TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ergonomica de Posto de Trabalho de Projetista

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Escola de Engenharia - EE

Engenharia Civil

Disciplina de Segurança do Trabalho e Ergonomia

Prof.: Lauro Witt

Vitor Mota - 47928

ANÁLISE ERGONÔMICA APLICADA A

ESCRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
DE ENGENHARIA

Julho de 2014[pic 1]

Rio Grande – RS

Vitor Mota – 47928

ANÁLISE ERGONÔMICA APLICADA A

ESCRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
DE ENGENHARIA

Projeto de pesquisa realizado com objetivo de análise ergonômica de um posto de trabalho. O presente tem por finalidade compor a avaliação da disciplina.

Professor: Lauro Witt

Disciplina: Segurança do Trabalho e Ergonomia

Julho de 2014[pic 2]

Rio Grande – RS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. DEFINIÇÃO ANTROPOMÉTRICA E PÚBLICO ALVO5

3. ANÁLISE DO PROBLEMA E METODOLOGIA5

4. DISCUSSÃO E PROPOSTA DE SOLUÇÃO6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS7

REFERENCIAL TEÓRICO8

[pic 3]

1. INTRODUÇÃO

A ergonomia é uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como anatomia, antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, engenharia, entre outras, tendo como objetivo analisar os padrões de comportamento  das pessoas no que diz respeito a todos os processos que ocorrem durante as atividades envolvendo o trabalho: postura, movimentação e comunicação, por exemplo.

 “Ergonomia é o estudo científico, da relação entre o homem, seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”. (International Ergonomics Association  - IEA).

A partir do surgimento da Revolução Industrial a tecnologia vem modificando significativamente a maneira de viver e trabalhar do homem. Muitos trabalhos a mão foram mecanicamente transformados e as condições de trabalho passaram a exigir menor esforço. Pesquisas da Organização Internacional do Trabalho – OIT – relatam de que as atividades relacionada ao trabalho passaram a ser mais paralisadas, com pouca movimentação e executando movimentos repetitivos.

O campo da Engenharia e Construção Civil envolve, antes da execução, o processo de projeto. Atualmente, os projetistas utilizam, basicamente, para realização de seu trabalho, o computador. Sendo assim, o objetivo deste trabalho consiste na avaliação do posto de trabalho do setor de projetos de um escritório de engenharia, onde o alvo é o projetista, cuja jornada de trabalho é de, supostamente, oito horas diárias totalizando quarenta horas semanais. Buscou-se analisar os serviços junto à mesa de trabalho, onde se utiliza o computador durante grande parte da carga horária de trabalho. Procurou-se identificar neste trabalho os riscos ergonômicos no ambiente, suas possíveis causas e quais seriam as melhorias possíveis junto ao trabalhador levando em conta os alguns parâmetros: idade, altura, peso e função exercida.

2. DEFINIÇÃO ANTROPOMÉTRICA E PÚBLICO ALVO

Antropometria, segundo Michels (2000), é a ciência que estuda as dimensões do corpo humano e a amplitude de seus movimentos. De acordo com Sobral (1985), “baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano.”

Dessa forma, para análise de postos de trabalho é necessário determinar o tamanho físico de uma pessoa através de suas medidas corporais como altura, alcance frontal e laterais e circunferência, por exemplo, para adaptação do ambiente ao trabalhor específico que atuará nele.

O publico alvo deste posto de trabalho são, portanto, as pessoas responsáveis por análise e desenvolvimento de projetos em escritório de engenharia, denominados projetistas. Mais especificamente, de ambos os sexos: masculino e feminino, com faixa etária entre 20 e 50 anos, nível superior de ensino e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

3. ANALISE DO PROBLEMA E METODOLOGIA

As abordagens ergonômicas relativas ao posto de trabalho de projetista, com uso do computador, têm como objetivo relatar a importância da prevenção de problemas de saúde e da adoção da necessidade de mobiliário apropriado para as atividades em questão. Segundo Fiedler (2009), a motivação e qualidade de vida do trabalhador está ligada à vários fatores como níveis de iluminação, distância mínimas entre tarefas e locais de pausa.

Os serviços com computador, além de necessitarem de um ajuste técnico do equipamento, exigem adaptações e arranjos específicos no local de trabalho onde serão implementados, tais como dimensões, funcionalidades e áreas de acesso. Esses parâmetros precisam estar relacionados com o trabalhador que irá desenvolver a atividade e suas medidas antropométricas. Visto que as medidas citadas variam muito entre as pessoas, sempre que possível, é importante permitir a participação do futuro trabalhador no estudo de adaptação do local e de um posto de trabalho.

Em relação aos procedimentos metodológicos, deve-se proceder com a identificação das características do ambiente: materiais construtivos, pintura, acabamentos, iluminação, mobília e equipamentos utilizados. Constata-se então, as atividades que o trabalhador exerce naquele local, dando ênfase para aquelas com maior repetição ou que podem vir a ser mais prejudiciais.

Em relação ao posto de trabalho estudado, é possível perceber que, com base em artigos e pesquisas (em bibliografia) realizadas sobre o mesmo assunto, muitos equipamentos não atendem as exigência para gerar total motivação ao trabalhador em suas atividades. É possível citar: teclados sem altura regulável, monitor desajustado, falta de conforto visual devido ao mal posicionamento de distâncias em relação a linha de visão, má adaptação da mesa, pouco espaço para as pernas no móvel existente, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com