TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Processos Gerenciais

Exames: Atps De Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

4- Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é constituído no mais alto nível hierárquico da instituição. Suas decisões são em longo prazo, envolve a empresa como um todo em busca do sucesso presente e almejando o sucesso futuro.

Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

O primeiro passo do planejamento estratégico é construir uma visão de futuro, que começa a partir de um exercício de oportunidade (imaginação e criatividade).

“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente” (Philip KOTLER).

Entender o planejamento estratégico é importantíssimo para examinar a estrutura organizacional da empresa, que normalmente divide-se em três níveis:

• Alta Administração;

• Unidade de negócio da empresa, e.

• Produto.

Dessa forma a missão da alta administração é elaborar e desenvolver o planejamento estratégico, e levar a empresa a um futuro desejável e principalmente rentável.

4.1 Características Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico simula uma postura cuja função é de organizar de uma forma disciplinada, as tarefas da empresa, para torná-las eficientes no seu contexto operacional nos seus negócios.

Conforme Matos (1999, p.30), o planejamento estratégico apresenta cinco características como sendo fundamentais, sendo:

a) O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável.

Ou seja, sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza tem suas decisões baseadas em julgamentos e não em dados concretos. Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

b) O planejamento estratégico é orientado para o futuro.

Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar para um almejado lugar no futuro.

c) O planejamento estratégico é compreensivo.

Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos,

no sentido de obter efeitos sinergéticos de todas as capacidades e potencialidades da organização. A resposta estratégica da organização envolve um comportamento global, compreensivo e sistêmico. A participação das pessoas é fundamental nesse aspecto, pois o planejamento estratégico não deve ficar apenas no papel, mas na cabeça e no coração de todos os envolvidos. São eles que o realizam e o fazem acontecer.

d) O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com