TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atual Mercado das Engenharia Elétrica

Por:   •  7/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2
  • Situação atual do mercado de trabalho das Engenharias e áreas de atual dos engenheiros;
  • Papel social do engenheiro; e
  • Ética profissional.

O atual mercado de trabalho das Engenharias está cada vez mais competitivo apesar de faltar profissionais qualificados, mesmo nesse período de dificuldade financeira que o país vive o mercado para os profissionais de engenharia continua em crescimento.

Acredito que a partir de agora que o mercado financeiro adquirir estabilidade é a economia fica estabilizada haverá uma enorme abertura de vagas para profissionais de engenharia nos diversos ramos, um dos ramos que sempre está em crescimento é o do Engenheiro Civil, pois o Brasil é um país que sempre está em crescimento quando falamos em construção.

O Brasil é uns dos países que mais cresce quando assunto é Construção Civil, pois há uma carência muito grande no setor habitacional, mas temos também outras áreas de trabalho das Engenharias que também vem sendo muito requisitada, sendo elas: Engenharia elétrica, Engenharia mecânica, Engenharia de produção, Engenharia da computação e outros.

O papel social do engenheiro é tanto na criação como na concepção do desenvolvimento do país e também para inovações tecnológicas, devido ao crescimento tecnológico que atualmente podemos notar se tornar de suma importância os engenheiros em suas diversas áreas tanto para solucionar problemas de caráter social e também econômico. A geração de empregos está muito ligada ao ramo das engenharias, uma vez que empregam mão de obra, qualificando e treinando trabalhadores em suas diversas áreas.

A ética profissional dos engenheiros é fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, instituído juntamente com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia. Atualmente foi colocado em questão pela operação lavajato onde envolveu vários escândalos políticos sendo também questionado a conduta ética dos engenheiros que trabalhavam na empresa Odebrecht, mas não sendo a única com problemas de transparência e ética, isso fez com a empresa perdesse credibilidade e também perdendo mercado financeiro.

Outro caso também que podemos citar foi da ciclovia Tim Maia do Rio de Janeiro que desabou ocasionando diversas mortes, um caso que afeta o engenharia no Brasil e a fiscalização de processos que podem evitar grandes tragédias. Por isso é importante a valorização dos profissionais da Engenharia e buscar juntos as órgãos responsável para fiscalizar e investigar se o código de ética está sendo cumprindo.

Conforme está no código de ética dos profissionais de engenharias é dever garantir a sociedade segurança, caso falhe o profissional nesse objetivo por atitude deliberada, poderá ser responsabilizado civil e criminalmente:

Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito ( arts. 186 e 187 ), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com