos climáticos são transferidos para os locais mais baixos e ali depositados. Como resultado, formam-se depósitos de colúvio e talude, caracterizando o processo deposicional. Trata-se de processo natural por ser ocasionado pela erosão do lençol do escoamento superficial”.

Elas são classificadas de acordo com tamanho e forma da seção transversal do canal formado, área de cobertura, forma e localização. A forma da voçoroca é variada e depende de fatores naturais, como tipo de rocha e paleotopografia, e/ou fatores antropogênicos. A água subterrânea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de processos de voçoramento, pois nos locais de afloramento do lençol freático acontece a liquefação dos detritos arenosos do solo ao redor, o que vai aumento os buracos e valas.

Entre os principais fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, estão fatores climáticos, geomorfológicos, pedológicos e antrópicos, como desmatamento, queimadas e manejo inadequado das lavouras. As voçorocas são frequentemente associadas a uma ampla gama de impactos no local e fora do local. Os impactos no local incluem a perda direta de terras, árvores e culturas, bem como a redução da trafegabilidade. Estes limitam as oportunidades para a agricultura e outros usos da terra. 

As voçorocas também podem causar danos significativos a estradas, edifícios e outras infraestruturas. Em casos graves, tais destruições podem causar um número significativo de baixas. Os potenciais impactos fora do local da erosão da ravina incluem mudanças na hidrologia da bacia, como fluxos de base mais baixos do rio e maior descarga de pico de escoamento. As voçorocas podem contribuir indiretamente para as cargas de sedimentos, aumentando o escoamento e a conectividade de sedimentos entre áreas de terra firme, fundos de vales e redes de rios ou lagos. Como tal, a erosão de voçorocas é uma grande preocupação em muitas regiões do mundo. É um processo chave de degradação e desertificação da terra, representando uma ameaça para ecossistemas e serviços ecossistêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (226.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com