TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRANDO A SI MESMO CONQUISTANDO A DISTRAÇÃO DIGITAL

Por:   •  10/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Jamille Freitas Fiuza

Trabalho da disciplina de Ergonomia.

Tutor: Prof. FERNANDO MEDINA

Salvador

2020

ADMINISTRANDO A SI MESMO CONQUISTANDO A DISTRAÇÃO DIGITAL

Referência:

LI, Jonathan. Administrando a si mesmo conquistando a distração digital. Harvard Business Review, junho 2015.

O amplo acesso as informações já está ocorrendo há alguns anos, a cada dia a quantidade de informações em tempo real aumenta, porém poucos conseguem separar o momento para estar conectado e o de estar presente e atento ao momento, o autor explana sua opinião sobre o assunto e fornece dados científicos embasados em opiniões de profissionais da área de psicologia e tecnologia. A facilidade para a procrastinação é a apenas um dispositivo eletrônico de distância. De tanta multitarefa, difícil mesmo é se concentrar em fazer apenas uma e que seja bem feita.

As pessoas querem resultados e produtividade, porém como conquistá-la em meio ao bombardeio de informações, para isso os especialistas Larry Rosen, psicólogo defende que deveríamos utilizar a energia em atividades que a elevem, e restringir o fluxo de tanta informação já Alexandra Samuel, tecnóloga, acredita que devemos utilizar as ferramentas digitais de forma mais estratégica.

O texto ainda relata a rotina de Marco, um gerente de 38 anos em uma empresa de aplicativos educacionais, ele logo no início do dia checava todos os seus e-mails, almoçava se inteirando das notícias, dirigia e checava o seu celular, em seu ambiente de trabalho sua produtividade era reduzida e tinha dificuldade em finalizar as tarefas importantes por conta das distrações, além de passar a maior parte da noite conectado, ao invés de interagir com sua esposa e filhos, então ele pediu ajuda para mudar os seus hábitos.

A multitarefa nem sempre é bem sucedida, isso quando ocorre em duas atividades na qual ambas necessitam de atenção e nenhuma é automática, ou seja, uma pessoa que dirige e checa as mensagens em seu celular não fará nenhuma das duas atividades bem. O autor ainda afirma que o simples fato de ter um telefone no ambiente faz as pessoas serem menos produtivas, e que ao estar realizando uma tarefa e ser interrompido os trabalhadores levam cerca de 20 minutos para que retornem a tarefa anterior. Em sua experiência ainda revela que “...muitas pessoas, independentemente da idade, checam seus smartphones a cada 15 minutos ou menos e ficam ansiosos se não são permitidos a fazerem”.

A fim de evitar as distrações tecnológicas, o autor sugere que desviemos a tecnologia gradativamente para recuperar o foco, sugere que cheque todos os modos de comunicação eletrônica, e então silencie e desligue tudo. Em seguida, ajuste um despertador para 15 minutos, quando este avisar, se permita um minuto para checagem tecnologia, repetindo este processo até sentir-se confortável para ampliar o espaçamento de tempo para uma hora ou mais. Outra forma, seria utilizando da estratégia de Nathaniel Kleitman, que explicou que nossos cérebros trabalham em ciclos de 90 minutos, então a cada ciclo completo, você deve realizar uma pausa, “especialmente se você possui multitarefas com a tecnologia, que faz o cérebro estar excessivamente ativo” , escutar músicas, caminhar, meditar, ou outras atividades pode auxiliar no processo de relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com