TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrando a Si Mesmo Conquistando a Distração Digital

Por:   •  10/2/2021  •  Resenha  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Ergonomia

Prof. Fernando Medina

Aluno: Odevan Ruas de Mendonca

Santos

2021

Resenha Crítica do Artigo

ADMINISTRANDO A SI MESMO

CONQUISTANDO A DISTRAÇÃO DIGITAL

LI, Jonathan. Artigo publicado pela Harvard Business Review, Junho de 2015.

Autores Larry Rosen e Alexandra Samuel.

No artigo em epigrafo, os autores destacam a Sobrecarga Digital as quais estamos expostos diariamente, podendo ser um problema do ambiente de trabalho, aponto de prejuízo á produtividade tanto no escritório como em casa, a ponto de influenciar no trabalho profissional e pessoal, tendo um bom tempo desperdiçado em conteúdo sem importância medido em cerca de 25% equivalente a $997 bilhões/ano.

Para o controlar a sobrecarga digital, no artigo traz relatos como do Sr. Marco que solicitou sua ajuda em uma reunião de escola ao professor e psicólogo Larry, conforme relatos ... desde as primeiras horas é com seu smartphone, checando-o e respondendo as mensagens, no almoço e dirigindo lendo o noticiário da CNN e, no trabalho tinha problemas de finalizar as tarefas e em casa com dificuldade de interagir com a família, uma vez que não conseguia deixar de olhar seu laptop ou telefone.  

Apresenta ainda o Larry Rosen os dados obtidos de seu estudo realizado em 2008 e reproduzido em 2014 também, a qual examinaram as mudanças dramáticas do relacionamento do ser humano e a tecnologia digital, independentemente da idade checam seus smart-phones a cada 15 minutos além de ficarem ansiosos se não podem fazerem.

O professor e psicólogo Larry Rosen indicando três estratégicas para interagir e desviar da tecnologia aos poucos e recuperar o foco, em primazia checar todos os modos eletrônicos e desligando tudo e silenciando o telefone checando a cada 15 minutos aumentando o tempo fora da rede para mais de uma hora ou mais até que se esteja confortável por mais tempo. A segunda estratégica é aplicar um descanso (uma pausa de recarga) com atividade a cada 90 minutos, devido as multitarefas com tecnologia e uso excessivo do cérebro, tais como caminhada curtas ou escultar música. Por derradeiro a terceiras estratégica, é mantenha a tecnologia fora do seu quarto uma hora antes de dormir, sem celular e televisores, permitindo o descanso e bloqueia o seu cérebro para que fique ativo.

Já a tecnóloga Alexandra Samuel indica implementar ferramentas (Tipo filtros) nos e-mails que são uma das maiores distrações. Destaca que desligar da tecnologia não seria uma solução viável na era digital, uma vez que, poucos de nós podemos permitir ficar desconectados do trabalho ou até mesmo a noite e nos finais de semana. Alerta ainda que as ferramentas de automatização não podem eliminar por completo a distração digital, mas pode ajudar no administrá-los, ou seja, as ferramentas tais como: os filtros de e-mails, leitores de notícias ajustados e os programadores de postagens, se complementam e podem decidir o que ganha mais atenção, nos deixando com a sensação de estar menos sobrecarregados e concentrar em tarefas mais importantes no trabalho ou em casa, online ou offline.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com