TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE - ETAPA 1 E 2

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

UNIAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI

GESTÃO DA QUALIDADE

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TURMA:

NOME

RA

NOME

RA

NOME

RA

NOME

RA

NOME

RA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Etapa 1 e Etapa  2

ETAPA 1 - Aula-tema: Introdução a Qualidade e a importância para o Gestor. Gestão da qualidade - Definição e conceitos.

INTRODUÇÃO

 Apresentamos neste trabalho como objetivo principal, a importância da gestão, as ferramentas de melhoria da qualidade e o método PDCA. Nesta busca por soluções de problemas, percebemos que muitas das vezes não conseguimos encontrar uma solução satisfatória, por não se utilizar uma metodologia ou ferramenta adequada.

O desafio proposto é analisar e implantar novas propostas  na companhia BORA BORA, a fim de serem feitas as devidas correções e melhorias.

Nesta ATPS mostraremos que o uso das ferramentas e o método PDCA, podem resolver diversos tipos existentes de problemas, ressaltando que não existe uma receita, pois para cada problema, precisamos identificar a melhor e mais adequada ferramenta para a resolução do próprio.

A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE E DO METODO PDCA

A gestão da qualidade é fundamental no quadro atual das organizações. Sabemos que o nível de competividade esta cada vez maior entre as empresas, pois cada uma delas tem se preocupado cada vez mais com qualidade e melhoria continua de seus produtos, visando sempre a satisfação de seus clientes e garantindo credibilidade no mercado. Mas para que as empresas possuam e garantam uma boa gestão, é necessário contar com bons gestores, que saibam utilizar de boas ferramentas e métodos, tanto para implementação de melhorias quanto para a resolução de problemas.

Na definição de qualidade, segundo a norma NBR ISO 8402 (1994), temos a qualidade como a “totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”, contudo a qualidade será definida de acordo com a percepção de cada indivíduo e os fatores envolvidos.

A qualidade está diretamente vinculada à busca de melhorias, atualmente a principal estratégia competitiva nas empresas, que buscam aperfeiçoar o uso dos recursos (inputs) a fim de maximizar os resultados esperados (outputs).

Segundo Vicente Falconi, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

Sabemos também que existem diversas  ferramentas e que elas são essenciais para se alcançar as tão esperadas melhorias dentro de uma organização, através da Gestão da qualidade.

Vejamos algumas delas:

  • Folha de Verificação – Formulário de dados, utilizada para coletar as informações pertinentes a um problema;
  • Diagrama de Pareto – Representação gráfica que organiza os problemas do maior para o menor, prioriza os poucos, mas vitais;
  • Diagrama de Causa e Efeito - Representação gráfica que possibilita verificar o problema a ser analisado.
  • Diagrama de Dispersão - Gráfico cartesiano da relação de duas variáveis, identificação entre causa e efeito;
  • Histograma – Diagrama de barra que distribui um conjunto de dados numéricos, permitindo verificar um processo em relação à especificação;
  • Fluxograma – Fluxos que permite a visão global do processo, permitindo conhecer os processos do produto;
  • Gráfico de Controle – Gráfico que permite monitoramento dos processos, se está ou não sob controle;
  • Brainstorming – Conjunto de ideias ou sugestões da equipe buscando soluções, de forma obter o maior número de sugestões/ ideias para posterior julgamento;

5W1H – Documento que verifica as ações e responsabilidades de cada um, sendo WHAT (etapas), HOW (métodos), WHY (justificativas), WHERE (local), WHEN (tempo), WHO (responsabilidade).


MÉTODO PDCA

 Hoje em dia, a busca em ser competitivo e sustentável no mercado tem sido levado a sério e estudado diariamente por diversos grupos da sociedade, onde os bens de maior valor são as informações e conhecimentos.

O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart, Ciclo da Qualidade ou Ciclo de Deming, é uma metodologia que tem como função básica o auxílio no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, sendo extremamente útil para a solução de problemas. Poucos instrumentos se mostram tão efetivos para a busca do aperfeiçoamento quanto este método de melhoria contínua, tendo em vista que ele conduz a ações sistemáticas que agilizam a obtenção de melhores resultados com a finalidade de garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações.

[pic 2]
Definindo de uma melhor forma, o Ciclo PDCA tem como objetivo, exercer o controle dos processos, podendo ser usado de forma contínua para seu gerenciamento em uma organização, por meio do estabelecimento de uma diretriz de controle (planejamento da qualidade), do monitoramento do nível de controle a partir de padrões e da manutenção da diretriz atualizada, resguardando as necessidades do público alvo.

 Em suma, o nosso grupo identificou após debate que a ferramenta PDCA realmente é muito eficaz, de acordo com algumas aplicações ao qual visualizamos através de pesquisa; porém, percebemos que na maioria dos casos, todas ou quase todas as aplicações são executadas especificamente em empresas de médio ou grande porte. Por experiências próprias, vividas por alunos integrantes deste grupo, chegamos a conclusão que, nas empresas de pequeno porte, estes métodos e até mesmo a própria gestão da qualidade é feita de forma simplificada ou até mesmo não são utilizadas, pois muitos empreendedores de pequenas empresas acham os processos e ferramentas desnecessários para a sua organização e optam pelo não investimento de bons gestores, implantação de normas de qualidade, como a ISO 9001 e até mesmo o ciclo PDCA, por falta de profissional qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com