TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da roteirização de um transportadora

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO INTERDISCIPLINAR PROJETO APLICADO

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

ANALISE DA ROTEIRIZAÇÃO DE UMA TRANSPORTADORA

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 

 Beraldinelo Magalhães, Bruna Cardoso Silva Santos, José Victor Silva Martins, Mayza Regina Timóteo, Tatiely Carvalho dos Reis.  

Professor Orientador: Murilo de Mello Campos

Professores Co-orientadores: Clara Marcia Gomes, Jairo Viana Junior, Luciano Guimaraes Garcia, Paulo Cesar Ferreira Pinto, Rodrigo Mascarenhas Morato de Andrade. 

RESUMO: Este presente trabalho tem como objetivo apresentar possíveis soluções para a melhoria do sistema de rotas de uma Transportadora , situada em Contagem-MG, com sede Sete Lagoas-MG, a fim de diminuir  o tempo das entregas e os custos envolvidos no transporte. 

Palavras – chave: Transporte de cargas, Logística, Roteirização.

  1. INTRODUÇÃO

O cenário econômico atual não é nada favorável para o setor logístico a curto e médio prazo. O combustível não para de subir, a carga de impostos vem aumentando, a energia, a água, a inflação, o dólar, tudo isso tem um impacto tremendo nas empresas brasileiras.

O gerenciamento de custos, que já tinha um papel importante, passou de coadjuvante a protagonista. Na redução de despesa, cada detalhe traz um importante benefício financeiro no fim, e a roteirização se insere exatamente nesse contexto.

A roteirização nada mais é que a definição de um itinerário ou roteiro utilizando algoritmos matemáticos e métodos heurísticos (método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema) que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. Em termos práticos, a roteirização visa otimizar a programação das entregas baseada na quantidade e capacidade dos veículos, na quantidade de pedidos e nos locais de entrega de forma que o custo por entrega seja reduzido ao máximo.

Ao estudar o sistema logístico de uma Transportadora da região de Contagem-MG que atua no mercado desde 1994, transportando cargas completas e fracionadas, observou-se problemas no sistema de montagem das rotas que serão traçadas para o transporte e entrega de mercadorias.

Desta forma o trabalho será desenvolvido com base em: identificar os métodos logísticos para a montagem das rotas, assim como propor mudanças que possam melhorar o nível de serviço prestado e diminuir os custos envolvidos no transporte de cargas da Transportadora.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Um dos principais desafios da Transportadora em questão e das demais empresas de logística, especialmente no Brasil, é a pontualidade. O Brasil, um país com grande extensão territorial, faz com que o trabalho de traçar rotas para realizar entregas seja uma tarefa bastante complicada. Nesse sentido, para Ballou (2001), a roteirização é uma atividade fundamental, que tem como finalidade buscar os melhores trajetos que um veículo deve fazer com objetivo de minimizar o tempo ou à distância, e consequentemente o custo. 

O problema de roteirização de veículos consiste em definir roteiros de veículos que minimizem o tempo e o custo total de atendimento, cada um dos quais iniciando e terminando no depósito ou base dos veículos, assegurando que cada ponto seja visitado exatamente uma vez e a demanda em qualquer rota não exceda a capacidade do veículo que a atende (Laporte et al.,2000).

Planejar uma rota viável e mais curta aperfeiçoa o trabalho do motorista. Utilizando métodos mais eficientes na roteirização das transportadoras, os profissionais conseguem saber exatamente o sequenciamento correto das entregas e por onde passar para chegar ao seu destino, assim, se torna possível evitar custos adicionais, perda de tempo dando voltas e eventuais horas extras desnecessárias. Essa precisão melhora tanto o trabalho do profissional que está no volante, quanto o relacionamento com o cliente. (HBSIS, 2018)

Segundo Stabelini (2017) e como descrito na Figura 1, quanto mais eficiente à rota traçada, maior será a qualidade do serviço prestado e menores serão os custos envolvidos.

[pic 1]

        

Figura 1: Resultados do uso da tecnologia de roteirização

Fonte: (STABELINI, 2017)

A roteirização quando realizada manualmente pode ser uma tarefa extremamente trabalhosa e que pode consumir muito tempo, desta forma utilizar um sistema automatizado para planejar as rotas pode trazer benefícios para a Transportadora, principalmente no planejamento do tempo de cada entrega. Isso possibilita que a empresa aperfeiçoe suas operações e consiga se manter sempre no prazo. (STABELINI, 2017).

Ainda segundo Stabelini (2017), ao levar em conta informações como condições de estradas, trânsito e rotas de menores distâncias, se faz possível diminuir o custo das operações. A criação de uma rota também possibilita que a frota da empresa economize combustível e minimize os danos aos veículos, reduzindo gastos com manutenção.

Monitorar as atividades realizadas pelas equipes de transporte é uma tarefa que precisa ser constante dentro de uma empresa de logística. Acontece que nem sempre é fácil prever custos ou analisar gastos quando não há dados precisos sobre o trabalho a ser feito. A principal vantagem da roteirização de transporte está no planejamento. O software funciona como um guia para o motorista e também como um banco de dados que pode ser analisado prévia e posteriormente, a fim de moldar melhores estratégias e corrigir erros. Um deses softwares é o RoutFasyas.

O RoutFasyas é uma solução de roteirização com algoritmos de processamento avançado. Esse sistema é equipado com várias funcionalidades podendo conter uma grande quantidade de restrições de operação e de atendimento ao cliente. Isso permite que o sistema fique totalmente adaptado ao seu modelo de operação, otimizando e apresentando os custos reais.

A lógica do algoritmo é feita com base na realidade da logística no Brasil. Tanto o algoritmo quanto o sistema estão em constante melhoria, com o feedback e a coordenação dos clientes! A empresa está em constante contato com os usuários coletando dicas e sugestões que agregam valor ao sistema e à operação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (373.4 Kb)   docx (906.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com