TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS

Artigo: ATPS DE PROCESSOS GERENCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 12

ETAPA 1

PASSO 1

Introdução

O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas.

Através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.

Planejamento

Ultimamente percebe-se que o ambiente do processo de planejamento teve uma grande mudança nos últimos anos, pois a globalização dos negócios fez com que os mercados e os consumidores sejam mais exigentes devido à diversificação dos produtos e concorrências.

Nos tempos atuais o planejamento é mais do que nunca necessário à gestão da empresa, entretanto para colocá-los em pratica de forma efetiva, é preciso que o gestor conheça e saiba utilizar bem cada um dos seus elementos, suas funções e seus limites e que seja flexível ao ponto de perceber que planejar nem sempre é o contrário de fazer.

PASSO 2

No conceito do professor Roberto Shinyashiki o planejamento tem uma grande importância nas atividades do administrador que almeja obter o sucesso na organização e assim consequentemente profissional. Mas há duas questões que estão sempre em confronto: o presente e o futuro. Isso quer dizer que o empreendedor se dedica em vencer problemas atuais, mas não se pode esquecer-se dos que ainda virão pra conquistar o sucesso, assim com essa visão faz com que o empreendedor esteja sempre preparado e alerta para colocar seu planejamento em ação.

Já na visão do Professor Paulo Barreto dos Santos, o administrador do futuro está sempre em busca constante do sucesso profissional, não levando em conta a vida pessoal,se dedicando horas além de seu expediente,sempre atento e ativo.Mas, contudo, sendo um gestor justo,que respeita e é respeitado pelos subordinados.

PASSO 3

O Planejamento é a junção de processos,diretrizes e ações que colaborará na implantação e desenvolvimento de situações previsíveis;predeterminar os possíveis acontecimentos e preservar a lógica entre os acontecimentos. O processo do planejamento,inclui procurar informações para definir com clareza os objetivos, visando estabelecer as previsões e alternativas para a predominância da ação.

Os tipos do Planejamento se baseia em :

Planejamento Estratégico: Esse planejamento possibilita ao executivo estabelecer o trajeto a ser seguido pela organização,com a visão de obter um nível de aperfeiçoamento em relação a organização com o seu ambiente.

Planejamento Tático: O objetivo desse planejamento é aperfeiçoar uma determinada área de resultado e não a organização como um todo.

Planejamento Operacional: Acontece por meio da formalização através de documentos escritos,das métodos de desenvolvimentos e implantação estabelecidas.

Considerações Finais:

Planejamento é a determinação de um conjunto de procedimentos, ações, alternativas para a realização de um determinado projeto. Pra isso, se quer um esforço do administrador para se observar os problemas atuais e futuro, quando inúmeras atividades se ocorrem na organização. O planejamento não é uma iniciativa onde pretende acertar tudo e sempre, contudo,minimizar prejuízos e decepções visando alcançar maior eficiência nos processos decorrentes.

ETAPA 2

No ano de 2012 , a Faculdade Anhanguera Educacional de Campinas Und.2 , organizou uma semana de palestras e mini-cursos, onde em todas as noites simultaneamente, aconteceu vários projetos com os mais diversos temas com relação aos cursos exercidos na faculdade, tais como Recursos Humanos, Sistema de Informação, Contabilidade, Segurança Pessoal, Ciência da Computação, Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes. Profissionais se disponibilizaram a oferecer esses projetos, a fim de passar informações educativas as comunidades de Campinas e Região.

Vários estudantes também participaram desse projeto, levando em conta todos da comunidade, onde maior numero são pessoas carentes e estudantes do ensino fundamental e médio, podendo obter como consequência um incentivo para continuar os estudos com o nível superior.

O objetivo desse projeto é despertar na comunidade a importância dos estudos hoje em dia, e principalmente o nível superior no mercado de trabalho, também abordar diferentes assuntos e temas para auxiliar na escolha da carreira profissional.

Os materiais para divulgação foram folhetos na própria faculdade, anúncios em jornais locais, correios eletrônicos ( e-mails) e a própria divulgação dos alunos com a comunidade.

Gostaria de deixar em destaque estes projetos da Anhanguera voltados a pessoas que ha tempos não sabiam o que é entrar em sala de aula e compartilhar conhecimentos, pois realmente fazem a diferença na vida de quem quer mudar de vida, pois sou prova viva que o projeto acima citado participei como aluno e me deu incentivos a retomar aos estudos, e hoje aqui estou fazendo parte desta historia.

ETAPA 3

Direção

Administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar. E justamente essas são as mais importantes funções de um administrador. Segundo Fayol, o trabalho do “dirigente” consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequencia lógica. Para se obter sucesso alcançando os objetivos da organização, o administrador define os objetivos e planejando quais os recursos que devem ser utilizados, determinando as atividades a serem realizadas, distribuindo as atividades, selecionando as pessoas responsáveis por cada tarefa e depois disso tudo, otimizando todo o processo,por meio da liderança, incentivos, comunicação, buscando promover uma relação de troca de informação para que ele como administrador,corrija as falhas de planejamento ou até mesmo acelere o processo de execução caso haja necessidade.

Segundo Fayol,para o administrador obter um desempenho satisfatório nas suas ações, ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com