TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FALHAS EM COMPRESSORES SCROLL: UM ESTUDO DE CASO

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.483 Palavras (26 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – RJ

LEANDRO CASTAGNARI SOBRAL

FALHAS EM COMPRESSORES SCROLL: UM ESTUDO DE CASO

RIO DE JANEIRO

2019

LEANRO CASTAGNARI SOBRAL

FALHAS EM COMPRESSORES SCROLL: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de conclusão de curso submetido ao Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estácio de Sá (UNESA-RJ), como requisito à obtenção do grau de Bacharel em  Engenharia Mecânica.

Orientador: Prof. Marco Antônio Greco

RIO DE JANEIRO

2019

Epígrafe

"Não confunda derrotas com fracassos nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas os perdedores se acomodam nas vitórias" (Roberto Shinyashiki)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a DEUS por ser essencial em minha vida, autor do meu destino, socorro bem presente na hora da angústia. Dedico este trabalho a minha avó Berenice ( IN MEMORIAN) por todo aprendizado e amor que sempre teve comigo. Dedico este trabalho aos meus pais que me ensinaram o caminho a ser seguido. Deus Seja Louvado!!!

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus sobre todas as coisas, por sempre me sustentar e derramar suas bençãos sobre minha vida. Agradeço a minha mãe Selma que sempre acreditou no meu potencial e me incentivou. Ao meu pai Claudio que batalhou por anos e ainda batalha, para proporcionar a melhor educação para seus filhos. .A minha irmã Luana que sempre me auxiliou nesta jornada, inclusive abrindo mão de seu computador para que eu estudasse e fizesse os trabalhos acadêmicos. A minha esposa Marcia e aos meus filhos Lucas, Vitória e Miguel que acreditaram no meu sonho e me deram força e souberam respeitar meus momentos de reclusão. Aos meus verdadeiros amigos e amigas que sempre me deram palavras de encorajamento. Agradeço aos meus queridos mestres que se dedicaram a ensinar e compartilhar seu conhecimento. Um agradecimento especial ao professor Marco Greco que fez toda diferença na orientação de meu TCC. A UNESA por toda estrutura que proporcionou para meu aprendizado. Agradeço ao meu gerente da Heating Cooling senhor Léo Mamede, que me inspira a ser um profissional melhor a cada dia. Em fim eu agradeço por cada desafio que me fez mais forte até chegar aqui."

RESUMO

Tradicionalmente, os compressores scroll são feitos principalmente de peças metálicas e o óleo é usado para lubrificar as superfícies de atrito e reduzir a temperatura de descarga e o vazamento. O desempenho do sistema de refrigeração depende principalmente do compressor hermético. Dos diferentes compressores usados ​​nas indústrias de refrigeração e ar condicionado, os compressores alternativos herméticos ainda são eficientes e têm seu lugar nas aplicações domésticas. A existência de uma gestão de manutenção se mostra muitas vezes precária na grande parte de empreendimentos tanto de pequeno quanto de médio porte. Com um mercado competitivo e com clientes mais exigentes, as empresas têm de buscar maior qualidade e confiabilidade em seus produtos. Este trabalho de conclusão de curso buscou apresentar uma revisão sobre os compressores scroll, seu funcionamento, seus principais problemas e manutenção, além de apresentar um estudo de caso de uma manutenção bem sucedida de um compressor scroll baseada na teoria envolvida neste trabalho.

Palavras chave: Compressores herméticos, Compressores Scroll, Manutenção Preventiva.

ABSTRACT

Traditionally, scroll compressors are mainly made of metal parts and the oil is used to lubricate friction surfaces and reduce discharge temperature and leakage. The performance of the refrigeration system depends mainly on the hermetic compressor. Of the different compressors used in the refrigeration and air conditioning industries, airtight reciprocating compressors are still efficient and have their place in home applications. The existence of maintenance management is often precarious in most small and medium-sized enterprises. With a competitive market and with more demanding customers, companies have to seek higher quality and reliability in their products. This work of course conclusion sought to present a review on the scroll compressors, their operation, their main problems and maintenance, besides presenting a case study of a successful maintenance of a scroll compressor based on the theory involved in this work.

Keywords: Hermetic compressors, Scroll Compressors, Preventive Maintenance.

LISTAS DE FIGURAS

Figura 1 - Diagrama T-s do ciclo ideal de refrigeração por compressão de vapor        12

Figura 2 - Esquema do ciclo de refrigeração por compressão de vapor        13

Figura 3 - Tipos de Compressores        14

Figura 4 - Primeiro compressor de amônia de ação dupla  e motor a vapor        15

Figura 5 - Processo de Compressão do gás em compressor Scroll        16

Figura 6 - Vista do corte de um compressor Scroll        17

Figura 7 - Válvula Schrader        20

Figura 8 - Remoção do Compressor        28

Figura 9 - Remoção do filtro e visualização das impurezas        29

Figura 10 - Pontos de possível carbonamento interno        30

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        10

2 OBJETIVOS        11

2.1 Objetivo geral        11

2.2 Objetivos específicos        11

3 REFERENCIAL TEÓRICO        12

3.1 Sistema de refrigeração por compressão de vapor        12

3.2 Compressores        14

3.3 Compressores Scroll        15

3.4 Sequência de instalação do compressor Scroll        19

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com