TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Processos Gerenciais

Artigos Científicos: ATPS Processos Gerenciais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 16

Uniderp

Superiores de Tecnologia Logística

ATPS – PROCESSOS GERENCIAIS 2013/2

2º Semestre (2ª série) => 2º Bimestre_2013/2

Macaé, Rio de Janeiro - RJ 04 de outubro de 2013.

ÍNDICE:

1 - Apresentação

Introdução 2

Etapa 1

Planejamento 3

Etapa 2

Plano Estratégico para organização de evento de ordem social 4

Etapa 3

“Direção” como função do processo Administrativo 6

Etapa 4

“Controle” como função Administrativa garantidora da realização do Planejamento, e potencial orientadora para revisão do planejamento. 7

Considerações finais 10

Referências Bibliográficas 11

Introdução

O planejamento é grandemente utilizado nas organizações e é tratado como uma das mais importantes tarefas de um administrador, que pressupõe: escolher um destino, avaliar os caminhos alternativos e decidir o rumo específico para o alcance do destino escolhido. Porém faz-se necessário entender o conceito de planejamento no ambiente das organizações.

Etapa1 /Passo1°

Planejamento

O trabalho a seguir evidencia o que é planejamento e seus conceitos.

De acordo com cada autor, poderemos nos conscientizar e por em pratica a ideia do planejamento e suas aplicações dentro de uma empresa ou em qualquer outro lugar onde estamos desenvolvendo um trabalho.

A seguir, algumas definições de Planejamento:

Por definição, planejamento significa elaborar um programa para a realização de objetivos e metas organizacionais, envolvendo a escolha de um curso de ação, a decisão antecipada do que deve ser feito, a determinação de quando e como a ação deve ser realizada. Assim sendo, o planejamento proporciona a base para a ação efetiva que resulta da capacidade da administração de prever e preparar-se para mudanças que poderiam afetar os objetivos organizacionais (MEGGINSONETAL, 1986).

STONER & FREEMAN (1995) diz que o planejamento possui dois aspectos básicos, que são vitais para a organização: determinação dos objetivos da organização e escolha dos meios para alcançar estes objetivos. Tais aspectos básicos do planejamento apoiam-se em métodos, planos ou lógica, não sendo, portanto, intuitivos. Deste modo, a organização define seus objetivos e o melhor procedimento para alcançá-los.

Segundo KOTLER & ARMSTRONG (1993) e STONER & FREEMAN (1995), o planejamento pode proporcionar muitos benefícios para as organizações, tais como:

- encontrá-las a pensar sistematicamente no futuro e a melhoras as interações entre os executivos;

- obrigá-las a definir melhor seus objetivos e suas políticas;

- fazê-las obter e aplicar os recursos necessários ao alcance dos seus objetivos;

- fazer com que os seus membros realizem atividades consistentes em relação aos objetivos e procedimentos escolhidos;

- proporcionar padrões de desempenho mais fáceis de controlar e

- adotar ações corretivas caso o resultado de sua ação não seja satisfatório.

O planejamento também traz incertezas consigo, fazendo com que algumas decisões devam ser adiadas para que outras decisões corretas possam ser tomadas futuramente. Por outro lado, a preocupação excessiva em tomar decisões imediatas pode contribuir para a tomada de decisões erradas. É importante que o administrador pondere a decisão precoce e a decisão tardia para que seja tomada no tempo certo. Chiavenato (2007),

Concluímos que, são vários são os conceitos de Planejamento apresentados pelos autores lidos, porém todos concordam que o planejamento é um processo no qual possamos atingir objetivos e/ou metas.

Etapa1 /Passo2°

Após estudo feito sobre os artigos “Veja o futuro antes dos outros”- De Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro”- De Paulo Barreto dos Santos, Concluo que,

O primeiro artigo “Veja o Futuro antes dos outros” de Roberto Shinyashiki, diz que, para um bom empreendedor que deseja ter sucesso na área empresarial e profissional precisa ter criatividade diante de certas situações e estar sempre inovando, buscando ideias nos mais variados cenários, alem disso precisa enxergar alem de uma pessoa comum, precisa está sempre voltado para o futuro, pois sabe que seu empreendimento, suas decisões e tudo que fizer no momento presente ira refletir no futuro seja positivamente ou negativamente, Por isso, o bom empreendedor precisa esta vivendo no tempo presente e no tempo futuro ao mesmo tempo para que ele saiba de imediato o que esta acontecendo com seu empreendimento no futuro ao mesmo tempo em que vive no momento atual.

Já o segundo artigo “O Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, diz que, o grande desafio do administrador do futuro é a globalização, que se tornou um fenômeno no mundo dos negócios, isso faz com que o profissional se coloque em constante aperfeiçoamento, pois precisa está sempre atualizado para acompanhar as constantes mudanças desse mundo globalizado dos negócios.

O fato é que o bom administrador empreendedor precisar ter uma série de qualidades tanto individuais quanto profissionais. Para ajudar a Empresa a alcançar seus objetivos.

Etapa1 / Passo3°

Introdução:

A seguir faremos uma exposição dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, e também através de pesquisas em livros e na internet. Cada membro da equipe deu sua parcela de contribuição para realização deste trabalho.

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com