TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFLUÊNCIAS DA URBANIZAÇÃO SOBRE O CLIMA

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

INFLUÊNCIAS DA URBANIZAÇÃO SOBRE A TEMPERATURA E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

DISCIPLINA: PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS (NPG1575)

ALUNO: ENG. CIVIL FILIPE MARQUES DE GOUVEA (M: 201802073558)

ABRIL/2018


SUMÁRIO

ILHAS DE CALOR EM CENTROS URBANOS        3

FATORES QUE CAUSAM O AUMENTO DA TEMPERATURA NAS CIDADES        4

CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NAS CIDADES        4

ALTERNATIVAS PARA UMA MELHORA DO QUADRO ATMOSFÉRICO NO AMBIENTE URBANO        4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        5

        

        

        

        


ILHAS DE CALOR EM CENTROS URBANOS

A urbanização brasileira foi caracterizada por um rápido e desordenado crescimento das cidades, sem a instalação de uma estrutura urbana consonante com as dinâmicas da natureza. Dada à inobservância dos aspectos naturais, as alterações promovidas pela interferência humana acabaram por desencadear problemas ambientais, tais como a poluição do ar e das águas (superficiais e subterrâneas) e a contaminação/degradação dos solos, sobretudo nas áreas densamente urbanizadas, nas quais a dimensão dos problemas ambientais se amplia (DIAS e NASCIMENTO, 2014).

As cidades e suas configurações heterogêneas apresentam distintos padrões de edificações, habitações e espaços públicos. Sua formação e expansão, com o contínuo processo de substituição das superfícies naturais por materiais artificiais e lançamento de gases e material particulado na atmosfera, concorrem para a degradação ambiental e a mudança dos padrões climáticos locais (FERREIRA, OLIVEIRA e SOARES, 2010).

A intensidade de urbanização, expressa em termos de espaço construído, altera significativamente o clima, de modo que as alterações variam de uma localidade para outra, conforme a intensidade de uso-ocupação do solo, o processo de crescimento urbano e as características geoecológicas do lugar. As expressivas alterações climáticas na cidade dizem respeito aos valores de temperatura e a concentração de poluentes, visto que a área urbanizada promove alterações no balanço de energia, gerando “bolsões” de calor, denominadas “ilhas de calor” (LOMBARDO, 1985).

Segundo GARTLAND (2010), há tempos observa-se que áreas urbana e suburbanas possuem ilhas de calor, um “oásis inverso”, onde o ar e as temperaturas da superfície são mais quentes do que em áreas rurais circundantes. [...] porque muitos materiais de construção comuns absorvem e retêm mais calor do que materiais naturais em áreas rurais menos urbanizadas. Existem duas razões principais para esse aquecimento. A primeira é que a maior parte dos materiais de construção é impermeável e estanque, e por essa razão não há umidade disponível para dissipar o calor do sol. A segunda é que a combinação de materiais escuros de edifícios e pavimentos com configuração típica cânion absorve e armazena mais energia solar. 

As ilhas de calor apresentam características comuns, intensificando-se conforme amplia-se o tamanho do sítio urbano. GARTLAND (2010) elenca cinco características fundamentais das ilhas de calor. São elas: a) são geralmente mais quentes após o pôr do sol, quando comparadas às áreas rurais e mais frescas ao amanhecer; b) as temperaturas do ar são elevadas em decorrência do aquecimento das superfícies urbanas, uma vez que estas absorvem mais calor do que a vegetação natural; c) as diferenças na temperatura do ar e na superfície são realçadas em dias calmos e claros; d) áreas com menos vegetação e mais urbanizadas tendem a ser mais quentes; e) criam colunas de ar mais quentes sobre as cidades e podem causar inversões de temperatura.

FATORES QUE CAUSAM O AUMENTO DA TEMPERATURA NAS CIDADES

Podemos relacionar o aumento da temperatura nas cidades a efeitos do macroclima e microclima. Sabemos que a terra passa por períodos de aquecimento e esfriamento com relação a fatores externos ao planeta e intrínsecos a ele, sem relação do homem. Hoje o planeta passa por um desses períodos de aquecimento, mas especialistas afirmam que o período esta pelo fim e entraremos em um período de menores temperaturas nos próximos anos. Este é um dos fatores que vem causando aumento de temperatura no mundo todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com