TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO DE PESSOAS

Artigo: ATPS GESTAO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

HELIELMA DA SILVA BARCELLOS MENEZES DA COSTA- RA 421580

NATHÁLIA OLIVEIRA NOGUEIRA– RA 416854

RENATA FERREIRA DA COSTA – RA 414147

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

GESTÃO DE PESSOAS

TRÊS LAGOAS/MS

2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

HELIELMA DA SILVA BARCELLOS MENEZES DA COSTA - RA 421580

NATHÁLHA OLIVEIRA NOGUEIRA– RA 416854

RENATA FERREIRA DA COSTA – RA 414147

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE

GESTÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado à disciplina de Matemática, sob a supervisão do Tutor a Distancia Profª Msc. Mônica Satolani, como requisito parcial para aprovação desta disciplina, referente ao 3° semestre de 2014.

TRÊS LAGOAS/MS

2014

Etapa 1

Introdução à moderna gestão de pessoas. O novo papel dos recursos humanos nas organizações. “As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas.” O contexto da Gestão e Pessoas é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas pra alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, da junção temos a moderna Gestão de pessoas. Temos que observar, no entanto que isso depende de varias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Os empregados podem ser vistos como parte produtiva.

Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham. A RH deve contribuir para eficácia das organizações, conhecendo seu ramo de negócio, para ajudá-la a cumprir suas metas, proporcionando competitividade à organização, valorizando as habilidades de seus colaboradores, incentivando-os as terem compromisso e respeito com a organização, e também de forma contrária, dando a seus colaboradores em troca, visto que essa parceria funciona com trocas, as pessoas precisam devem perceber que estão sendo valorizadas. As mudanças não devem ser impostas, mais trabalhadas, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma. O processo de Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, tais como: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc. A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Basicamente: Agregar pessoas, ou seja, inseri-las no processo. Aplicar pessoas – orientar e acompanhar as pessoas, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas - Salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; Desenvolver pessoas – Treinamentos Manter pessoas – dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização Monitorar pessoas – acompanhar e controlar as atividades das pessoas. Esses processos são dependentes um do outro, e devem ser geridos de forma a se complementarem. A ênfase hoje está em praticas de organização onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos: Pessoas e organizações, funcionando como uma equipe. O conhecimento e o potencial humano serão a grande arma para se manter no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiro tem mais chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerada uma forte crítica ao capitalismo, militarismo,liberalismo,conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo, fordismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.

Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.

Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.

Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas” O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. Devido aos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações ate adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica. Nos dias de hoje não há muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa, transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de reles funcionários.

Não se pode negar que o tratamento para com eles (funcionários) mudou muito, com as novas tecnologias, globalização e conhecimento, muitas empresas estão trazendo a gestão de pessoas para um contexto de humanização e motivação para um melhor resultado da empresa. Porém a grande maioria ainda intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Isso tudo ocorre ao mesmo tempo em que a empresa diz que esta se modificando se humanizando mais e tentando valorizar seu “colaborador”.

Etapa 2

A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

A empresa que escolhemos para realizar essa pesquisa foi a Célere Intralogistica, a sede da empresa está situada no Bairro Santa Catarina na cidade de São Paulo, porem a mesma é uma prestadora de serviços que tem varias subsedes espalhadas em todo Brasil. A Célere Intralogistica Oferece ao mercado soluções inovadoras e trabalhar dessa maneira sempre foi o foco de atuação da Célere. Projetada para programar e operacionalizar soluções em Intralogistica, a Célere hoje conta com uma estrutura completa de 1.200 profissionais para atender todas as necessidades do processo de movimentação interna de indústrias, com manobras complexas e precisas. Com pensamento estratégico e tecnologia, a Célere se tornou líder em Intralogistica no segmento de papel e celulose, atuando fortemente também nos setores automotivo, cosmético e de bens de consumo, dentre outros.

Com serviços inovadores e visão estratégica, a Célere se destaca por criar e implantar projetos logísticos sob medida para as necessidades de cada cliente. A equipe de projetos Célere utiliza ferramentas de PMO (Project Manager Office) e metodologias específicas para alcançar a melhor solução.

Missão

Prover excelência em conceitos logísticos, a partir de soluções ágeis, inovadoras, seguras e eficazes, com geração de resultados.

Visão

Ser reconhecida até 2015 como a melhor empresa no mercado de Intralogistica, gerando resultados aos clientes, acionistas e colaboradores.

