TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRÁTICAS INTERCULTURAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  23/10/2022  •  Artigo  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]

PRÁTICAS INTERCULTURAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

MARCOS DOS ANJOS COSTA

CAMAÇARI

JUNHO/2022

[pic 2]

PRÁTICAS INTERCULTURAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Projeto de pesquisa apresentado no Centro Universitário UNIFAMEC a Profª Vanessa Nunes como pré-requisito parcial para aprovação no curso de Engenharia de Produção da disciplina de Projeto Final I.

                                        

CAMAÇARI

JUNHO/2022

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................  4

2- OBJETIVOS.............................................................................  5

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................  6

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................  7

5- METODOLOGIA......................................................................  8

6- CRONOGRAMA...................................................................... 10

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................11


1 - INTRODUÇÃO      

A pandemia da Covid19 vem provocando forte retração no mercado de trabalho. As taxas de desemprego que vinham elevadas após a crise de 2015-2016, aumentaram ainda mais em 2020, alcançando patamares elevados e, consequentemente, a busca por emprego se tornou uma batalha cada vez mais difícil e acirrada para o trabalhador. Essa situação faz com que o trabalhador busque opções de trabalho fora de sua cidade ou do seu estado. A notícia de que você foi aprovado em um processo seletivo para uma nova oportunidade de emprego, mesmo que fora da sua região, traz uma felicidade muito grande para o trabalhador, uma expectativa de poder desenvolver todas as habilidades adquiridas em sua vida profissional. Mas ao iniciar a arrumação das malas o trabalhador pode estar dando início a grandes transtornos em sua vida pessoal e profissional, isso porque nem todas as empresas estão preparadas para recepcionar esse novo colaborador de outro estado ou região.

A falta de política de contração de funcionários de outros estados, a falta de programas sociais voltados para a interculturalidade e a cultura interna da empresa pode acarretar grandes dificuldades e gerar um impacto muito negativo para o novo colaborador. Sendo assim, de que forma a Organização pode estruturar suas políticas internas a fim de garantir que o novo colaborador se sinta acolhido em seu novo emprego e possa desenvolver suas atividades de forma eficaz e com qualidade? Este projeto buscará propor soluções para minimizar os impactos sofridos por novos colaboradores de outras regiões dentro das Organizações do Brasil tornando assim um ambiente seguro e saudável para todos.

2 - OBJETIVOS              

Diante da problemática apresentada esse projeto de pesquisa irá propor formas de minimizar os impactos negativos decorrentes do choque cultural dentro das Organizações utilizando ferramentas e/ou práticas existentes em empresas cujo tema da interculturalidade já é bastante difundida e são exemplos de sucesso.

2.1 Objetivos Específicos

2.1.1 Criar manuais sobre a cultura da empresa e a importância e benefícios da interação social;

2.1.2 Promover momentos de integração social entre os funcionários desde a contração e em momentos específicos durante seu ciclo profissional como treinamentos, dinâmicas, programas sociais e motivacionais, entre outros;

2.1.3 Buscar junto ao RH das empresas criar uma política de contratação de colaboradores de outros estados que contemplem ajuda de custos e apoio com sua transferência e de sua família.

        

3 - JUSTIFICATIVA                

Algumas empresas citam em suas filosofias organizacionais que seu principal valor são seus funcionários. Grau de reconhecimento dos funcionários, ambiente de trabalho amistoso e confortável, possibilidade de crescimento e comprometimento com a moral e a ética estão entre os princípios da maioria das companhias. Entretanto casos de xenofobia ocorridas dentro de diversas empresas no território brasileiro mostram que nem sempre esses valores são seguidos.  

Trabalhadores que buscam oportunidades de trabalho fora de sua cidade ou estado certamente em algum momento irá encontrar conflitos que podem comprometer seu desempenho profissional e abalar sua saúde emocional, isso porque a presença de um colaborador de outro estado dentro de uma organização, além de gerar um choque cultural entre os colaboradores, pode ser vista pelos colegas de trabalho da região como uma ameaça aos seus empregos. Muitos trabalhadores de fora sofrem piadas, ameaças e comentários xenofóbicos, isso consequentemente afeta seu desempenho dentro da companhia e sua jornada profissional certamente terá cicatrizes que podem fazer o funcionário perder a confiança na elaboração de suas demandas.

A ideia central desde projeto de pesquisa irá buscar propostas para solucionar a seguinte problemática: como minimizar os impactos interculturais sofridos por colaboradores de outros estados dentro das indústrias? A partir daí traçar estratégias que possam ser adotadas nas Organizações para que esses impactos culturais não afetem nem os “estrangeiros” nem os colaboradores da região, a fim de todos trabalharem num ambiente amistoso e saudável em busca dos objetivos da companhia.

4 - REVISÃO TEÓRICA          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com