TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes Cusadores de Patologia

Por:   •  20/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 12

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

AGENTES CAUSADORES DE PATOLOGIA

PORTO VELHO

2018.1


COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

AGENTES CAUSADORES DE PATOLOGIA

Monografia apresentada ao Curso de ENGENHARIA CIVIL  da Faculdade de Rondônia - FARO, para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

PORTO VELHO

2018.1

LISTA DE FIGURAS

(pode incluir fotos, gráficos ou mapas, quando for o caso)

Figura 1-...............................................................................................................        44

Figura 2-...............................................................................................................        45

Figura 3 -..............................................................................................................        46


SUMÁRIO

(sempre que possível, utilize a indexação automática)

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................         14
  2. REFERENCIAL TEÓRICO    .......................................................................          17

2.1 CONCEITO DE LÍNGUA............................................................................  17

2.2 CONCEITO DE LINGUAGEM....................................................................        18

  1. OBJETIVOS .................................................................................................         19
  2. MATERIAIS E MÉTODOS ...........................................................................          20

  1. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS............................          30

6    CONCLUSÃO ..............................................................................................        35

REFERÊNCIAS.............................................................................................        36  APÊNDICES..................................................................................................        38

ANEXOS........................................................................................................        39

  1. AGENTES CAUSADORES DE PATOLOGIA
  1. Mecânicos
  1. Abalos Sísmicos

Existem dois tipos de sismos, o natural e o induzido.

O natural: é de origem da terra, na qual as placas tectônicas se movimentam, deslizando-se uma nas outras acarretando movimentos que são sentidos na superfície da terra.

O abalo sísmico induzido é ocasionado pelo homem como por exemplo, explosões, extração de minério, de água ou fósseis ou até mesmo por queda de edifícios.

  1. Sobrecarga da estrutura

Excesso de carga (peso) considerada ou não no cálculo estrutural.

  1. QUIMÍCOS
  1. Ação do sal do mar

Estruturas em áreas litorâneas sofrem com a ação de cloretos e sulfatos. Mesmo em ambientes agressivos, a durabilidade pode ser garantida com cobrimentos maiores das armaduras e concretos menos permeáveis.

  1. Água

A não utilização de água potável pode acarretar alterações ao realizar o traço para o concreto prejudicando a resistência ou até mesmo alguma alteração químicas com os outros materiais de sua composição.

  1. Variação de temperatura 

A variação de temperatura no concreto pode causar diversas patologias em uma obra. Os gradientes podem surgir devido ao processo de hidratação do cimento, da temperatura ambiente e da baixa condutividade térmica do concreto. Geram tensões nas peças de concreto e consequentemente levam ao aparecimento de fissuras e possível comprometimento da durabilidade da estrutura de concreto.

  1. Umidade relativa do ar

Dentro da temática para a engenharia, relacionando com as patologias tem-se umidade como sendo “qualidade ou estado úmido ou ligeramente molhado”, KLEIN (1999).

  1.  Biológicos
  1. Fungos

Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células dotadas de núcleo), microscópicos ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e os mofos, bem como os cogumelos. Constituem um reino de seres separados das plantas, animais e bactérias.

  1. Bactérias

Uma bactéria é um microrganismo unicelular procarionte que pode levar a várias doenças, fermentações ou putrefação (apodrecimento), seja nos seres vivos ou em suas matérias orgânicas.

  1. Físicos (do material)
  1. Escolha errada de material

Um material escolhido de forma inadequada para um determinado tipo de estrutura tanto para fins estruturais como para fins estéticos: fachadas, totens, etc, pode resultar em patologias tanto a longo como em curto prazo.

  1. Incorreto dimensionamento

Hoje através de varias ferramentas computacionais agregados ao conhecimento prévio do responsável técnico se tem um efetivo dimensionamento, porém a falta de conhecimento na área na qual será realizado o dimensionamento acaba acarretando em diversos problemas, iniciando as patologias na fase de projeto.

  1. Apresentação e discussão dos resultados
  1. Mecânicas
  1. Abalos sísmicos.

Como já informado em um dos tópicos anteriores, patologias mecânicas são divididas em: Abalos sísmicos naturais e induzidos. (Conforme as Figuras 01 e 02), podemos verificar um terremoto de abalo sísmico natural que atingiu o Haiti no ano de 2010, onde devastou praticamente a cidade inteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (779.3 Kb)   docx (919.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com