TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestao De Pessoas

Exames: Atps Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.988 Palavras (16 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 16

O objetivo deste trabalho é mostrar que a gestão de pessoas esta presente em todos

os setores das empresas, de forma direta ou indireta.

Com suas regras e deveres que devem ser levados sempre em consideração para que a empresa seja correta com seus afazeres.

Através da gestão de pessoas, as empresas se organizam, visando seus clientes e seus funcionários. Fazendo com que todos tenham os seus direitos respeitados, A mesma nos mostra como as empresas de pequeno e grande porte precisam dela, cada uma na sua proporção. Sendo assim a gestão de pessoas tem como objetivo proporcionar a competitividade às organizações alcançando seus objetivos e realizando suas missões.

Proporcionar aos empregados, treinamentos, feedbacks freqüentes, para que os mesmos possam ter um alto conhecimento dentro da organização, assim aumentando a auto-estima e satisfação dos funcionários.

Através da gestão de pessoas as empresas conseguem contratar funcionários que atendem as suas expectativas, conseqüentemente, um bom lucro. As empresas de pequeno e grande porte possuem dificuldade na contratação de pessoas e sentem a necessidade de implantar uma boa gestão dentro das instituições.

Definir Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais.

Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Fisher e Fleury (1998).

Nos tempos mais atuais, as organizações estão mudando os conceitos e alterando as suas políticas gerenciais. Ao invés de investirem diretamente em clientes, ou sobrecarregarem os operários com turnos desgastante e estressante, estão investindo nessas pessoas, os operários, vendedores, etc, para que essas pessoas estajam bem, para atender bem aos clientes. No contexto de Gestão de pessoas, as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando em organizações e dependem delas para sua subsistência e sucesso pessoal. Já as organizações dependem diretamente dessas pessoas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes etc.

A Gestão de pessoas se baseia em 3 aspectos fundamentais:

* As pessoas como seres humanos;

* As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais;

* As pessoas como parceiros das organizações.

Atualmente as organizações, para se tornarem bem sucedidas e crescerem, é necessário investimentos, principalmente em capital humano. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: Ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto- atualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.

Mudanças Organizacionais

Atualmente com tantas pressões originadas pelo mercado, exige que as empresas mudem constantemente para obter retorno nesse mercado competitivo, necessitando da adaptação geral dos funcionários dentro das empresas. Assim, definimos que mudança organizacional são as transformações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores.

Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-

las e ceder-lhe espaço para seus talentos. Assim, quanto mais a organização investir em seus funcionários, mais enriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade

potencial das pessoas.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos dias de hoje. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a organização transformava o seu dinheiro em ativos fixos ( uma fabrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquina. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo.

Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se compra, não se transfere, não é insumo. O conhecimento só existe na cabeça das pessoas.

Além disso, a mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias para realinhar a organização com as constantes mudanças, ou para conquistar novas oportunidades de negócios. Ela também abrange a introdução de novas tecnologias, processos e procedimentos, diferente da forma tradicional realizada no trabalho. Ou seja, o foco não está voltado mais às tarefas e sim no processo, de como será feito, como as pessoas agirão, toda mundança causa desconforto, mas porém com a moderna Gestão de pessoas, as mudanças são para a melhor.

Assistir o Filme Tempos Modernos e fazer uma comparação com os dias atuais.

Após assistir ao “Filme Tempos Modernos” de Charles Chaplin, podemos observar que atualmente é diferente o modo como os trabalhadores são tratados, e de como eram naquela época.

O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma critica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e é perseguido pelas suas idéias subversivas.

Na segunda parte do filme, trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo as diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o pobre alimenta todo o conforto e diversão da burguesia.

Em Tempos Modernos podemos relacionar muitas partes do filme com as mudanças organizacionais em que ocorre dentro das fábricas. No trecho que Carlitos é engolido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com