TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrando a Si Mesmo Conquistando a Distração Digital

Por:   •  9/4/2021  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso – “Quase o pior cenário”: O incêndio no túnel de Baltimore em 2001 (A)

Trabalho da disciplina Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

2021

“QUASE O PIOR CENÁRIO”: O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A).

Referências: SCOTT, Esther. Este caso foi escrito para o Governo do Estado e Local, para uso na Jhon F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Este estudo de caso aborda um incidente que ocorreu na cidade de Baltimore em julho de 2001. No início, o corpo de bombeiros da cidade achou que era um alarme falso de rotina onde as pessoas confundiam a fumaça do diesel queimado com a fumaça do incêndio. No entanto, o alerta desta vez não era falso. Um trem de carga da CSX Corporation com destino a Newark, New Jersey, descarrilou e pegou fogo no túnel abaixo da Howard Street. Uma cidade conhecida por ser bem movimentada.

Acima do túnel, na Rua Howard, havia arranha-céus, hospitais, restaurantes, campos de beisebol, entre outros locais, e isso tudo a aproximadamente 1000-2000 pés do túnel. Além do incidente ter ocorrido em um dia que o tráfego de pessoas estava mais intenso nas estradas, devido ao jogo de beisebol, o trem carregava vários produtos químicos perigosos.

Poucas pessoas sabiam da existência deste túnel, por isso não tinham ciência do perigo, incluindo o prefeito Martin O'Malley, que serviu oito anos na Câmara Municipal de Baltimore antes de vencer a campanha para prefeito.

O trem transportava 60 vagões, dos quais 29 estavam vazios, e os 31 vagões transportados constituíam-se de produtos de papel, compensados de madeira, óleo de soja e vário vagões-tanque de produtos químicos.

A tripulação, sendo dois homens, não conseguiu entrar em contato com o despachante para alertá-lo e, preocupada com um possível vazamento de gasolina e asfixia, libertou as três locomotivas da vibração do trem de carga e as expulsou do fim do túnel. Os primeiros bombeiros aguardavam a tripulação na extremidade norte do túnel. Eles foram informados de que oito dos carros do trem carregavam produtos químicos perigosos: ácido clorídrico, dois

tipos de ácido fluorosilicico, acetato de hexilo, propileno glicol, dentre outros. Sendo que alguns desses produtos, além de poderem causar problemas respiratórios ou queimaduras, poderiam ser altamente corrosivos e explosivos.

Por mais que houvesse uma boa resposta em incidentes anteriores entre os Departamento de Maryland do Meio Ambiente (MDE) e o Corpo de Bombeiros da Cidade de Baltimore, este caso fugia de todos os protocolos já adotados. A dificuldade para os bombeiros não se tratava só por não estarem acostumados com esses determinados tipos de produtos químicos, mas também com a dificuldade de acesso ao local do incêndio. Eles só conseguiam reagir as evidências visíveis, como o volume, cor e intensidade da fumaça. Com isso não conseguiriam prever o resultado da intervenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com