TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da Gestão da Manutenção em Uma Empresa do Ramo Cerâmico na Cidade de Cacoal- Rondônia

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.595 Palavras (35 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR CAMPUS FRANCISCO GONÇALVES QUILES

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DANIELY CHRISTIAN AMARAL DA SILVA

GUILHERME TORREJON PASSOS

APLICAÇÃO DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO CERÂMICO NA CIDADE DE CACOAL - RONDÔNIA

CACOAL - RONDÔNIA

JUNHO 2016

DANIELY CHRISTIAN AMARAL DA SILVA

GUILHERME TORREJON PASSOS

APLICAÇÃO DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO CERÂMICO NA CIDADE DE CACOAL - RONDÔNIA

Trabalho apresentado á disciplina de Gestão da Manutenção, como requisito para obtenção da nota parcial, ministrada pelo Professor Me. Juander Antonio.

CACOAL- RONDÔNIA

JUNHO 2016


Sumário

1 INTRODUÇÃO        

1.1 Justificativa        

1.2 Objetivo geral        

1.3 Objetivo específico        

2 METODOLOGIA        

2.1 Tipo de pesquisa        

2.2 Coleta de dados        

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

3.1 Conceito de manutenção        

3.2 Gestão da manutenção        

3.3 Métodos de manutenção        

3.3.1 Manutenção corretiva        

3.3.2 Manutenção preventiva        

3.3.3 Manutenção preditiva        

3.4 Planejamento da manutenção        

3.5 Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade        

3.6 A importância da manutenção para a produção        

4 ESTUDO DE CASO        

4.1 Apresentação da empresa        

4.2 Processo produtivo        

4.3 Caracterização da manutenção na empresa        

5 PROPOSTAS DE MELHORIA        

6 CONCLUSÃO        

7 REFERÊNCIAS        

8 ANEXOS        

QUESTIONÁRIO        


1 INTRODUÇÃO

A constante globalização, incentiva a busca por competitividade para garantir a sobrevivência de uma organização. Essa busca, tem movimentado as indústrias a nível mundial (FILHO, 2008).  A competitividade de uma empresa está diretamente ligada à qualidade dos serviços prestados pelas equipes de manutenção, que por sua vez depende da disponibilidade. Os problemas variam muito dependendo do tipo de atividade (SOUZA, 2002).

A indústria cerâmica é definida por compreender todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Cerâmica (2004, p. 20). A Cerâmica tem um papel importante para a economia do país, com participação no PIB (Produto Interno Bruto) estimado em 1%, correspondendo a cerca de 5 bilhões de dólares (REV. MUNDO CERÂMICO, 2001).

Apesar de antigo, o processo de fabricação sofreu poucas transformações ao longo dos anos, sendo que a tecnologia utilizada atualmente na produção de telhas e tijolos foi desenvolvida nas décadas de 1950 e 1960 e pouco se tem feito com o objetivo de modernizar e melhorar a produtividade das empresas de cerâmica estrutural (BASTOS, 2003).

A manutenção, como função estratégica das organizações é responsável direta pela disponibilidade dos ativos, tem importância capital nos resultados da empresa. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção (OTANI; MACHADO 2008).

Garantir uma boa gestão da manutenção no âmbito empresarial é um desafio, pois requer além do conhecimento técnico, uma visão abrangente sobre todas as áreas da organização, desenvolvendo-a como uma solução integrada, assegurando que as operações de manutenção se realizem por um custo global minimizado, com a máxima efetividade e com a maior taxa de utilização dos ativos possíveis (GARCIA et al., 2006).

Diante disso, o trabalho busca apresentar claramente a suma importância da gestão da manutenção em uma empresa do ramo cerâmico na cidade de Cacoal, Rondônia. Destacando as formas de manutenção realizadas dentro da empresa e seus intervalos de tempo, em uma análise contínua de um mês (abril de 2016) de trabalho. Com base nesse levantamento é que se poderá realizar propostas de melhorias no plano de manutenção da empresa.

1.1 Justificativa

Atualmente as empresas precisam se destacar em diversos quesitos, o mercado competitivo está cada vez mais agressivo exigindo uma postura eficiente das organizações.  A gestão da manutenção está inserida nesse contexto de competitividade por garantir que todos os recursos utilizados consigam o desempenho máximo, gerando aumento de ganhos de escala. Além disso, a manutenção correta dos equipamentos diminui os riscos de acidentes causados por maquinários.

Contudo, a justificativa quanto à relevância social, reside na importância do assunto para uma classe profissional, a análise concreta da situação atual da empresa, enfatizando a maneira como ela lida com a atividade de manutenção e a visão das instituições em relação a Gestão da Manutenção, além de demostrar uma proposta de melhoria que aumente a eficiência das atividades. Quanto à relevância científica, trata-se de uma pesquisa bibliográfica voltada a acrescentar informações sobre o assunto, a fim de trazer informações oportunas permitindo uma cobertura mais ampla da temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (552.5 Kb)   docx (326.6 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com