TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps qualidade etapa 1

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 2

Tabela 1 – Evolução da Qualidade

AUTOR

CONCEITO

CARACTERISTICAS DO CONCEITO E DA ERA

Joseph Juran

Trilogia da Qualidade (Qualidade em 03 pontos)

As principais características eram a definição da qualidade pelo planejamento, melhoria e controle.

Philip Croby

Zero Defeitos

As principais características eram a definição da qualidade pela quantidade de produtos sem defeitos, produtos perfeitos.

Edwards Deming

PDCA ou Ciclo Shewart

As principais características eram a relatividade entre a qualidade e o cliente.

Armand Feigenbaum,

Qualidade pela correção de erros

As principais caracteristicas eram a excelência da qualidade pela correção dos erros em tudo com que ela se relacionava

Assim como qualquer outra gestão, a gestão de qualidade é composta por etapas, como analise geral, planejamento estratégico, organização, controle entre tantos outros estágios com a finalidade de se obter sempre o melhor resultado possível.

A conscientização da importância da gestão qualidade dentro de uma organização, fez com que surgissem as Certificações, como a ISO 9000, por exemplo, que obrigam as empresas a seguirem um padrão na qualidade. Assim, com a exigência das certificações cada vez mais rígidas é possível avaliar todas as conformidades determinadas a serem seguidas.

Ao decorrer dos anos, desde quando se fala em qualidade, em meados de 1939 com o impulso da Segunda Guerra Mundial a indústria se viu forçada a produzir materiais bélicos de maior qualidade se adequando a exigência dos novos clientes, deste então o mercado e a indústria estiveram em constante evolução. Essa evolução na gestão se deu através dos estudiosos da época, os ‘’gurus’’ da qualidade: Juran, Crosby, Deming e Feigenbaum.

Cada um desses autores em sua era teve uma participação importante para a evolução da Gestão da Qualidade.

Juran, por volta da década de 40 e 50, eternizou seu nome na área de qualidade com o conceito de que se alcança a qualidade através de um ‘trilogia’: o planejamento da qualidade, que identifica os clientes e suas principais necessidades; a melhoria da qualidade, que reconhece e transforma as oportunidades de melhoria para todos e o controle de qualidade, que avalia e compara os níveis de qualidade.

Ainda sobre os pioneiros nessa gestão temos Crosby, que pregou o conceito de que a qualidade era avaliada pela Quantidade, ou seja, ele avaliava que um produto de alta qualidade não poderia ter quantidade nenhuma com irregularidades. Crosby acreditava no conceito de ‘’Defeito Zero’’ e na fabricação de produtos perfeitos, evitando o retrabalho e aumento a qualidade a cada novo processo.

Já Deming, adaptou um método chamado de PDCA (Plan, Do, Check, Action), onde acreditava que a qualidade de cada produto variava de acordo com cada cliente. Ou seja, não tinha um ponto de equilíbrio ou padrão, pois a opinião de critérios de cada cliente varia em relação aos outros.

Por fim, Feigenbaum dizia que só se alcançava a qualidade através da correção dos erros de todos os processos que envolviam a gestão da qualidade, por exemplo, o marketing, a manutenção, e produção afetavam diretamente na influencia de satisfação dos clientes, pois a comunicação  alinhamento entre todos os departamentos da organização eram cruciais para uma boa qualidade no produto final segundo sua teoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com