Valores

Valores primordiais que estão expressos em todo o trabalho da Célere:

• Atitude

• Confidencialidade

• Ética

• Flexibilidade

• Inovação

• Pessoas

• Responsabilidade Social e Ambiental

• Resultados

• Segurança

• Transparência

Etapa 3

A Célere entende que seu maior patrimônio são as pessoas. Por isso, propõe a seus profissionais um programa de desenvolvimento constante, que proporciona capacitação e crescimento profissional. Contamos com gente especializada. A equipe Célere é avaliada através de metodologias de meritocracia, que estimulam o comprometimento com o processo e o resultado.

Etapa 4

As soluções de Gestão de Pessoas que entendemos ser necessárias foram as listadas abaixo:

- Descrição de Cargo

- Plano Salarial

- Plano de Treinamento

- Manual de Normas e Condutas

- Reconhecimento e Incentivo

- Recrutamento e Seleção

- Avaliação de Desempenho

- Programa de Socialização

- Mapeamento de Competências

Abaixo, você encontra a descrição de cada solução.

Descrição de Cargos

Sintomas:

Quando há falta de organização das atividades de cada um dentro da empresa, excesso de centralização, atividades sobrepostas (duas pessoas responsáveis pela mesma coisa), sobrecarga ou ociosidade, é sinal de que sua empresa pode necessitar de uma Descrição de Cargos.

Solução:

A Descrição de Cargos consiste em um relato, simples e claro, de todas as atribuições e responsabilidades de cada cargo dentro da organização. Além disso, ela especifica quais são as características básicas necessárias para que o ocupante desempenhe bem suas atividades.

Resultados Esperados:

Com cargos bem descritos, a sua empresa terá funcionários mais produtivos, pois estes terão o conhecimento do que devem fazer, como devem fazer e do por que aquilo é importante para a organização.

Plano Salarial

Sintomas:

Os seus funcionários têm deixado sua empresa por dizerem que os salários pagos são baixos? Você não sabe qual o valor mais adequado para remunerá-los? Se você respondeu sim a alguma dessas duas perguntas, a solução mais indicada para a sua dificuldade é o Plano Salarial.

Solução:

Esta ferramenta atua de forma a adequar o salário pago pela empresa segundo duas óticas: a importância do cargo para o seu negócio e o valor dos salários praticados no mercado para este mesmo cargo.

Resultado Esperado:

Ao final da estruturação do Plano Salarial, você terá certeza de que pratica uma remuneração justa para sua empresa e para seus funcionários. Dessa forma, o índice de retenção das pessoas que trabalham no seu negócio aumenta.

Plano de Treinamento

Sintomas:

Quando há excesso de erros e retrabalho nas atividades, funcionários desmotivados no ambiente de trabalho, demora na execução de procedimentos, reclamação de clientes sobre o produto ou serviço que sua empresa oferece ou quando há uma mudança na política interna da empresa, provavelmente você está precisando de um Plano de Treinamento.

Solução:

Essa solução surge em decorrência do diagnóstico das necessidades de treinamento da empresa e tem o intuito de transmitir conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades.

Resultados Esperados:

Os resultados com um Plano de Treinamento são a melhora no desempenho dos funcionários no trabalho, funcionários mais capacitados, maior satisfação dos clientes e aumento na motivação dos colaboradores.

Manual de Normas e Condutas

Sintomas:

Em qualquer circunstância, comportamentos inadequados dificultam a convivência e a harmonia entre as pessoas. E em um ambiente profissional, não é diferente: a má conduta dos colaboradores pode gerar impactos negativos no desempenho de toda a empresa. E dizer como seus funcionários devem agir não é uma tarefa fácil.

Solução:

O Manual de Normas e Condutas tem como intuito facilitar a disseminação de atitudes e comportamentos que são valorizados e exigidos pela sua empresa, além de deixar claras as normas corretivas a funcionários que descumpram as regras estabelecidas. Com isso, todos os seus funcionários terão conhecimento do que é esperado de cada um para o alcance de bons resultados.

Resultados Esperados:

• Comunicação clara sobre aquilo que é esperado dos funcionários;

• Funcionários cientes das regras da empresa;

• Melhoria no relacionamento entre superior e subordinado;

• Melhoria no relacionamento com clientes;

• Clientes mais satisfeitos com o atendimento.

Reconhecimento e Incentivo

Sintomas:

Há na sua empresa uma elevada taxa de rotatividade? Os funcionários não procuram melhorar seu desempenho?

Solução:

A AD&M oferece como solução um plano de Reconhecimento e Incentivo, já que todo ser humano apresenta a necessidade de estar sempre motivado a executar suas atividades. A política de Reconhecimento e Incentivo funciona como uma forma de incentivar os colaboradores a apresentarem certos padrões e executarem determinadas atividades valorizadas pela empresa, além de reconhecer aqueles que se destacarem em seus feitos.

