TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abertura de Uma Empresa de Calçados Sustentáveis

Por:   •  23/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.722 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Superior de Tecnologia em Logística
EAD

CARLOS ANTENOR MARTINS

PORTIFÓLIO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

JUIZ DE FORA - MG

2019

RESUMO


O trabalho proposto, traz a proposta para a abertura de uma empresa
de calçados, tendo seu principal objetivo vender calçados sustentáveis. Em um mundo cada vez mais consumista, qual pode ser a saída para que diminuamos nossa “Pegada ecológica”? O presente trabalho mostra que existe sim o potencial para lojas com intuito cada vez mais sustentáveis seja em seu design, propaganda, incentivos, mas também em seu produto e público alvo. O Estado deve também, ser grande incentivador e visar sempre políticas públicas ambientais que possibilitam grande retorno, não só para a união, como também para o meio ambiente.

 

Palavras-chaves: sustentabilidade, pegada ecológica, políticas ambientais, políticas públicas, menor descarte.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. EMPREENDEDORISMO        5

2. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        7

3. GESTÃO DO ESCOPO        8

4. MODELOS DE GESTÃO        9

5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        10

REFERÊNCIAS        12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo possibilitar a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre, apresentando o planejamento para abertura de uma empresa de calçados sustentáveis. O trabalho proposto para o término do primeiro semestre do curso, propõe um desenvolvimento contextual dos tópicos até hoje abordado em sala. Para isso, será apresentado uma proposta de planejamento de abertura de uma empresa no ramo de calçados, com um diferencial: calçados sustentáveis.

O mundo hoje, cada vez mais consumista e capitalista, precisa ser visto de outra forma. Nosso poder crítico de levantar questões como a forma como usamos e descartamos as coisas, já são realidades e ações em outros países como Alemanha, Suíça, Inglaterra. O mercado de sapatos, por exemplo, movimentou mais de 25 bilhões de reais no brasil no ultimo ano e a tendência é sempre de crescimento. Junto a isso, não foi questionado: E o descarte destes sapatos?

A indústria da produção de calçados tem sido obrigada a pensar no futuro de seus produtos, pois o consumo de materiais sustentáveis está cada vez maior. Então, como juntar sustentabilidade e produção de calçados no mesmo tema? A responsabilidade social não deve estar apenas pautada nos governos, mas também deve vir de empresas privadas, fomentando sempre a ideia de sustentabilidade.

Nas páginas a seguir, elaboraremos um plano de negócios que encaixa justamente os dois temas. Hoje cada vez mais as empresas precisam ser mais estratégicas em suas ações com clientes procurando sempre um nicho ainda desconhecido ou com grande potencial de crescimento. E é justamente aí que nosso modelo de negócio entrará.

  1. EMPREENDEDORISMO

Business Model CANVAS / Modelo de Negócio

[pic 1]

Principais parceiros:

Para colocar o nosso negócio em prática é necessário que tenhamos alguns parceiros chaves em nosso processo de criação.  Empresas que reaproveitam matéria prima para produzir seus produtos e também transformar a matéria prima descartada em matéria apta a outro uso. Assim como empresas do setor de resíduos que será responsável por levar para a empresa transformadora nossa matéria prima, precisamos também de parceria com empresas de logísticas como Correios, DHL, Hermes, etc.

Atividades principais:

Como ponto chave da nossa proposta de produção, nossa principal atividade e chave para nossa sustentação é a de desenvolver produtos sustentáveis para nossos clientes e fomentar a sustentabilidade no meio social através de campanhas de modos de vida mais sustentáveis.

Recursos principais:

Para que seja realizado de fato nosso projeto, precisamos primeiramente de um local onde a fábrica possa ser construída, o local precisa ser de fácil acesso visto que serão recebidos caminhões e carros com matérias prima de produção, etc. O Investimento em mão de obra é a nossa principal fonte de crescimento e consolidação, sem investir nessas duas direções não atingiremos nossos objetivos. Como forma estratégica de disseminação da informação de construção da fabrica e proposta apresentada pela mesma, o investimento em marketing nas redes sociais deve ser feito de um modo mais dedicado, sendo o principal sensor de nossas vendas e ações de marketing.

Recursos principais:

Para que seja realizado de fato nosso projeto, precisamos primeiramente de um local onde a fábrica possa ser construída, o local precisa ser de fácil acesso visto que serão recebidos caminhões e carros com matérias prima de produção, etc. O Investimento em mão de obra é a nossa principal fonte de crescimento e consolidação, sem investir nessas duas direções não atingiremos nossos objetivos. Como forma estratégica de disseminação da informação de construção da fábrica e proposta apresentada pela mesma, o investimento em marketing nas redes sociais deve ser feito de um modo mais dedicado, sendo o principal sensor de nossas vendas e ações de marketing.

Proposta de valor:

A proposta de valor é direta: vender produtos sustentáveis. Ao falarmos de vender produtos sustentáveis, vê se necessário direcionar para qual sentido está indo com a sustentabilidade da empresa. Nesse caso, estamos mais direcionados ao fomentar a “criação de clientes” que apoiam este tipo de modo sustentável de viver, como o de reaproveitar calçados.

Relacionamento com os clientes:

Trabalharmos com o foco no cliente é o nosso objetivo principal. Para anteciparmos tendências e prever modelos de vestimentas, precisamos estar com os ouvidos colados nas pessoas que acreditam na nossa marca. Por isso, através de representantes locais, lojas físicas e principalmente relacionamento nas redes sociais, se compõe nossa central de relacionamento com o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com