TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidae Técnica do Drywall

Por:   •  19/8/2021  •  Artigo  •  2.711 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 11

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DO DRYWALL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Carlos Eduardo Barbosa Santos

Carlos.eb.santos@souunisuam.com.br

RESUMO

ABSTRACT

Carlos, veja o modelo de capa que foi disponibilizado no classroom. Você tem que escrever o resumo e o abstract.

  1. INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil no Brasil, como na maioria dos países é de forma significativa um grande fator de contribuição para o crescimento da economia por meio do desenvolvimento de infraestrutura e criação de empregos, além do efeito multiplicador de outros setores da economia. Contribui com cerca de 6,2% do PIB do país, o que é equivalente à 34% da indústria brasileira e que gera cerca de 24% dos empregos. De acordo com as projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) estima-se que em 2021 as expectativas de aumento comparado ao ano de 2020, seja de 4% para a construção civil.

Dado ao crescimento das demandas de construção no país, a tendência da construção, da natureza e qualidade dos materiais tem mudado e melhorado constantemente. Devido a este cenário existe uma grande procura por modelos construtivos que atendam com menor custo, melhor produtividade e alto desempenho de qualidade em diversos aspectos. No início, blocos cerâmicos, cimento e areia eram materiais dominantes na construção, desde a execução de paredes de suporte de carga, até mesmo para dividir ambientes. A utilização dos blocos cerâmicos é o uso mais comum nas construções do Brasil, isso se dá pela grande facilidade a disponibilidade dos recursos de matéria prima, assim como mão de obra. No entanto tem sido tem sido caracterizado por algumas desvantagens, como o tempo de construção, além da inflexibilidade para mudanças durante a vida de um edifício.

Mesmo que o setor de construção civil no Brasil ainda tenha uma certa resistência a implantação aos modelos inovadores, com essas desvantagens, é notório que aos poucos o Drywall vem substituindo a tradicional alvenaria de blocos cerâmicos quando se trata de compartimento.

As chapas de Drywall consistem em um sistema construtivo a seco, que por ser um material industrializado, podem ser facilmente transportadas para a obra, sendo facilmente montadas, minimizando os custos de mão de obra por meio da redução do número de trabalhadores, além de permitir uma construção mais limpa e sustentável. O Drywall é composto por uma mistura de gesso, água e aditivos, revestido de duas lâminas de papel acartonado, e para a execução de paredes, forros, acabamentos utiliza-se placas de gesso e uma estrutura de aço galvanizado. Os compartimentos com Drywall oferecem redução de até 10% no custo da construção de uma casa. Esta é a principal razão pela qual melhor a construção quando substitui a divisória de bloco tradicional. (Karani, 2009).

O Drywall é atualmente uma das muitas opções quando se trata de divisão de ambientes e seu uso está em alta, especialmente no mercado comercial. Este crescimento do produto é atribuído principalmente às vantagens em comparação com outros sistemas.

Este estudo tem por objetivo fazer uma análise comparativa entre o Drywall e o bloco cerâmico, levando em conta os aspectos econômicos, mão de obra e qualitativos.

Para tal, como objetivos específicos definiu-se:

  1. Apresentar as principais características dos sistemas;
  2. Destacar vantagens e desvantagens entre os sistemas.
  3. Comparar produtividade e isolamento termoacústico.

A pesquisa será embasada através de revisões bibliográficas, fundamentadas em normas técnicas, artigos técnicos, empresas colaboradoras e livros, fazendo uma análise comparativa qualitativa e quantitativa, onde também serão feitos levantamentos de dados com base em visitas na construção de uma clínica médica.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Materiais de vedação

2.1.1 Definição

São materiais que não possuem nenhuma função estrutural, servindo apenas para o fechamento e isolamento dos ambientes nos quais são empregados.

As alvenarias de vedação podem ser classificadas como externas ou internas. A vedação externa deve apresentar uma boa resistência à umidade, a infiltrações de águas pluviais, à pressão de ventos e aos movimentos térmicos, enquanto a vedação interna tem como por principal objetivo fazer a separação dos ambientes.

[pic 1][pic 2][pic 3]

A vedação como um sistema está associado ao cumprimento dos requisitos de desempenho: segurança estrutural, isolação térmica, isolação acústica, estanqueidade, segurança ao fogo, estabilidade, durabilidade, estética e economia (FRANCO, 1998).

A vedação vertical pode ser definida como um subsistema de um edifício formado por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, como intrusos, animais, vento, chuva, ruído e poeira. As paredes, as esquadrias e os revestimentos compõem as vedações verticais. (REVISTADNORMAS, 2018)

Para melhor compreensão, este artigo abordará apenas as vedações com blocos cerâmicos e placas de Drywall.

2.2 BLOCO CERÂMICO

2.2.1 Breve histórico

Mais de 6000 anos atrás, blocos de argila queimados pelo sol eram usados para construir edifícios. Há muito tempo, os pedreiros adicionavam palha picada e grama à mistura de argila para evitar distorção e rachaduras nas formas precisas da argila. Por volta de 4.000 AC, os fabricantes começaram a usar moldes uniformes para dar forma aos blocos em formatos precisos. Além de moldar os blocos, a transição do cozimento para o fogo foi outra mudança importante para alvenaria que melhorou sua durabilidade na estrutura da construção popular

Até hoje, continuamos a usar o bloco cerâmico como um material de construção popular. Embora, desde os primeiros dias, muitas mudanças tenham ocorrido. A argila é o principal componente do bloco cerâmico e em sua fabricação, é levado ao forno submetido a altas temperaturas que chegam a cerca de 900°C.

2.2.2 Definição

O bloco/tijolo cerâmico é um componente vazado, com furos prismáticos perpendiculares às faces que os contêm, que integra alvenarias de vedação intercaladas nos vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outros materiais. Normalmente são assentados com os furos dispostos horizontalmente e devem resistir somente ao próprio peso e a pequenas cargas de ocupação, como armários, redes de dormir e outros. O bloco/tijolo pode ser empregado tanto nas fachadas das construções (paredes externas), como nas paredes internas, além de poder integrar platibandas, muros de divisas e outros elementos. (CERÂMICA ROQUE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (298.2 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com