Essa solução é realizada de acordo com o perfil da sua empresa e de seus funcionários, procuramos opções que os reconheçam com prêmios, premiações, elogios e diversas outras formas, preocupando-se em alinhar essas práticas com a capacidade financeira da empresa, as necessidades e interesses dos funcionários.

Resultados Esperados:

Reconhecer as pessoas por suas realizações gera motivação e aumenta o desempenho dos funcionários no âmbito do trabalho, faz com que eles tenham conhecimento das atitudes apreciadas pela empresa e busquem continuar desenvolvendo-as, além de aumentar a satisfação em trabalhar na empresa em questão.

Recrutamento e Seleção

Sintomas:

Funcionários desalinhados ao perfil do cargo e sem a capacitação necessária podem se tornar uma dor de cabeça para a organização. Você já parou para pensar nisso? A AD&M sim e, por isso, uma das soluções da área de Gestão de Pessoas é o Recrutamento e Seleção.

Solução:

A solução é dividida em três etapas. A primeira delas é a elaboração de um perfil com as características ou competências que um candidato necessita apresentar durante o Processo Seletivo. O segundo passo é a captação dos profissionais no mercado, que é a atração de candidatos alinhados à proposta do cargo e da organização. Por último, são elaborados os métodos de seleção adequados às características de cada cargo para se avaliar os candidatos atraídos.

Resultados Esperados:

Tendo um processo seletivo bem estruturado e implementado, você poderá economizar no investimento em treinamentos e, certamente, terá o profissional certo para o cargo certo. Processo Seletivo costuma ser caro e oneroso, por isso é importante tê-lo muito bem estruturado. Você sabe onde encontrar os melhores profissionais do mercado? Como você avalia se eles são os melhores? Se essas perguntas fizeram você refletir é porque a AD&M provavelmente poderá fazer a diferença na sua empresa.

Avaliação de Desempenho

Sintomas:

Como saber se o funcionário exemplar que você contratou está mesmo demonstrando o melhor desempenho para sua organização? A melhor solução é a avaliação de desempenho!

Solução:

Essa ferramenta tem o objetivo de comparar o desempenho real com o desempenho esperado pela organização para determinado cargo. Pode ser realizada através da diferentes métodos, como: avaliação de desempenho por objetivos, por competências, por resultados, entre outros. A área de Gestão de Pessoas da AD&M será a responsável por identificar o melhor de acordo com o perfil da sua empresa.

Resultados Esperados:

Uma avaliação de desempenho bem feita pode trazer benefícios tanto para a organização quanto para o funcionário. Pode ser um importante insumo para decisões de promoção, planejamento e desligamento do funcionário, além de ajudar na identificação de necessidades de treinamento, planos de crescimento e estabelecimento de novas metas, melhorando o desempenho da sua organização. É preciso avaliar o desempenho presente para atingir objetivos maiores no futuro!

Programa de Socialização

Sintomas:

Essa solução é recomendada para empresas que estão enfrentando problemas porque não conseguem integrar os novos funcionários com os antigos.

Solução:

Por meio de um diagnóstico das principais causas do problema na empresa, aliado a uma pesquisa das melhores práticas existentes hoje no mercado e da adaptação desses dados à realidade da sua organização faremos um Programa de Socialização personalizado para resolver o seu problema.

Resultados Esperados:

Com o nosso Programa de Socialização os seus funcionários ficarão muito mais integrados e motivados, pois conhecerão melhor a empresa que trabalham, internalizando os valores da organização e contribuindo para o sucesso da sua empresa.

Mapeamento de competências

Sintomas:

A sua empresa não alcança bons resultados e você não consegue entender o motivo? Você quer uma gestão focada nos objetivos da sua organização e que gere grande valor internamente e externamente?

Solução:

O alinhamento entre os objetivos da sua organização e as competências requeridas para os seus funcionários é imprescindível para o sucesso do seu negócio. Para que isso aconteça, a AD&M realiza o mapeamento e descrição das competências que, se bem trabalhadas internamente, permitirão que sua empresa gere vantagem competitiva frente ao mercado.

Resultados Esperados:

Com o Mapeamento de Competências você irá obter melhores resultados dos seus funcionários, pois o desempenho deles estará vinculado à estratégia da sua organização e ele saberá claramente o que deve fazer para alcançar isso. Além disso, com uma visão mais ampla do que a empresa possui e do que ela quer alcançar, você poderá identificar com muito mais facilidade os pontos de dificuldade dentro da sua empresa e continuamente gerar grande valor para os seus funcionários e para seus clientes.

Referencias Bibliográficas

http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm

http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/relacao-entre-empregador-e-empregado-11321/artigo

http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/entenda-os-caminhos/gestao-de-pessoas

...

Baixar como  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »