TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Processos Gerenciais

Artigo: ATPS - Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível. Para isso a Administração é dívida em conceituações para planejar, organizar, liderar e controlar tornando assim uma ciência.

Este trabalho consiste em mostrar maneiras de se tornar um trânsito mais seguro, gentil e educado, para que haja conscientização e ocorra uma diminuição nos números agravantes de acidentes no trânsito brasileiro que já chega a um acidente a cada 30 segundos segundo o DPVAT e o 5º país no mundo em óbitos no transito segundo a OMS.

Também abordaremos a importância de cada uma das competências necessárias dos níveis organizacionais, dentre eles Planejamento, Organização, Direção e Controle.

DESENVOLVIMENTO

1. Planejamento

Segundo Chiavenato (2010) o planejamento representa a função administrativa, porque ela serve de base para a organização, direção e controle, através do planejamento determinar antecipadamente quais os objetivos a serem alcançados. Deve-se lidar com o futuro de uma forma objetiva aonde se deve ser feito, quando, com e qual sequência.

“O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação produtiva e antecipatória em relação aos eventos futuros. (CHIAVENATO, 2010, p. 138).

Para Maximiano “O processo de planejamento de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório”. (MAXIMINIANO, 2005, p. 81).

Oliveira acredita que planejamento significa “identificação, análise, estruturação e coordenação de missões, propósitos, objetivos, desafios, metas, estratégias políticas, programas, projetos e atividades, afim de se alcançar de modo mais eficiente, eficaz e efetivo o máximo do desenvolvimento possível com a maior concentração de esforços e recursos pela empresa. (OLIVEIRA, 2001, p. 294).

1.1 Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico: É um planejamento a nível institucional, está totalmente voltada a tarefas primárias da empresa, com objetivos a longo prazo, não existindo ações mais imediatas.

Suas principais características são:

• É projetado a longo prazo;

• Está voltada para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa;

• Envolve a empresa como um todo.

Planejamento Tático: Está ligada ao planejamento estratégico. Tem como objetivo melhorar o resultado de determinada área com objetivos de mais curto prazo, ou seja, a nível dos departamentos ou unidades de negócios da empresa.

Segundo Chiavenato o planejamento tático apresenta as seguintes características:

• O planejamento é um processo permanente e contínuo;

• É sempre voltado para o futuro;

• Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão;

• Seleciona entre várias alternativas disponíveis em determinado curso de ação;

• É sistêmico;

• É iterativo;

• É um técnica de alocação de recursos;

• É um técnica cíclica;

• É um função administrativa que interage dinamicamente com as demais.

• É uma técnica de coordenação.

• É uma técnica de mudança e inovação.

Planejamento Operacional: tem caráter imediatista com disponibilidade de recursos, informações a serem adotados e formalizados principalmente através de documentos escritos e processos programáveis com técnicas computacionais.

Tipos de planos operacionais:

• Planos relacionados com métodos, denominação de procedimentos.

• Orçamentos, dinheiro.

• Com tempo, programas ou programação.

Com comportamentos, regulamentos.

1.2 Veja o Futuro Antes dos Outros e O Desafio do Administrador do Futuro

Os artigos Veja o Futuro Antes de Roberto Shinyashiki e O Desafio do Administrador do Futuro de Paulo Barreto dos Santos, deixa bem claro a importância do planejamento, embora eles tenham se expressado de maneiras diferentes. Ambos ressaltam o planejamento como um dos fatores responsável para o sucesso de um profissional, tanto na vida pessoal como em sua carreira de empreendedor.

Para Shinyashiki (2011), a melhor maneira de planejar é ter uma visão empreendedora, fazer uso da criatividade se dedicando no presente mas de olho no futuro. Sem se acomodar deve ter a inquietude de estar sempre buscando nova ideias, ser curioso, perceptivo ao que acontece a sua volta, e não ser limitado.

De acordo com Santos (2011), há um importância de o profissional do futuro está conectado 24 horas e para ter sucesso não pode ter medo de se arriscar, esquecer fórmulas antigas elaboradas para uma realidade diferente da que vivemos hoje.

Atualmente um jovem executivo deve pensar apenas em executar o seu trabalho mas sem imprimir sua marca. E que mesmo pensando em sua carreira prioritariamente não deve pensar em poder e dinheiro mas também no trabalho, quer tudo ao mesmo tempo com a oportunidade de unir vida pessoal e profissional.

2. Organização

Organização é a maneira como se monta um sistema a fim de atingir os resultados esperados e com a finalidade de visar um objetivo coletivo. Sem fazer uso da organização uma pessoa estaria inacessível a tonar alguns objetivos possíveis. (MAXIMIANO, 1992)

Segundo Chiavenato (2010), uma organização é uma resposta para satisfazer alguma necessidade humana, formada por indivíduos ou grupos de pessoas que acreditam possuir as habilidades e conhecimentos necessários para tal.

De acordo com Maximiano (1992), para se ter organização é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com